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quarta-feira, 27 de julho de 2022

Sistema Reprodutor

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QUESTÕES DE VESTIBULAR


01. (UFPI) Considere a figura a seguir, que mostra as concentrações plasmáticas aproximadas das gonadotropinas e dos hormônios ovarianos, durante o ciclo sexual feminino normal. Assinale a alternativa que identifica corretamente os hormônios representados na figura por a, b, c e d:

01

a) a – progesterona; b – estradiol; c – FSH; d – LH.

b) a – FSH; b – LH; c – progesterona; d – estradiol.

c) a – LH; b – FSH; c – progesterona; d – estradiol.

d) a – estradiol; b – progesterona; c – LH; d – FSH.

e) a – estradiol; b – progesterona; c – FSH; d – LH.


GABARITO:E

02. (UNA) O esquema a seguir representa parte da gametogênese animal em machos. A meiose ocorre na(s) etapa(s):

02

a) Anteriores a A.

b) A e B.

c) B e C.

d) C, apenas.

e) A, B e C.


GABARITO: B

03. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

I   II

0  0 – Os espermatozoides são produzidos  nos túbulos seminíferos e nas células intersticiais.

1  1 – As células de Sertoli pertencem a linhagem da espermatogênese.

2  2 – As células intersticiais de Leydig produzem testosterona.

3  3 – A próstata apresenta importante papel na produção dos espermatozoides.

4  4 – O FSH estimula a espermatogênese.

GABARITO: F,F,V,F,V

04. (UFPB) A precocidade da atividade sexual é mundialmente reconhecida como uma das causas do aumento na ocorrência de casos de gravidez não planejada. Entre os métodos de prevenção, os contraceptivos orais são considerados bastante eficazes. Em geral, esses contraceptivos consistem de uma mistura de derivados sintéticos dos hormônios progesterona e estrógeno. Com base na literatura sobre reprodução humana e ação hormonal, é correto afirmar que contraceptivos orais são eficientes por:

a) Impedirem a implantação do óvulo no útero.

b) Impedirem a entrada do espermatozoide no óvulo.

c) Inibirem a secreção do hormônio testosterona, responsável pela lactação.

d) Inibirem a secreção dos hormônios FSH e LH, responsáveis pela ovulação.

e) Impedirem o crescimento da mucosa uterina, necessário à fixação do embrião.


GABARITO: D

05. (UFMG) A figura a seguir se refere à determinação do sexo em algumas espécies de tartarugas e lagartos.

05

Com base nessa figura pode-se afirmar que:

a) A determinação do sexo nesses animais é independente da localização dos ovos no ninho e da época da postura.

b) A determinação do sexo, sob controle de temperatura, pode ser útil em condições de manejo de espécies em extinção.

c) Indivíduos de sexo indeterminado, em tartarugas, são produzidos em temperaturas abaixo de 28°

d) Temperatura maiores que 28°C produzem fêmeas tanto em tartarugas quanto em lagartos.

e) Machos são produzidos em baixas temperaturas tanto para tartarugas quanto para lagartos.


GABARITO: B

06. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

I   II

0  0 – Nos esquemas abaixo que representam o embrião humano e o de galinha, o alantoide, o embrião, o âmnio, o saco vitelino e a cavidade amniótica, estão indicadas, respectivamente, pelas setas 1, 3, 4, 2, 5.

06

1  1 – Quando, no caso da espécie humana, ocorre a penetração do espermatozoide no gameta feminino, este ainda se encontra na fase de ovócito primário.

2 2 – Os glóbulos polares que se formam durante a ovogênese correspondem a restos citoplasmáticos, desprovidos de núcleo e que têm como única finalidade reduzir o volume total do óvulo.

3  3 – Todas as células que se originam do ovócito de primeira ordem se convertem em gametas.

4 4 – Na polispermia verifica-se a entrada de vários espermatozoides no óvulo, justificando a formação de gêmeos.

GABARITO: VFFFF

07. (FATEC) Analise as frases a seguir.

I. As células que revestem o folículo de Graaf, antes da maturação do óvulo, produzem o hormônio 1, estimuladas pelo hormônio 2 da hipófise.

