TO:C VÍDEO-AULA VIDEO
VIDEO
EXERCÍCIOS DE LISOSSOMOS Olá amigos, as dúvidas quanto as questões serão dirimidas na caixa de comentários no final da página. Não esqueçam de colocar o número da questão! 1) Idéias como morte e autodestruição são quase sempre encaradas como trágicas. Entretanto, podemos perceber que, na natureza, muitas vezes é a morte que possibilita a vida. Por mais cruel que pareça, o extermínio dos indivíduos mais fracos de uma espécie por predadores, a morte espontânea daqueles que têm defeitos e a sobrevivência dos mais aptos ajudam uma espécie a se perpetuar forte e sadia. Essa seleção também ocorre no plano celular. Até recentemente, os cientistas acreditavam que as células de indivíduos multicelulares só morriam quando agredidas por fatores externos, por um processo chamado necrose. Hoje, muito já se conhece da morte celular programada, denominada apoptose, necessária para a eliminação de células supérfluas ou defeituosas. Assim é que seres pluricelulares só atingem sua forma final porque eliminam, de modo seletivo, certo número de células. São processos que envolvem apoptose , EXCETO:(cód:.7995)
a) A regressão da cauda de girinos e das membranas interdigitais em fetos humanos b) A passagem da forma larval para a forma adulta em insetos holometábolos c) O não-reconhecimento e eliminação de células próprias dos organismos pelo sistema imune d) A autodestruição de células com grande quantidade de mutações durante as passagens pelo ciclo celular mitóticoGABARITO: C
2) Os lisossomos, organóides observados no citoplasma de células como as das amebas, têm por finalidade:(cód:.3321)
a) a digestão do alimento ingerido b) a produção de energia c) o transporte de substâncias d) o armazenamento de substâncias e) o armazenamento de substânciasGABARITO: A
3) Nas células hepáticas, substâncias tóxicas são metabolizadas para evitar danos ao organismo. É responsável por esta função:(cód:.3342)
a) glioxissomo b) lisossomo c) dictiossomo d) retículo endoplasmático liso e) vacúolo digestivoGABARITO: D
4) Silicose, doença freqüente em operários que trabalham em pedreiras, é um exemplo de conseqüência da autólise celular. A sílica, que se mistura ao ar inspirado, destrói determinados componentes celulares, cujas enzimas resultam na morte das células pulmonares. Os componentes celulares diretamente afetados pela sílica são:(cód:.3336)
a) os ribossomos b) os centríolos c) os lisossomos d) as mitocôndrias e) os peroxissomosGABARITO: C
5) No esquema estão representadas etapas, numeradas de 1 a 3, de um importante processo que ocorre no interior das células, e algumas organelas envolvidas direta ou indiretamente com esse processo. As etapas que correspondem a 1, 2 e 3, respectivamente, e algumas organelas representadas no esquema, estão corretamente listadas em:(cód:.7996) a) absorção de aminoácidos, síntese protéica e exportação de proteínas; retículo endoplasmático, lisossomo e mitocôndria b) fagocitose de macromoléculas, digestão celular e egestão de resíduos; retículo endoplasmático, complexo de Golgi e lisossomo c) fagocitose de sais minerais, fotossíntese e exportação de compostos orgânicos; cloroplastos e vacúolos d) absorção de oxigênio, respiração celular e eliminação de dióxido de carbono; mitocôndrias e vacúolos e) fagocitose de macromoléculas, digestão celular e exportação de proteínas; mitocôndrias e lisossomosGABARITO: B
6) (UnB DF/1991/Janeiro)
Em relação à célula, julgue os seguintes itens.
00. O teor de água nos tecidos animais superiores é
maior quanto menor o seu metabolismo e diminui com o
aumento da idade.
01. Todas as membranas biológicas são iguais em
estrutura e constituição química.
02. Receptores de membranas são moléculas que
recebem mensagens extracelulares e as transmitem para
o interior da célula.
03. O cloroplasto e a mitocôndria são organelas
biologicamente independentes.
04. Os lisossomos são bem desenvolvidos em células
com grande capacidade de fagocitose, tais como amebas
e macrófagos.
