VIDEOULA
MATERIAL PARA DONWLOAD: clique aqui!
QUESTÕES DE VESTIBULAR
01. (UFAM) Em uma dada espécie de planta, a cor da flor pode ser vermelha (genótipo B1B1), rosa (genótipo B1B2) ou branca (genótipo B2B2). Em uma população de 2000 plantas, 100 apresentam flores vermelhas, 1000 apresentam flores rosa e 900 apresentam flores brancas. Nessa situação, quais as frequências alélicas e genotípicas nessa população?
02. (UFAM) O cruzamento AB/ab x ab/ab produziu 200 descendentes. Quantos indivíduos deverão apresentar o genótipo Ab/ab, sabendo-se que a frequência de permutação é de 20%?
a) 10.
b) 20.
c) 40.
d) 60.
e) 80.
GABARITO: B
03. (Anhembi Morumbi) Em uma determinada população composta por 500 indivíduos, 200 são homozigotos e 300 são heterozigotos, considerando apenas um par de alelos autossômicos com dominância simples. Tendo em vista que apenas 20% da população apresenta característica recessiva para esse par de alelos, a frequência do alelo dominante nessa população é de:
a) 0,6.
b) 0,5.
c) 0,2.
d) 0,8.
e) 0,4.
GABARITO: B
04. (PUC-RS) Em uma população humana hipotética, em equilíbrio, composta por 10000 indivíduos, constatou-se que a frequência de homozigotos recessivos “aa” é de 0,36. Considerando que se trata de um lócus bialélico, calcula-se que o número esperado de indivíduos heterozigotos do sexo feminino nessa população seja, aproximadamente,
b) 1800.
c) 2400.
d) 4800.
e) 5000.
GABARITO: C
05. (UPE) Leia o texto a seguir:
O gene chamado Taqpep regula os padrões de cor no corpo de felinos e se manifesta – com (guepardo real – tt) ou sem mutação (guepardo pintado – TT) – quando o animal ainda está no útero. Posteriormente, o gene Edn3 controla a cor do pelo e induz à produção de pigmento escuro (manchas, pintas e listras) nas áreas preestabelecidas pelo Taqpep, importante para camuflagem no ambiente, podendo favorecer ou desfavorecer a adaptação dessa espécie. Em uma população de 100 guepardos, os genótipos estão distribuídos da seguinte forma: 36 são TT, 16 são tt e 48 são heterozigotos Tt.
Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/09/20/mutação-gera-padrão-emespiral-no-pelo-de-gatos-e-guepardos/ 1/2. Adaptado.
Em relação a essas informações, é correto afirmar que:
a) As frequências alélicas e genotípicas dessa população felina são, respectivamente, p2=0,36,2pq=0,48 e q2=0,16 e p=0,6 e q=0,4.
b) Nessa população de guepardos, as frequências gênicas se manterão de forma constante, indefinidamente, visto não haver nenhum fator evolutivo em ação.
c) Nesse exemplo, o fator que impede a manutenção do equilíbrio de Hardy-Weinberg é a deriva em razão do grande tamanho populacional dos guepardos reais.
d) O processo pelo qual um alelo se transforma em outro, a mutação, pode afetar o equilíbrio gênico dessa população de guepardos.
e) Os genes citados no texto exemplificam a ação de alelos, localizados nos mesmos locos de cromossomos distintos que agem conjuntamente na determinação do equilíbrio de Hardy-Weinberg.
06. (IFPE) A composição genética de uma população pode ser conhecida calculando-se as frequências de alelos e as frequências de genótipos nessa população, o que poderá ser realizado a partir do Teorema de Hardy-Weinberg. Esse teorema só é válido para populações infinitamente grandes, com cruzamentos ao acaso (panmítica) e isenta de fatores evolutivos, como mutação, seleção natural e migrações. Em uma determinada população que apresenta equilíbrio de acordo com Hardy-Weinberg, a frequência de um alelo autossômico recessivo para um determinado locus é de 0,4. Portanto, a frequência dos heterozigotos para este locus será:
a) 0,26.
b) 0,44.
c) 0,48.
d) 0,22.
e) 0,84.
GABARITO: C
07. (UNIVAG) Considere um par de alelos autossômicos, com dominância simples, em uma população em equilíbrio composta por 1 000 indivíduos. A frequência do alelo dominante é 0,6. O número de indivíduos portadores de, pelo menos, um alelo recessivo é:
a) 160.
b) 640.
c) 480.
d) 840.
e) 360.
GABARITO: B
08. (PUC-RJ) A capacidade de dobrar a língua é hereditária e determinada por um alelo dominante. Considerando que 50% dos indivíduos de uma determinada população possuem essa capacidade, e que a população está em equilíbrio de Hardy-Weinberg, o percentual de heterozigotos para este gene será de:
a) 5%.
b) 12%.
c) 23%.
d) 32%.
e) 41%.
GABARITO: E
09. (UPE) Leia o texto a seguir:
As premissas ou condições estabelecidas para a obtenção do equilíbrio, de Hardy-Weinberg não são satisfeitas completamente por nenhuma população real, seja ela humana ou não. Aliás, o que torna possível explicar o processo evolutivo dos seres vivos em termos mendelianos é, justamente, essa desobediência ao modelo teórico. Apesar de nenhuma população humana obedecer às premissas, a prática tem demonstrado, num aparente paradoxo, em numerosas populações humanas e em relação a um grande número de caracteres monogênicos, que não suscitam casamentos preferenciais, como é o caso dos grupos sanguíneos, que os genótipos se distribuem de acordo com a lei do equilíbrio, de Hardy-Weinberg.
Disponível em: http://sbg.org.br/wphome/wpcontent/uploads/2012/09/genetica_de_populacoes.pdf (Adaptado) Acesso em: jul., 2019.
Sobre as premissas do princípio de Hardy-Weinberg, assinale a alternativa correta.
a) Se a população é pequena, portanto, livre de erros amostrais, o fenômeno é chamado de Deriva Genética.
b) Se todos os casais da população são igualmente viáveis e férteis e geram o mesmo número de filhos, ocorre seleção.
c) Se a população está em panmixia, isto é, todos se acasalam, os cruzamentos ocorrem aleatoriamente.
d) Se os genes da população sofrem mutação de acordo com as leis da probabilidade, geram, ao acaso, indivíduos com diferentes genótipos e fenótipos na população em equilíbrio.
e) Se ocorre migração, as frequências dos alelos da população não sofrerão alteração ao longo das gerações.
GABARITO: C
Nenhum comentário:
Postar um comentário