II. Após a ovulação, forma-se o corpo lúteo por estímulo do hormônio 3 da hipófise.

III. O corpo lúteo secreta o hormônio 4.

Os hormônios 1, 2, 3 e 4 são, respectivamente:

a) Progesterona, hormônio folículo estimulante, hormônio luteinizante e estrógeno.

b) Hormônio folículo estimulante, estrógeno, progesterona e hormônio luteinizante.

c) Hormônio folículo estimulante, progesterona, estrógeno e hormônio luteinizante.

d) Estrógeno, progesterona, hormônio folículo estimulante e hormônio luteinizante.

e) Estrógeno, hormônio folículo estimulante, hormônio luteinizante e progesterona.


GABARITO: E

08. (UFV) Com relação ao esquema de parte do aparelho reprodutor humano (I, II e III), representado abaixo, assinale a alternativa correta.

08

a) As células de Sertoli encontram-se em III.

b) Os túbulos seminíferos percorrem a estrutura indicada por I.

c) A liberação dos espermatozoides ocorre na sequência II, III e I.

d) O epidídimo está representado por III.

e) Os espermatozoides são produzidos em II.


GABARITO: A

09. (UFSC) As figuras a seguir mostram as variações hormonais da mulher, no decorrer do ciclo menstrual, que determinam as alterações nos folículos ovarianos e na parede do útero. A partir da interpretação e análise das figuras, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

09

01. A ovulação ocorre por volta do 14o dia do início do ciclo, quando a taxa de hormônio luteinizante (LH) está muito baixa.

02. Por volta do 28o dia do início do ciclo, as taxas de progesterona e de estrógeno no sangue estão muito baixas, o que determina uma perda de sangue denominada menstruação.

04. Após a ovulação, forma-se o corpo lúteo, que coincide com o pico de produção da progesterona.

08. A ovulação é precedida por um aumento na taxa de estrógenos no sangue.

16. Ao longo do ciclo, observa-se uma retração do endométrio.

32. A cada ciclo menstrual, normalmente um novo folículo maduro entra em crescimento para formar dois novos folículos.

Soma das alternativas corretas:


GABARITO: 14 (2,4,8)

10. (PUCCAMP) Um cientista ao analisar os gametas de certa espécie de rã verificou que os espermatozoides não apresentavam nucléolos, enquanto que os ovócitos continham nucléolos bem desenvolvidos. Essa diferença poderia significar que os ovócitos:

a) Não sintetizam proteínas, sendo essas fabricadas pelos espermatozoides.

b) Precisam sintetizar vitelo nutritivo, enquanto os espermatozoides não desempenham esta função.

c) Usam seu nucléolo para a produção de RNAr, enquanto que os espermatozoides só produzem RNAt.

d) Sintetizam proteínas necessárias para o desenvolvimento do embrião e os espermatozoides contribuem para essa função.

e) Produzem menos RNAr do que os espermatozoides.

GABARITO: B

11. (PUC-MG) O desenho abaixo representa o processo de espermiogênese humana.

11

É incorreto afirmar que:

a) A estrutura 4 representa o núcleo diploide.

b) A estrutura 1 origina-se da fusão de vesículas do complexo de Golgi.

c) A estrutura 2 fornece energia para a locomoção dos espermatozoides.

d) A estrutura 3 origina-se do centríolo.

e) O processo esquematizado ocorre por diferenciação celular.


GABARITO: A

12. (UNIFOR) A figura abaixo mostra o ciclo de vida de um cnidário.

12

A fase que ocorre logo após a reprodução sexuada é a representada em:

a) I.

b) II.

c) III.

d) IV.

e) V.


GABARITO: C

13. Quanto à reprodução, as minhocas são:

a) Monoicas, isto é, cada animal apresenta tanto órgãos sexuais masculinos como femininos.

b) Dioicas, isto é, cada animal apresenta tanto órgãos sexuais masculinos como femininos.

c) Dioicas, isto é, cada animal apresenta apenas órgãos masculinos.

d) Protândricas, isto é, os órgãos masculinos desenvolvem-se antes dos femininos.

e) Monoicas, isto é, cada animal apresenta apenas órgãos sexuais masculinos ou femininos.


GABARITO: A

14. A figura abaixo mostra desenhos representativos dos sistemas genitais masculino e feminino. Qual a alternativa errada?

14

a) Em 2 há armazenamento de espermatozoide.

b) 3 e 4 produzem secreção para o sêmen.

c) 1 e 5 constituem as gônadas.

d) Em 6 ocorre fecundação.

e) 7 é constituinte do canal de parto.


