VIDEOAULA SOBRE TIPOS DE OVOS
MATERIAL PARA DOWNLOAD: Clique aqui!
QUESTÕES COMENTADAS SOBRE TIPOS DE OVOS
01. (UCPel) Os ovos que são formados por uma grande quantidade de vitelo e um citoplasma que se resume a um diminuto disco restrito a uma região superficial encostada na membrana plasmática, recebem a denominação de:
a) Alécitos.
b) Telolécitos.
c) Isolécitos.
d) Centrolécitos.
e) Compostos.
GABARITO: B
02. (UECE) Quando se compara a embriologia dos animais, aqueles em que, na blastulação surge o blastodisco, predominando o vitelo na blástula formada, caracterizando o desenvolvimento embrionário a partir de um ovo telolécito é o(a):
a) Homem.
b) Sapo.
c) Anfioxo.
d) Ave.
GABARITO: D
03. (IFSul) Durante o desenvolvimento embrionário, as divisões iniciais da célula ovo constituem a chamada segmentação, e esta depende, entre outros fatores, da quantidade de vitelo acumulado no ovo. Em relação à quantidade e distribuição de vitelo, bem como ao tipo de segmentação durante a embriogênese, são feitas algumas afirmativas:
I. Ovos oligolécitos ou isolécitos possuem uma quantidade relativamente pequena de vitelo distribuída de forma homogênea no citoplasma, e suas segmentações originam blastômeros aproximadamente do mesmo tamanho, por isso diz-se que esses tipos de ovos possuem segmentação holoblástica e igual.
II. Ovos telolécitos possuem grande quantidade de vitelo, que ocupa quase que totalmente a célula e sua segmentação é meroblástica, pois acontece apenas no polo animal do ovo, ocorrendo em ovos de répteis, aves, peixes.
III. Ovos megalécitos possuem pouco vitelo, concentrado no polo vegetativo, e sua segmentação é total e desigual, uma vez que as células do polo animal se dividem mais rápido, produzindo células menores e em maior número em relação ao outro polo. Ocorrem em ovos de insetos.
Estão corretas as afirmativas:
a) III, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I, II e III.
GABARITO: C
04. (UEPB) Os mamíferos são animais de fecundação interna, porém o desenvolvimento embrionário apresenta diferenças, que subdividem esta classe em 3 clados. Sobre este são apresentadas as proposições abaixo:
I. Atualmente o clado Protoheria é representado pelos ornitorrinco e os equidnas, ovíparos, que têm ovos megalécitos e desenvolvimento embrionário praticamente idêntico ao dos répteis. Os filhotes nascem imaturos e se alimentam do leite produzido por glândulas mamárias (sem mamilos) localizadas no ventre da fêmea.
II. No clado Eutheria, o desenvolvimento ocorre no interior do útero materno e os embriões em desenvolvimento ligam-se à parede uterina por meio da placenta, órgão formado por tecidos maternos e embrionários, responsáveis pela nutrição, pelas trocas gasosas e excreção de substâncias resultantes do metabolismo.
III. No clado Metatheria, as fêmeas possuem o marsúpio, onde os filhotes completam o desenvolvimento após serem expelidos ainda imaturos do útero materno. Na América do Sul são representados pelos gambás e cuícas.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) proposição(ôes) correta(s).
a) I, apenas.
b) Todas.
c) II, apenas.
d) III, apenas.
e) II e III, apenas.
GABARITO: B
05. (IFSul) Assinale com (V) verdadeira ou (F) falsa as afirmações abaixo, que se referem aos tipos de ovos, quantidade e distribuição de vitelo, durante o desenvolvimento embrionário.
( ) Ovos de mamíferos e do anfioxo são oligolécitos e possuem segmentação holoblástica e igual, pois originam blastômeros de tamanho aproximadamente iguais.
( ) Ovos de anfíbios e de mamíferos ovíparos são heterolécitos e possuem segmentação meroblástica e discoidal.
( ) Ovos de insetos são centrolécitos e possuem segmentação meroblástica e superficial.
( ) Ovos de platelmintos são telolécitos e possuem segmentação holoblástica e desigual.
A sequencia correta, de cima para baixo, é:
a) F – V – F – V.
b) V – V – F – F.
c) V – F – V – F.
d) F – V – V – V.
GABARITO: C
06. (UPE) Leia o texto a seguir:
“Murmurava a VACA Mocha no ouvido do PAPAGAIO: “Onde já se viu uma coisa igual? Uma andorinha namorando com um GATO? E o Papagaio retrucava: “Onde já se viu a andorinha Sinhá andar pelos cantos escondida com o gato Malhado?” Tem uma lei, uma velha lei, POMBO com POMBA, PATO com PATA, PÁSSARO com PÁSSARO, CÃO com CADELA e GATO com GATA. E a Pomba murmurava ao Pombo num cochicho: “É o fim do mundo, os tempos são outros, perdeu-se o respeito a todas as leis.” Murmurava o Cachorro no ouvido da Cadela: “Pobre Andorinha, passeia com o Gato, mal sabe ela que ele deseja apenas um dia almoçá-la.” E o Pato dizia à Pata Pepita: “Reprovo o desairoso proceder dessa tonta Andorinha.” O pai da Andorinha disse zangado à mãe da andorinha: “Nossa filha vai mal, anda às voltas com o Gato Malhado.” A mãe respondeu: “Nossa filha é uma tola, precisa casar.” O pai perguntou: “Casar, mas com quem?” A mãe respondeu: “Com o ROUXINOL.”
