Pesquisar este blog

Tecido Nervoso


VIDEOULA






MATERIAL PARA DONWLOAD: clique aqui!


QUESTÕES DE VESTIBULAR SOBRE TECIDO CONJUNTIVO 




Olá queridos alunos! Dúvidas serão dirimidas na caixa de comentários. Coloquem o número da questão. 


QUESTÕES DE TECIDO NERVOSO


1. O neurônio é uma célula altamente especializada, didaticamente dividida em três regiões: dendritos, corpo celular e axônio, conforme a figura abaixo. 


Considere o esquema de uma célula neural e assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

01) Um neurônio em repouso apresenta concentrações dos íons de sódio e potássio semelhantes as encontradas no meio extracelular.
02) Se colocado em meio hipotônico, o neurônio acima terá uma entrada passiva de água por osmose, sendo a homeostase celular facilmente restabelecida por bombas de água que ocorrem em toda membrana plasmática.
04) Quando o impulso nervoso ocorre. ha abertura dos canais de sódio e ocorre grande influxo deste íon para o interior da célula através de transporte ativo.
08) O impulso nervoso ocorre sempre no sentido 3 -› 2 -› 1.
16) Se colocado em meio hipertônico, o neurônio acima terá saída de água por osmose, um tipo de transporte de membrana que utiliza ATP.
32) Em um neurônio em repouso, a superfície interna da membrana plasmática é eletricamente negativa em relação a superfície externa.

Gabarito e comentário

[01] Falsa. Lembre-se da dica: em repouso, o neurônio possui carga negativa em seu meio intracelular, logo está polarizado.
[02] Falsa. Não existem bombas de água na membrana plasmática dos neurônios. Em meio hipotônico, a célula nervosa ganha água por osmose e sofre ruptura.
[04] Falsa, O influxo de sódio para o interior do neurônio, durante a passagem do impulso nervoso, ocorre por difusão.
[08] Falsa. O impulso nervoso ocorre no sentido dendritos (t). corpo celular (2) e axônio (3). 
[16] Falsa. A passagem de água através da membrana plasmática. por osmose é um transporte passivo que não consome energia.



2. 



A partir dessa imagem assinale a alternativa CORRETA.

a) Os dendritos e os axônios são responsáveis pela condução do 'impulso nervoso. O que os diferencia é que o axônio é o prolongamento mais longo e não ramificado e os dendritos são prolongamentos mais finos e ramificados.
b) o axônio é o prolongamento celular mais longo dos neurônios e e responsável por conduzir o impulso nervoso.
c) Os dendritos e axônios são caracterizados por sua função em conduzir impulso nervoso e não por sua morfologia. Assim, através dos dendritos, o impulso nervoso e transmitido na direção do corpo celular e através dos axônios o impulso nervoso é conduzido a partir do corpo celular.
d) Os neurônios são tipos celulares diferenciados que tem como característica prolongamentos celulares finos e ramificados chamados de dendritos e um prolongamento longo chamado de axônio.

Gabarito e comentário

[C] Questão nível fácil. Dendritos são as "antenas" do neurônio que capturam o impulso nervoso e transmitem para o pericário (corpo celular). Os axônios transmitem o sinal para longe do corpo celular.


3. O tecido nervoso do ser humano e composto por bilhões de células, desempenhando diversas funções, entre elas a condução do impulso nervoso. A figura ilustra uma organização sequencial de neurônios nos quais a sinapse e química, e mediada por neurotransmissores.


Tal organização e fundamental, pois o percurso celular de um impulso nervoso, neste caso, e

a) unidirecional em todos os neurônios, e também em suas terminações.
b) bidirecional em todos os neurônios, e também em suas terminações.
c) reversível na maioria dos neurônios, não o sendo em suas terminações.
d) unidirecional, dependendo de seu estimulo inicial em suas terminações.
e) bidirecional, dependendo de seu estímulo inicial em suas terminações.


Gabarito e comentário

[A] O impulso nervoso que percorre a cadeia de neurônios e unidirecional nas células e em suas terminações. O trajeto segue a sequencia: dendritos, corpo celular, axônio e sinapse, local onde o sinal e propagado pela liberação de neurotransmissores.


4. Algumas doenças neurodegenerativas podem ser resultado da degradação progressiva da bainha de mielina dos neurônios pela ação do próprio sistema de defesa. Um exemplo e a adrenoleucodistrofia (ou ALD), uma doença hereditária na qual os portadores apresentam um acumulo de grandes quantidades de um determinado tipo de gordura nos neurônios, o que estimula o ataque por leucócitos do próprio organismo. Outro exemplo de doença desmielinizante e a esclerose múltipla (figura a seguir) que apresenta características semelhantes a ALD, mas possui causas distintas. Embora os estudos ja realizados não permitam uma conclusão definitiva, acredita-se que a esclerose múltipla tenha um componente genético, mas que a expressão da doença seja desencadeada pela ação de determinados micro-organismos. como funciona a esclerose múltipla Desmielinização




A partir do texto lido e dos seus conhecimentos sobre tecido nervoso e doenças relacionadas, analise as seguintes afirmativas e aponte a que apresenta um ERRO:

a) Os neurônios, embora mais conhecidos. não são as únicas células encontradas no tecido nervoso. Encontramos também células que exercem outras junções, como nutrição, sustentação e proteção dos neurônios.
b) Os danos a bainha de mielina dificultam a transmissão dos impulsos nervosos pelos neurônios. o que pode resultar, por exemplo. em problemas motores, de raciocínio e sensoriais.
c) Leucócitos, ou glóbulos brancos, são as principais células do sistema de defesa do organismo. Por isso, as doenças citadas no texto podem ser caracterizadas como autoimunes.
d) Ambas as doenças desmielinizantes citadas no texto possuem como causa a presença de um gene alterado herdado dos  pais. não apresentando nenhuma influência do ambiente.

Gabarito e comentário

[D] Questão de interpretação associada a conhecimentos básicos de histologia. Não se sabe exatamente a causa da esclerose múltipla, não podemos afirmar que é uma doença hereditária, logo a alternativa "D" vai de encontro ao texto.



12. Utilize as alternativas a seguir para responder às questões de 1 a 5

a)Impulso nervoso
b)Neurotransmissor
c)Potencial de ação
d)Potencial de repouso
e)Sinapse nervosa

I. Como é chamada a propagação de uma alteração de cargas elétricas ao longo da membrana plasmática de um neurônio?

II. Como se denomina a situação em que há diferença de cargas elétricas entre as superfícies interna e externa da membrana plasmática de um neurônio que não está sendo estimulado?

III. Qual é o nome de uma substância liberada pela extremidade de um axônio e que pode estimular uma célula nervosa ou uma célula muscular?

Respostas:
I) Impulso nervoso
II) Potencial de repouso
III) Neurotransmissor


13. Ufpe (2013) O sistema nervoso e composto principalmente por células especializadas que desempenham as funções de captação, processamento e acúmulo de informações, alem de participar no controle geral do organismo, juntamente com o sistema endócrino. Sobre essas células, analise as afirmativas abaixo.

(  ) Os neurotransmissores são mensageiros químicos lançados na circulação sanguínea para transmitir informações a outras células.
(  ) A mielina e uma característica essencial para o funcionamento de todos os neurônios
(  ) Nas sinapses químicas, não existe continuidade entre as membranas celulares dos neurônios.
(  ) Os potenciais de ação são alterações elétricas do tipo 'tudo-ou-nada' que trafegam ao longo dos axônios e ocorrem por movimentação de Na+ e K+ através das membranas neuronais.
(  )Apresentar microvilosidades e uma característica das células do sistema nervoso.

Gabarito e comentário

F - F - V - V - F.

Os neurotransmissores não são liberados na corrente sanguínea, mas sim, na fenda sináptica pelas terminações axônicas. Eles são os responsáveis pela transmissão dos influxos nervosos entre neurônios e entre neurônios e órgãos.

A bainha de mielina e uma estrutura observada apenas nos axônios mais calibrosos dos neurônios de animais vertebrados. Lembre-se: existem fibras mielínicas e amielínicas!

As microvilosidades aparecem nos bordos livres das células que formam o epitélio de revestimento interno do intestino delgado e dos túbulos renais.






5 comentários:

  1. ótimo exercício e gabarito comentado acrescentou muito a aula.
    parabéns e obrigada me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  2. Cara, que lindeza de site 😍😍😍 estou apaixonada, me ajudou muito e vou indicar aos amigos. Parabéns a todos do Mega Aluno que se esforça em ajudar os alunos brasileiros que sofre tanto com essa educação precária

    ResponderExcluir
  3. Cara, que lindeza de site 😍😍😍 estou apaixonada, me ajudou muito e vou indicar aos amigos. Parabéns a todos do Mega Aluno que se esforça em ajudar os alunos brasileiros que sofre tanto com essa educação precária

    ResponderExcluir
  4. Coloca mais exercicios comentados professor

    ResponderExcluir