GABARITO: D

15. (UEL) A figura a seguir mostra o ciclo de vida da hidra.

15

A análise da figura leva às seguintes considerações:

I. A hidra reproduz-se tanto sexuada como assexuadamente.

II.As larvas ciliadas têm vida livre.

III. No ciclo de vida da hidra só existe a fase de pólipo.

Dessas considerações, apenas:

a) I é correta.

b) III é correta.

c) I e II são corretas.

d) I e III são corretas.

e) II e III são corretas.


GABARITO: D

16. (CESGRANRIO) Assinale a afirmativa correta relativa à reprodução dos seres vivos.

a) Em determinadas situações, é possível observar o desenvolvimento de ovos com a participação de um só gameta, fenômeno que é denominado partenogênese, e que só ocorre em vegetais, não existindo exemplos de sua ocorrência entre animais.

b) A partenogênese só ocorre em condições experimentais, não se verificando normalmente em animais e vegetais.

c) A partenogênese pode ocorrer em alguns invertebrados, como, por exemplo, as abelhas, constituindo a partenogênese natural.

d) Nas aves, a partenogênese é o processo habitual de desenvolvimento e só ela permite explicar a evolução de ovos que, envolvidos pela casca, não têm possibilidade de permitir a penetração de espermatozoides.

e) Os gêmeos fraternos são sempre explicados pelo desenvolvimento partenogenético.


GABARITO: C

17. (FUVEST) O gráfico representa as variações nos níveis de dois importantes hormônios relacionados com o ciclo menstrual na espécie humana. Qual das alternativas indica fenômenos que ocorrem, respectivamente, nos momentos 1 e 2 do ciclo?

17

a) Amadurecimento do óvulo e ovulação.

b) Menstruação e crescimento do endométrio.

c) Liberação do óvulo e menstruação.

d) Ovulação e formação do corpo amarelo ovariano.

e) Menstruação e formação do corpo amarelo ovariano.


GABARITO: C

18. O esquema a seguir mostra a formação dos gametas responsáveis pela produção de um indivíduo com alteração do seu número cromossomial.

18

Entre as características que esse indivíduo passará a apresentar, teremos:

a) Sexo masculino.

b) Caracteres sexuais desenvolvidos.

c) Cariótipo normal.

d) Ausência de cromatina sexual.

e) Estatura elevada.


GABARITO: D

19. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

I  II

0 0 – Os liquens se reproduzem assexuadamente por propágulos formados de fungos e algas, denominados sorédios.

1 1 – Os esporófitos da samambaia e do musgo são, respectivamente, fase haploide curta e fase diploide duradoura.

2 2 – Uma mulher com síndrome de Down pode gerar filhos normais, porque a aberração que ela apresenta é autossômica e não atinge seus óvulos.

3 3 – No que concerne à reprodução humana, é correto dizer que a primeira divisão meiótica, que ocorre durante a gametogênese feminina, coincide com a fecundação.

4 4 – Os espermatozoides são formados nos testículos, especificamente, no epidídimo.


GABARITO: V,F,F,F,F

20. (UEL) Os esquemas a seguir representam três tipos de ciclos de vida.

20

Os ciclos de vida válidos para todas as samambaias, certas algas e todas as aves são, respectivamente:

a) I, II e III.

b) I, III e II.

c) II, III e I.

d) III, I e II.

e) III, II e I.


GABARITO: D

CHUTE DO ALUNÃO (MACACO)

DINÂMICAS PARA SALA DE AULA
(TURBINE SUAS AULAS COM DINÂMICAS)


Neste tópico aponto algumas dinâmicas para ser aplicada nas aulas de Biologia. Aulas dinâmicas é uma ótima ferramenta para interagir a turma e incentivar a participação. Além de complementar a aula, proporciona uma ótima revisão dos conteúdos. Por enquanto forneço as seguintes dinâmicas:

 


PARA USUFRUIR DAS DINÂMICAS É NECESSÁRIO TER INSTALADO EM SEU COMPUTADOR OS PROGRAMAS POWER POINT E WINRAR. INSTALE TAMBÉM AS FONTES - LETRAS ANIMADAS EM SEU COMPUTADOR.



ATENÇÃO PROFESSOR: Alguns slides estão em widescreen, por isso configure o projetor ou televisão nessa configuração.