(cód:.7999) GABARITO: EECEC
7) As "doenças de depósito" são aquelas em que as células acumulam, no seu interior, certas substâncias em virtude da sua incapacidade de catabolisar as mesmas. Isto causa sérios danos às células, por prejuízos, fundamentalmente no "turnover" celular, prejudicando seus processos vitais e podendo levar até à morte. Indique a opção que contém a organela mais diretamente relacionada à causa dessas doenças.(cód:.3340)
a) complexo de Golgi b) isossomo c) retículo endoplasmático liso d) ribossomo e) ndaGABARITO: B
8) Os lisossomos são organóides membranosos, com formato esférico, que contêm enzimas digestivas. Em relação a essa estrutura citoplasmática, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
(01) Os lisossomos desempenham, entre outras, funções de defesa celular.
(02) As enzimas lisossômicas são fabricadas no retículo endoplasmático liso, passando em seguida para o sistema de Golgi, que as "empacota" e as libera sob a forma de lisossomos secundários.
(04) A função heterofágica dos lisossomos refere-se à digestão de substâncias que são absorvidas pela célula por fagocitose ou pinocitose.
(08) O lisossomo secundário é formado pela fusão do vacúolo alimentar, que contém o alimento englobado por pinocitose ou fagocitose, com o lisossomo primário, que contém as enzimas digestivas.
(16) Juntamente com as mitocôndrias, os lisossomos são responsáveis por uma reciclagem de moléculas e organóides inativos.
(32) Em girinos, o fenômeno de reabsorção da cauda é comparado a um "suicídio celular" já que, com o rompimento dos lisossomos, ocorre uma autodigestão das moléculas e dos organóides que constituem as células daquela estrutura.
Soma ( ) (cód:.8001) a) 13 b) 15 c) 45 d) 61GABARITO: C
9) O desenvolvimento de seres multicelulares depende da morte programada de certas células. Esse fenômeno biológico, regulado por genes, é conhecido como apoptose e está ilustrado nestas figuras: I - Durante a metamorfose, desaparecem as guelras, as nadadeiras e a cauda. II - No embrião, os sulcos dos dedos das mãos são formados como conseqüência da morte das células das membranas interdigitais. Com base nas informações dessas figuras e em outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que(cód:.8000) a) a apoptose, no caso II, ocorre devido a um processo inflamatório b) a apoptose que ocorre no caso I resulta da ação de enzimas digestivas presentes nos lisossomos c) a ausência de apoptose, no caso ilustrado em II, pode dificultar uma melhor exploração do ambiente d) a ocorrência de alterações nos genes responsáveis pela apoptose nos casos I e II pode ser transmitida aos descendentesGABARITO: A
10) Um tecido de determinado animal tem uma alta atividade fagocitária; portanto, a organela encontrada em maior quantidade nesse tecido é a denominada(cód:.3334)
a) mitocôndria b) complexo de Golgi c) lisossoma d) ribossoma e) retículo endoplasmáticoGABARITO: C
11) O processo de regressão da cauda do girino, durante a metamorfose, ilustrado na figura, envolve intensa atividade de uma certa organela celular. Assinale a alternativa que associa CORRETAMENTE o processo e a organela responsáveis pela regressão:(cód:.7997) a) heterofagia e vacúolo digestivo b) digestão intracelular e fagossomo c) autofagia e glioxissomo d) autólise e lisossomo e) fagocitose e peroxissomoGABARITO: D
12) Sobre uma organela citoplasmática presente em uma célula eucariota, afirma-se que:I. são mais aparentes nos fagócitos; II. decompõem substâncias supérfluas e estranhas; III. aparecem como pequenos sacos citoplasmáticos envolvidos por membrana; IV. servem para descartar fragmentos celulares na remodelação dos tecidos. Pode-se concluir que se trata de(cód:.7994)
a) lisossomo b) ribossoma c) mitocôndria d) complexo de golgiGABARITO: A
13) Autofagia e autólise(cód:.3339)
a) são denominações diferentes para o mesmo fenômeno b) são fenômenos diferentes sendo que, no primeiro, a célula capta partículas nutritivas do meio extracelular c) são fenômenos diferentes sendo que, no segundo, a célula é destruída pela ruptura dos lisossomos d) constituem o mesmo tipo de fenômeno, em que a célula busca alimento no meio extracelular e) onstituem o mesmo tipo de fenômeno, sendo que o primeiro corresponde à fagocitose e o segundo, à pinocitoseGABARITO: C