Fonte: O gato malhado e a andorinha Sinhá. Jorge Amado. Companhia das Letrinhas. (Adaptado).
Tomando por base o desenvolvimento embrionário dos animais citados no texto, assinale a alternativa correta.
a) Nos ovos da pata Pepita e nos mamíferos monotremados, como o gato e a cadela, o saco vitelínico é a primeira membrana extraembrionária a se formar; é repleta de líquido que amortece o choque mecânico e permite a mobilidade do embrião.
b) Todos os animais destacados em negrito no texto possuem anexos embrionários, tais como o saco vitelínico e a placenta, que permitem a comunicação nutricional entre a mãe e o embrião..
c) O gato malhado é um mamífero placentário; o ovo desse animal é do tipo telolécito, enquanto na andorinha, que é uma ave, o ovo é do tipo oligolécito.
d) No rouxinol e em mamíferos placentários, como a vaca Mocha, a fecundação é interna; no entanto, no rouxinol, o desenvolvimento embrionário ocorre fora do corpo materno.
e) O padrão de segmentação dos ovos dos animais é definido apenas pela quantidade de vitelo. Na vaca Mocha e no gato malhado, a segmentação é do tipo holoblástica e discoidal e, na pata e na pomba, do tipo holoblástica e igual.
GABARITO: D
07. (UEL) As células-ovo, ou zigoto, possuem substâncias nutritivas armazenadas no citoplasma, que constituem o vitelo. Assinale a alternativa que relaciona corretamente as células-ovo à quantidade e distribuição do vitelo, aos grupos animais que as apresentam e ao tipo de segmentação.
a) Ovos isolécitos, que possuem pouco vitelo distribuído de maneira uniforme, estão presentes em mamíferos e apresentam segmentação holoblástica.
b) Ovos heterolécitos, que possuem uma quantidade grande de vitelo restrita à região central, estão presentes nos moluscos e apresentam segmentação meroblástica.
c) Ovos telolécitos, que possuem pouco vitelo distribuído de maneira uniforme, estão presentes em anelídeos e apresentam segmentação superficial.
d) Ovos centrolécitos, que possuem uma quantidade moderada de vitelo distribuída de maneira uniforme, estão presentes nos anfíbios e apresentam segmentação holoblástica.
e) Ovos mesolécitos, que possuem uma grande massa de vitelo na região central, estão presentes nos insetos e apresentam segmentação meroblástica.
GABARITO: A
08. (FPS) Em relação à distribuição dos grânulos de vitelo na maioria das células-ovo dos animais, observe a figura abaixo e classifique os ovos de acordo com a quantidade e distribuição do vitelo.
a) 1. Ovo Isolécito; 2. Ovo Centrolécito; 3. Ovo Telolécito; 4. Ovo Heterolécito.
b) 1. Ovo Telolécito; 2. Ovo Heterolécito; 3. Ovo Isolécito; 4. Ovo Centrolécito.
c) 1. Ovo Isolécito; 2. Ovo Heterolécito; 3. Ovo Telolécito; 4. Ovo Centrolécito.
d) 1. Ovo Telolécito; 2. Ovo Isolécito; 3. Ovo Heterolécito; 4. Ovo Centrolécito.
e) 1. Ovo Centrolécito; 2. Ovo Heterolécito; 3. Ovo Telolécito; 4. Ovo Isolécito.
GABARITO: C
09. (UFSJ) Os Amniotas constituem um grupo de tetrápodes que tiveram sucesso em conquistar e irradiar no ambiente terrestre desde o Paleozoico até os dias de hoje. Dentre as várias características biológicas apresentadas pelo grupo, que garantiram o referido sucesso, destaca-se a presença de um ovo amniótico. São considerados exemplos de Amniota os seguintes animais:
a) Marreco, perereca, jacaré e tucano.
b) Ornitorrinco, sabiá, salamandra e tartaruga.
c) Galinha, lagarto, piramboia e cágado.
d) Jacaré, garça, gambá e sucuri.
GABARITO: D
10. A figura abaixo representa um corte através de uma blástula.
Pela disposição dos blastômeros e do vitelo, pode-se afirmar que essa blástula se originou a partir de um ovo:
a) Telolécito.
b) Centrolécito.
c) Heterolécito.
d) Oligolécito.
e) Alécito.
GABARITO: A
Nenhum comentário:
Postar um comentário