CHUTE DO ALUNÃO (MACACO) - REVISÃO de citologia


O chute do alunão é um banco de  quadros em que o aluno escolhe um número e atrás deste número há uma pergunta. Se o aluno errar a pergunta ele deve comer uma banana! Após responder a questão este aluno jogará um bixinho de pelúcia (ou a própria banana) para um outro aluno, a quem incumbirá escolher um novo número. Dinâmica muito divertida e nutritiva!!!



Configurações

Software: Power Point (formato apresentação)
Formato: Widescreen (16:9)
Tamanho: 45 MB
Tema: Citologia
Download: aqui

CHUTE DO ALUNÃO (COPA DO MUNDO) - Revisão de Ecologia


Configurações

Software: Power Point (formato apresentação)
Formato: Widescreen (16:9)
Tamanho: 40 MB
Tema: Ecologia
Download: aqui

CHUTE DO ALUNÃO (PROFESSORES DO YOUTUBE) - Revisão de  Membrana Plasdmática


Configurações

Software: Power Point (formato apresentação)
Formato: Widescreen (16:9)
Tamanho: 13,5MB
Tema: Membrana Plasmática
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Sistema Respiratório

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QUESTÕES DE VESTIBULAR

 



QUESTÕES SOBRE SISTEMA RESPIRATÓRIO


1. (Unicamp-1998) Os fumantes causam maiores danos às suas vias e superfícies respiratórias ao introduzir nelas partículas de tabaco e substâncias como nicotina em concentrações maiores do que as existentes no ar. Essas substâncias inicialmente paralisam os cílios na traquéia e brônquios e posteriormente os destroem. Além disso, a nicotina provoca a liberação excessiva de adrenalina no sangue aumentando o risco de acidentes vasculares. 

a) A que tipo de tecido estão associados os cílios?

b) Qual é a conseqüência da paralisação e destruição dos cílios das vias respiratórias?

c) Explique como os efeitos fisiológicos da liberação da adrenalina podem aumentar os riscos de acidentes vasculares. 

d) Onde é produzida a adrenalina?


2) (Fuvest-2000) Em uma situação experimental, camundongos respiraram ar contendo gás oxigênio constituído pelo isótopo 18o. A análise de células desses animais deverá detectar a presença de isótopo 18o, primeiramente, 

a) no ATP. 

b) na glicose. 

c) no NADH.

d) no gás carbônico

e) na água.


GABARITO: E


3) (Unicamp-2000) No século XVIII foram feitos experimentos simples mostrando que um camundongo colocado em um recipiente de vidro fechado morria depois de algum tempo. Posteriormente, uma planta e um camundongo foram colocados em um recipiente de vidro, fechado e iluminado, e verificou-se que o animal não morria.

a) Por que o camundongo morria no primeiro experimento?

b) Que processos interativos no segundo experimento permitem a sobrevivência do camundongo? Explique. 

c) Quais as organelas celulares relacionadas a cada um dos processos mencionados na sua resposta ao item b?


3) Resposta 

a) O camundongo morria por ter esgotado, pela sua respiração, o oxigênio existente na atmosfera do recipiente de vidro. 

b) Os processos são a fotossíntese e a respiração. 

c) Mitocôndria: respiração celular aeróbia. cloroplasto: fotossíntese.


4) (UFMG-1995)  Observe os esquemas referentes a sistemas respiratórios animais. 



Com base nesses esquemas e em conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar-se que: 

a) 1 e 2 são comuns a vertebrados e invertebrados. 

b) 3 independe do sistema circulatório. 

c) 3 e 4 referem-se a animais que possuem mais disponibilidade de O‚ no ambiente. 

d) 4 pode pertencer a um animal com coração tetracavitário. 

e) O sistema branquial não se inclui entre os esquemas representados.