14) O desenho representa origem e ação de organela celular presente em muitos seres vivos. É CORRETO afirmar que esse processo ocorre:(cód:.7993) a) normalmente em eucariontes no processo de digestão intracelular b) na atividade de glândulas endócrinas c) no estômago dos mamíferos no processo de digestão protéica d) em todos os tecidos de origem mesodérmicaGABARITO: A
15) Tendo sua origem na fase de maturação do Complexo de Golgi, os lisossomas são corpúsculos citoplasmáticos arredondados, pequenos, e que possuem grande quantidade de proteínas no seu interior. Assim, podemos afirmar que os lisossomas estão ligados à função de:(cód:.3332)
a) digestão intracelular b) síntese de proteínas c) complexação de lipídeos d) coagulação sangüínea e) reserva de glicogênio GABARITO:A 16) Considere as seguintes funções que ocorrem no interior da célula: Digestão intracelular, respiração, transporte de substâncias e secreção. Estas funções são realizadas respectivamente por(cód:.3324)
a) Mitocôndria, Complexo de Golgi, Lisossomo e Retículo endoplasmático b) Ribossomo, Mitocôndria, Retículo endoplasmático e Complexo de Golgi c) Lisossomo, Mitocôndria, Retículo endoplasmático e Complexo de Golgi d) Lisossomo, Complexo de Golgi, Mitocôndria e Retículo endoplasmático e) Ribossomo, Mitocôndria, Retículo endoplasmático e Complexo de GolgiGABARITO: C
17) Os macrófagos são células capazes de fagocitar bactérias e outros agentes estranhos que serão digeridos pelas enzimas contidas(cód:.3318)
a) nas mitocôndrias b) nos ribossomos c) nos centríolos d) nos lisossomos e) nos cloroplastosGABARITO: D
18) (PUC-SP) Considere os seguintes eventos: I- Fusão do fagossomo com lisossomo.
II- Atuação das enzimas digestivas.
III- Clasmocitose.
IV- Formação do fagossomo.
A seqüência correta em que esses eventos ocorrem no processo de englobamento e digestão intracelular de partículas em uma célula é:
(cód:.12241) a) I - II - III - IV b) II - I - III - IV c) III - I - IV - II d) IV - I - II - III e) II - III - I - IVGABARITO: D
19) A doença de Tay-Sachs é hereditária e provoca retardamento mental grave e morte do paciente na infância. Essa doença é devida à incapacidade das células de digerir uma substância cujo acúmulo é responsável pelas lesões no sistema nervoso central. Com base nessas informações, pode-se afirmar que a organela celular cuja função está alterada nessa doença é:(cód:.3330)
a) a mitocôndria b) o complexo de Golgi c) o lisossomo d) o retículo endoplasmático rugoso e) ndaGABARITO: C
20) Na digestão intracelular, formam-se no interior do citoplasma celular os VACÚOLOS DIGESTIVOS, que derivam da associação de:(cód:.3315)
a) fagossomas e pinossomos b) fagossomas e ribossomas c) lisossomas e orgânulos intracitoplasmáticos d) ribossomas e vesículas de pinocitose e) lisossomas e fagossomasGABARITO: E
21) A técnica de centrifugação é usada para separar os componentes de algumas misturas. Pode ser utilizada, por exemplo, na preparação de frações celulares, após o adequado rompimento das membranas das células a serem centrifugadas. Em um tubo apropriado, uma camada de homogeneizado de células eucariotas rompidas foi cuidadosamente depositada sobre uma solução isotônica de NaCℓ. Esse tubo foi colocado em um rotor de centrífuga, equilibrado por um outro tubo. O esquema a seguir mostra o rotor em repouso e em rotação. Considere as seguintes massas médias para algumas organelas de uma célula eucariota:- mitocôndria: 2 ×10-8 g; - lisossoma: 4 × 10-10 g; - núcleo: 4 × 10-6 g. O homogeneizado celular é centrifugado em rotação e em tempo suficientes para sedimentar as organelas mitocôndrias, lisossomas e núcleos. Essas organelas deverão depositar-se, a partir do fundo do tubo, na seguinte seqüência:(cód:.7991) a) núcleos, mitocôndrias e lisossomas b) lisossomas, mitocôndrias e núcleos c) mitocôndrias, lisossomas e núcleos d) núcleos, lisossomas e mitocôndriasGABARITO: A
EXERCÍCIOS DE PEROXISSOMOS
1) Uma criança de aproximadamente 1 ano, com acentuado atraso psicomotor, é encaminhada pelo pediatra a um geneticista clínico. Este, após alguns exames, constata que a criança possui ausência de enzimas oxidases em uma das organelas celulares. Esse problema pode ser evidenciado no dia-a-dia, ao se colocar H2 O2 em ferimentos. No caso dessa criança, a H2 O2 "não ferve". O geneticista clínico explica aos pais que a criança tem uma doença de origem genética, é monogênica com herança autossômica recessiva. Diz também que a doença é muito grave, pois a criança não possui, em um tipo de organela de suas células, as enzimas que deveriam proteger contra a ação dos radicais livres.A organela que apresenta deficiência de enzimas nessa criança é denominada (cód:.7998)
a) lisossoma b) centríolo c) complexo de Golgi d) mitocôndria e) peroxissoma GABARITO: E
2) Um experimento foi realizado para demonstrar a atividade da enzima catalase, também conhecida como peroxidase: em um recipiente foi colocado um pedaço de fígado bovino fresco (condição A), enquanto que em outro foi colocado um pedaço de fígado bovino cozido (condição B). A seguir, peróxido de hidrogênio (água oxigenada) foi adicionado a cada um dos recipientes. Na condição A, muitas bolhas foram observadas saindo do pedaço de fígado; na condição B não foi observada a formação de bolhas. A partir dessas informações, assinale a alternativa correta.(cód:.7992)
a) As bolhas que apareceram na condição A são conseqüência da formação de vitamina C, pela reação conhecida como peroxidação hepática b) A catalase aumentou a energia de ativação da reação do peróxido de hidrogênio, produzindo calor e conseqüentemente as bolhas no fígado fresco c) As bolhas formadas na condição A são de gás hidrogênio, produzido pelo contato do peróxido de hidrogênio com o ar d) A catalase está ativa na condição A, promovendo a formação de gás oxigênio pela quebra do peróxido de hidrogênio e) A água oxigenada foi convertida em gases na condição A e convertida em água pura na condição BGABARITO D VÍDEO-AULA VIDEO
VIDEO
EXERCÍCIOS DE MITOCÔNDRIAS E CLOROPLASTOS Olá amigos, as dúvidas quanto as questões serão dirimidas na caixa de comentários no final da página. Não esqueçam de colocar o número da questão! 1) A equação simplificada a seguir representa o processo de fermentação realizado por microorganismos como o 'Saccharomyces cerevisiae' (levedura). A → B + C A, B e C são, respectivamente:(cód:.3553)
a) glicose, água e gás carbônico b) glicose, álcool e gás carbônico c) álcool, água e gás carbônico d) álcool, glicose e gás oxigênio e) sacarose, gás carbônico e águaGABARITO: B
2) Compare (I) fotossíntese e (II) respiração. Assinale a alternativa cujos conceitos estão trocados (invertidos):(cód:.3552)
a) a energia é armazenada; (II) a energia é liberada b) o gás carbônico é aproveitado; (II) o gás carbônico é liberado c) só ocorre durante o dia; (II) ocorre durante o dia e a noite d) só ocorre nas plantas; (II) ocorre nos animais e plantas e) a reação libera água; (II) a reação usa águaGABARITO: E
3) "Pesquisador brasileiro desenvolve uma bactéria que permite produzir álcool a partir do soro do leite e do bagaço da cana." (Revista "Ecologia", dezembro/92) A produção do álcool pela bactéria ocorrerá graças a um processo de:(cód:.3357)
a) fermentação b) combustão c) fotólise d) oxidação eletrônica e) oxidação eletrônicaGABARITO: A
4) A produção de ATP numa célula animal ocorre, fundamentalmente:(cód:.3549)
a) nos golgiossomos b) nos cromossomos c) nos lisossomos d) nos ribossomos e) nas mitocôndriasGABARITO: E
5) Células de certos organismos possuem organelas que produzem ATPs e os utilizam na síntese de substância orgânica a partir de dióxido de carbono. Essas organelas são:(cód:.3347)
a) os lisossomos b) as mitocôndrias c) os cloroplastos d) o sistema de Golgi e) os nucléolosGABARITO: C