RESPOSTA : E


05) (Fuvest-2004) Na figura, as curvas mostram a variaçãoda quantidade relativa de gás oxigênio (O2) ligado à hemoglobina humana em função da pressão parcial de O2(PO2), em pH 7,2 e pH 7,4. Por exemplo, a uma PO2 de 104 mmHg em pH 7,4, como a encontrada nos pulmões, a hemoglobina está com uma saturação de O2 de cerca de 98%. 



a) Qual é o efeito do abaixamento do pH, de 7,4 para 7,2, sobre a capacidade de a hemoglobina se ligar ao gás oxigênio? 

b) Qual é a porcentagem de saturação da hemoglobina por O2, em um tecido com alta atividade metabólica, em que a PO2 do sangue é de 14 mmHg e o pH 7,2, devido à maior concentração de gás carbônico (CO2)? 

c) Que processo celular é o principal responsável pelo abaixamento do pH do sangue nos tecidos com alta atividade metabólica? 

d) Que efeito benéfico, para as células, tem o pH mais baixo do sangue que banha os tecidos com alta atividade metabólica?  

RESPOSTAS

a) O abaixamento do pH reduz a capacidade de a hemoglobina ligar-se ao oxigênio. 

b) Levando em consideração os dados apresentados pelo gráfico, a porcentagem de saturação da hemoglobina, nas condições propostas, será de aproximadamente 10%. 

c) O processo é a respiração celular, que produz gás carbônico. A reação desse gás com a água leva ao abaixamento do pH. 

d) O efeito benéfico é o de favorecer a liberação de oxigênio pela hemoglobina para os tecidos.


06) (Unicamp-2003) A utilização e manipulação de materiais produzidos com amianto foram proibidas, pois esta substância é prejudicial à saúde das pessoas que trabalham na produção de caixas de água, telhas e revestimentos. As fibras de amianto, por serem finíssimas, quando inaladas penetram, por exemplo, nos pulmões, alojando-se nas estruturas responsáveis pelas trocas gasosas. 

a) Em que estrutura dos pulmões se alojam as fibras de amianto? Explique como se realizam as trocas gasosas. 

b) Além do pulmão, que outras estruturas permitem trocas gasosas nos animais?


RESPOSTAS

a) As fibras de amianto alojam-se nos alvéolos pulmonares. O oxigênio que chega à cavidade alveolar difunde-se aos capilares sangüíneos, enquanto o dióxido de carbono contido nos capilares sangüíneos difunde-se à 


07) (PUC-RJ-2001) A respiração é a troca de gases do organismo com o ambiente. Nela o ar entra e sai dos pulmões graças à contração do diafragma. Considere as seguintes etapas do processo respiratório no homem: 

I. Durante a inspiração, o diafragma se contrai e desce aumentando o volume da caixa toráxica. 

II. Quando a pressão interna na caixa toráxica diminui e se torna menor que a pressão do ar atmosférico, o ar penetra nos pulmões. 

III. Durante a expiração, o volume toráxico aumenta, e a pressão interna se torna menor que a pressão do ar atmosférico. 

IV. Quando o diafragma relaxa, ele reduz o volume toráxico e empurra o ar usado para fora dos pulmões. 

Assinale as opções corretas: 

(A) I e II. 

(B) II, III e IV. 

(C) I, II e III. 

(D) I, II e IV. 

(E) Todas.


RESPOSTA: D


08) (VUNESP-2010) Dados da Organização Mundial de Saúde indicam que crianças filhas de mães fumantes têm, ao nascer, peso médio inferior ao de crianças filhas de mães não-fumantes. Sobre esse fato, um estudante fez as seguintes afirmações: 

I. O cigarro provoca maior concentração de monóxido de carbono (CO) no sangue e provoca constrição dos vasos sanguíneos da fumante. 

II. O CO se associa à   formando a carboxiemoglobina, um composto quimicamente estável que favorece a ligação da hemoglobina ao oxigênio. 

III. O oxigênio, ligado à hemoglobina, fica indisponível para as células e desse modo o sangue materno chega à placenta com taxas reduzidas de oxigênio. 

IV. A constrição dos vasos sanguíneos maternos diminui o aporte de sangue à placenta, e desse modo reduz-se a quantidade de oxigênio e nutrientes que chegam ao feto. 

V. Com menos oxigênio e menos nutrientes, o desenvolvimento do feto é mais lento, e a criança chegará ao final da gestação com peso abaixo do normal. Sabendo-se que a afirmação I está correta, então podemos afirmar que 

a) a afirmação II também está correta, mas esta não tem por consequência o contido na afirmação III. 

b) as afirmações II e III também estão corretas, e ambas têm por consequência o contido na afirmação V. 

c) a afirmação III também está correta, mas esta não tem por consequência o contido na afirmação V. 

d) a afirmação IV também está correta e tem por consequência o contido na afirmação V. 

e) as afirmações II, III e IV estão corretas, e têm por consequência o contido na afirmação V.


RESPOSTA: D


09 ) (Mack-2007) Assinale a alternativa correta a respeito do processo respiratório. 

a) Nos indivíduos terrestres, a troca de gases com o meio ocorre por difusão simples, enquanto nos animais aquáticos essa troca é feita por transporte ativo. 

b) Os pigmentos respiratórios são proteínas exclusivas de animais vertebrados, capazes de aumentar a eficiência do transporte de gases e permitir que esses animais sejam homotermos. 

c) A respiração cutânea ocorre em animais aquáticos e em alguns animais terrestres como os aracnídeos.

d) Em insetos, não há um órgão específico que realize as trocas gasosas. Sendo assim, o O2 é levado diretamente a cada célula do corpo. 

e) A superfície de troca de uma brânquia é pequena, sendo pouco eficiente na absorção de O2.


RESPOSTA: D 


10 (UFSCar-2004) Os esquemas representam processos químicos que ocorrem nas hemácias de uma pessoa, envolvendo hemoglobina (Hb), gás oxigênio e gás carbônico.  




Os locais onde ocorrem as situações representadas em I e II são, respectivamente, 

a) intestino e músculo. 
b) pele e músculo. 
c) rim e intestino. 
d) rim e pulmão. 
e) pulmão e pele.


11) (UEPB-2006) Num incêndio é comum o indivíduo morrer, antes por asfixia, do que por queimaduras. Tal situação ocorre, porque: 

a) a fumaça destrói os leucócitos. 

b) as plaquetas são destruídas na presença do monóxido de carbono. 

c) a hemoglobina combina-se com o monóxido de carbono, formando um composto estável, tornando-se irrecuperável. 

d) a hemoglobina combina-se com todo o oxigênio disponível. 

e) a hemoglobina, nessa situação, só transporta dióxido de carbono

RESPOSTA: C 


12) (UEL-2006) Motivado pela beleza da água verde-néon de uma praia brasileira, um banhista se arrisca a um mergulho. Não podia ter tido idéia melhor. Sobre uma pedra, pôde ver uma anêmona-do-mar reluzindo um azulflorescente indescritível. Pouco adiante, um ouriço-do-mar movimentava lenta e ritmadamente os seus espinhos, como em uma solitária dança. Ao sair da água, foi surpreendido por uma fuga de vários siris para suas tocas. Olhou para o lindo céu azul, como em um ato de agradecimento. Gaivotas faziam grandes rasantes sobre a água em busca de alimento. O festival de beleza só cessou quando, ao sentar-se à orla, para uma água-de-coco, percebeu que o lixo humano é um desastrado atrativo de insetos, especialmente de baratas. Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, o tipo do sistema respiratório de cada um dos animais citados (e sublinhados) no texto. 

a) Ausente (ou respiração por difusão direta); branquial; pulmonar; traqueal; traqueal. 

b) Traqueal; ausente; branquial; pulmonar; ausente. 

c) Ausente; branquial; branquial; pulmonar; traqueal. 

d) Branquial; traqueal; traqueal; pulmonar; ausente. 

e) Traqueal; ausente; pulmonar; traqueal; branquial.

RESPOSTA: C 

13) (UFSC-2006) O esquema abaixo apresenta um modelo simplificado de nosso sistema respiratório. Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) sobre o mesmo e suas relações com os demais sistemas orgânicos. 

01. Separadas pelo palato (“céu da boca”), as fossas nasais e a boca servem de entrada para o ar inspirado. 

02. A traquéia é um tubo formado por anéis ósteocartilaginosos que lhe dão rigidez e boa sustentação. 

04. A hematose ocorre nos alvéolos, com a troca do oxigênio atmosférico pelo gás carbônico sangüíneo. 

08. Pessoas portadoras de fenda palatina produzem sons anasalados pois, quando falam, o ar sai tanto pela boca como pelo nariz. 

16. O esquema apresenta apenas o pulmão di-reito visto ser ele o principal, tendo o esquerdo função secundária. 32. Em caso de obstrução das vias aéreas (en-gasgo) por balas ou outros objetos estranhos, em especial se ocorrer nos brônquios, deve-se bater nas costas da pessoa engasgada para expulsar o objeto estranho.

Alternativas Corretas: 01, 04 e 08  

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Mutações cromossômicas (Síndromes)

01. (PUC-SP) Leia com atenção o texto a seguir.

Dentre as opções de cariótipo a seguir, assinale aquela que contribui para o diagnóstico preciso, mencionado no texto:


GABARITO: A

02. (UNITAU) O cariótipo que segue pertence a um indivíduo com síndrome cromossômica e que apresenta características como baixo peso ao nascer, fenda palatina, rins policísticos, defeitos cardíacos desde o nascimento, polidactilia, malformações do sistema nervoso, microoftalmia bilateral, orelhas com implantação baixa e malformadas.
Com base nas características descritas e no cariótipo apresentado, é correto afirmar que o indivíduo apresenta:

a) Síndrome de Patau, uma aneuploidia do tipo trissomia.

b) Síndrome de Patau, uma euploidia do tipo triploidia.

c) Síndrome de Edwards, uma aneuploidia do tipo trissomia.

d) Síndrome de Edwards, uma euploidia do tipo triploidia.

e) Euploidia do tipo trissomia, cuja síndrome resultante não pode ser inferida.

GABARITO: A

03. (UVV) Algumas doenças observadas no homem são causadas por alterações no número ou na estrutura dos cromossomos, também denominadas de aberrações cromossômicas. A meiose é um processo complexo, e erros na disjunção dos cromossomos homólogos na meiose I ou das cromátides-irmãs na meiose II resultam na formação de gametas com número anormal de cromossomos. Se um desses gametas for fecundado por um gameta normal, será formado um zigoto com número anormal de cromossomos. A alteração pode acontecer nos cromossomos sexuais ou nos demais cromossomos, os autossomos. Observe os cariótipos representados, na figura abaixo, pelas letras A, B, C e D, sendo o exemplo A um cariótipo humano normal.
Considere o texto e os seus conhecimentos sobre o assunto para avaliar os itens abaixo:


I. O cariótipo humano masculino normal A, apresenta os cromossomos ordenados em 22 pares de cromossomos autossomos e, adicionalmente, dois cromossomos sexuais, um X e outro Y, representado por 46, XY.

II. No exemplo B, trata-se de um cariótipo que pode ser representado por 45, XO por ser um tipo de aneuploidia, conhecido como monossomia, também apresentado clinicamente como síndrome de Turner.

III. O cariótipo C, Síndrome de Down (47, XX ou 47, XY + 21), é diferente da síndrome anterior, pelo fato de ser uma euploidia autossômica, com aumento de um cromossomo 21, resultando na trissomia do 21.

IV. O cariótipo D representa uma euploidia sexual humana, representado por 47, XXY uma trissomia, cujo nome clínico é Síndrome de Klinefelter.

V. A variação de cromossomos pode ser representada por 2n – 1 (monossomia); 2n + 1 (trissomia); 2n – 2 (nulissomia) e por fim 2n + 2 (tetrassomia).

É correto o que se afirma em:

a) II e V.

b) I, II e IV.

c) I, II e V.

d) II, III, IV e V.

e) I, II, III, IV e V.

GABARITO: C

04. (UNIMONTES) Mutações genéticas são alvo de constantes pesquisas por desencadearem inúmeras doenças. Algumas mutações afetam organelas celulares e consequentemente sua contribuição na preservação do metabolismo celular. O gene HEXA fornece instruções para síntese da enzima beta-hexosaminidase A. Essa enzima está localizada em uma organela celular que promove a degradação de substâncias tóxicas e também atua como usinas de reciclagem. Mutações no gene HEXA prejudicam a atividade da beta-hexosaminidase A, dificultando a quebra de uma substância gordurosa chamada gangliosídeo GM2. O acúmulo do gangliosídeo GM2 é tóxico particularmente nos neurônios do cérebro e medula espinhal, dessa maneira danos progressivos levam à morte neuronal e desencadeiam gradativamente os sinais e sintomas que auxiliam no diagnóstico da doença em questão. Analise as alternativas a seguir e assinale a que apresenta CORRETAMENTE a organela afetada e a doença em questão.

a) Ribossomo – Abestose.

b) Lisosssomo – Silicose.

c) Hidrogenossomo – Doença de Gaucher.

d) Lisossomo – Doença de Tay Sachs.

GABARITO: D