6) (Enem 2009) Uma vítima de acidente de carro foi encontrada carbonizada devido a uma explosão. Indícios, como certos adereços de metal usados pela vítima, sugerem que a mesma seja filha de um determinado casal. Uma equipe policial de perícia teve acesso ao material biológico carbonizado da vítima, reduzido, praticamente, a fragmentos de ossos. Sabe-se que é possível obter DNA em condições para análise genética de parte do tecido interno de ossos. Os peritos necessitam escolher, entre cromossomos autossômicos, cromossomos sexuais (X e Y) ou DNAmt (DNA mitocondrial), a melhor opção para identificação do parentesco da vítima com o referido casal. Sabe-se que, entre outros aspectos, o número de cópias de um mesmo cromossomo por célula maximiza a chance de se obter moléculas não degradadas pelo calor da explosão. Com base nessas informações e tendo em vista os diferentes padrões de herança de cada fonte de DNA citada, a melhor opção para a perícia seria a utilização (cód:.12148)
a) do DNAmt, transmitido ao longo da linhagem materna, pois, em cada célula humana, há várias cópias dessa molécula. b) do cromossomo X, pois a vítima herdou duas cópias desse cromossomo, estando assim em número superior aos demais. c) do cromossomo autossômico, pois esse cromossomo apresenta maior quantidade de material genético quando comparado aos nucleares, como, por exemplo, o DNAmt. d) do cromossomo Y, pois, em condições normais, este é transmitido integralmente do pai para toda a prole e está presente em duas cópias em células de indivíduos do sexo feminino. e) de marcadores genéticos em cromossomos autossômicos, pois estes, além de serem transmitidos pelo pai e pela mãe, estão presentes em 44 cópias por célula, e os demais, em apenas uma. GABARITO: A
7) "Pesquisador brasileiro desenvolve uma bactéria que permite produzir álcool a partir do soro do leite e do bagaço da cana." (Revista "Ecologia", dezembro/92) A produção do álcool pela bactéria ocorrerá graças a um processo de:(cód:.3547)
a) fermentação b) combustão c) fotólise d) oxidação eletrônica e) respiração aeróbiaGABARITO: A
8) Considere os seguintes orgânulos celulares: I. LISOSSOMO II. COMPLEXO DE GOLGI III. CLOROPLASTO IV. MITOCÔNDRIA A síntese de ATP (adenosina trifosfato) ocorre normalmente:(cód:.3550)
a) apenas em III b) apenas em IV c) apenas em II e III d) apenas em III e IV e) em I, II, III e IVGABARITO: D
9) Quais das seguintes funções estão relacionadas à mitocôndria e ao retículo endoplasmático, respectivamente:(cód:.3284)
a) respiração celular e fotossíntese b) fotossíntese e síntese de substâncias c) respiração celular e síntese de substâncias d) síntese de substâncias e secreção e) fotossíntese e secreção GABARITO: C
10) A energia liberada em uma seqüência de reações ao longo da cadeia respiratória é utilizada na conversão do ADP+Pi em ATP. Essa seqüência de reações é denominada:(cód:.3349)
a) glicólise b) ciclo de Calvin c) fosforilação oxidativa d) ciclo de Krebs e) fermentaçãoGABARITO: C
11) Considerando-se os principais processos energéticos que ocorrem nos seres vivos, podemos corretamente afirmar que:(cód:.3548)
a) o autotrofismo é uma característica dos seres clorofilados b) o heterotrofismo impossibilita a sobrevivência dos seres aclorofilados c) a fotossíntese e a respiração aeróbica são processos que produzem sempre as mesmas substâncias químicas d) a fermentação é um processo bioquímico que não produz qualquer forma de energia e) apenas a fermentação alcoólica, produz ácido pirúvicoGABARITO: A
12) As mitocôndrias, organelas celulares relacionadas com a produção de energia (ATP), estão presentes em:(cód:.3551)
a) células animais e vegetais b) eucariotos e procariotos c) células animais apenas d) células vegetais apenas e) procariotosGABARITO:A
13. (UEA)
Os esqueletos foram descobertos em 2008, em San Fernando, na Espanha. Segundo antropólogos que analisaram os esqueletos, o indivíduo depositado à direita corresponde a um adulto com idade dental estimada entre 35 e 40 anos e o da esquerda corresponde a uma criança de 12 anos.
(www.bbc.com . Adaptado.)
Suponha que seja possível isolar o DNA mitocondrial de ambos os esqueletos e identificar suas sequências de bases. Se as sequências forem:
a) iguais, os esqueletos podem ser de mãe e filha, mas não de mãe e filho.
b) iguais, os esqueletos podem ser de mãe e filha ou de mãe e filho.
c) iguais, os esqueletos podem ser de pai e filho ou de pai e filha.
d) diferentes, os esqueletos podem ser de pai e filha, mas não de pai e filho.
e) diferentes, os esqueletos podem ser de irmãos de mesmo pai e de mesma mãe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário