01. (IFMT)
Através de vários estudos, cientistas comprovaram que as superbactérias vêm se tornando um grande alerta à medicina, pois, além de representarem grande perigo à saúde dos seres humanos, estão se reproduzindo rapidamente, manifestando-se com frequência e ficando cada vez mais resistentes aos tratamentos propostos. Pesquisas revelam que se o ministramento dos antibióticos continuarem acontecendo de maneira incontrolada, até o ano de 2030, muitos desses medicamentos não farão mais efeito no organismo humano, provocando assim grande epidemia no mundo.
(Disponivel em <http://www.fiapodejaca.com.br/superbacterias-resumo-completo/#ixzz4F4p4aItG>. Acessado em jul. 2016).
O surgimento das superbactérias é devido:
a) à proliferação excessiva das bactérias por reprodução assexuada, geram modificações genéticas, que possibilitam maior resistência delas aos antibióticos.
b) ao metabolismo bacteriano complexo que envolve várias organelas, ribossomos, retículo endoplasmático e complexo de Golgi.
c) ao contato direto das bactérias com as substâncias presentes nos antibióticos que provocam mutações nas suas paredes celulares, e assim tornam-se mais resistentes.
d) a um processo evolutivo que os seres vivos sofrem para que consigam a sua perfeição, através de mutações frequentes.
e) à seleção de bactérias resistentes que surgem por mutações ou por reprodução “sexuada”, sendo o antibiótico o impulsionador dessa seleção.
GABARITO: E
02. (ACAFE) Descoberta cobra com quatro patas que viveu no Brasil há 120 milhões de anos.
Em termos evolutivos, os lagartos e cobras são espécies muito próximas. Porém, somente três etapas deste processo de transição eram conhecidas. Iniciou-se com os lagartos, que evoluíram para lagartos com corpo de cobra e patas e, posteriormente, para cobras. A descoberta deste fóssil preenche um quarto estágio que seria a cobra com patas. O fóssil da cobra com patas, que viveu há 120 milhões de anos, foi descoberto na chapada do Araripe, no Ceará. Esta região é conhecida por ter inúmeros vestígios pré-históricos. A descoberta foi publicada na revista Science por pesquisadores estrangeiros e nomeada de Tetrapodophis amplectus.
Fonte: Biologia Total, 01/08/2015 Disponível em: https://www.biologiatotal.com.br
Considerando as informações contidas no texto e os conhecimentos relacionados ao tema, é correto afirmar, exceto:
a) Todo o conjunto de evidências de que dispomos, órgãos homólogos, órgãos vestigiais, embriologia comparada, fósseis, entre outras, suporta as conclusões centrais da teoria da evolução, que a vida na Terra evoluiu e que as espécies possuem ancestrais comuns.
b) A evolução tem suas bases fortemente corroboradas pelo estudo comparativo dos organismos, sejam fósseis ou atuais. É responsável tanto pelas similaridades que vemos entre as formas de vida quanto pela diversidade dessa mesma vida.
c) Segundo a Teoria da Evolução química proposta por Haldane e Oparin, a vida teria surgido a partir de um processo de evolução química, onde compostos inorgânicos combinaram-se originando moléculas orgânicas simples (açúcares, aminoácidos, bases nitrogenadas e ácidos graxos), que produziram moléculas mais complexas como proteínas, lipídeos e ácidos nucleicos. Essas moléculas originaram estruturas com capacidade de autoduplicação e metabolismo, dando origem aos primeiros seres vivos unicelulares, procariontes e aeróbios.
d) De acordo com o Neodarwinismo, a evolução é o resultado de um conjunto de fatores que atuam em uma população: mutação, fluxo gênico, seleção natural e deriva genética. A mutação aumenta a variabilidade genética das espécies, enquanto a seleção natural reduz, pois aumenta a frequência de um alelo favorável e reduz a frequência de outro.
GABARITO: C
03. (UEPG) As mutações, as alterações cromossômicas e a recombinação geram a variabilidade genética. A seleção natural atua na variabilidade genética das populações. Sobre o assunto, assinale o que for correto.
01. As mutações ocorrem de forma dirigida para formar fenótipos mais aptos nas populações naturais.
02. Mutações desvantajosas não sofrem o efeito da seleção natural.
04. A seleção natural é independente do ambiente e sempre atua com mesma intensidade e direção.
08. Quanto mais fraca for a seleção natural sobre uma determinada característica da população, maior será sua variabilidade genética.
16. A seleção natural, ao longo das gerações, tende a aumentar em frequência os indivíduos portadores dos fenótipos mais aptos de uma população.
Soma das alternativas corretas:24
04. (FGV-SP) Um pesquisador obteve várias sementes de uma mesma planta, sementes essas com diferentes pesos. Na figura abaixo, a curva 1 representa a distribuição de peso dessas sementes. Dentre essas sementes, as mais leves foram plantadas e originaram novas plantas cujas sementes eram, em média, mais leves que as da geração anterior. A curva 2 representa a distribuição de peso dessas novas sementes. O mesmo ocorreu com as sementes mais pesadas que, plantadas, originaram novas plantas cujas sementes eram, em média, mais pesadas que as da geração anterior, como representado na curva 3. O valor X, peso em g, é o mesmo nas três curvas.
Sabendo-se que o plantio das sementes e o desenvolvimento das novas plantas deram-se sob as mesmas condições ambientais (composição do solo, luz, temperatura e umidade), pode-se supor corretamente que a variação no peso das sementes é
a) Geneticamente determinada. Se fosse determinada por fatores ambientais, as descendentes das sementes mais leves deveriam apresentar a mesma distribuição de peso das descendentes das sementes mais pesadas.
b) Geneticamente determinada. Se fosse determinada por fatores ambientais, as descendentes das sementes mais leves deveriam apresentar distribuição de peso indicando serem estas mais leves que as descendentes das sementes mais pesadas.
c) Geneticamente determinada. Se fosse determinada por fatores ambientais, as descendentes das sementes mais leves deveriam apresentar distribuição de peso indicando serem estas mais pesadas que as descendentes das sementes mais pesadas.
d) Devida a fatores ambientais. Se fosse geneticamente determinada, as descendentes das sementes mais leves deveriam apresentar a mesma distribuição de peso das descendentes das sementes mais pesadas.
e) Devida a fatores ambientais. Se fosse geneticamente determinada, as descendentes das sementes mais leves deveriam apresentar distribuição de peso indicando serem estas mais leves que as descendentes das sementes mais pesadas.
GABARITO: A

a) Na reprodução sexuada, as diferenças entre os descendentes e seus pais não se devem apenas ao fato de ser o descendente formado por meio do material recebido dos dois; deve-se também a possíveis mutações sofridas pelos pais no material genético que transmitem aos filhos.
b) Como resultado dessas modificações na herança genética, observa-se que os indivíduos de uma mesma população são todos idênticos, em suas características, evitando a variabilidade.
c) Os indivíduos com menor chance de sobreviver são aqueles com maiores chances de se reproduzir e deixar descendentes, que podem herdar essas características que trouxeram vantagens ao ambiente.
d) Pode-se dizer que as características de um grupo de indivíduos são selecionadas pelas condições do ambiente e que, ao longo das gerações, as vantagens são mantidas e as desvantagens tendem a ser eliminadas, este processo é chamado de evolução natural.
e) A ação da seleção natural sobre o patrimônio genético de uma população faz com que, ao longo do tempo, os indivíduos apresentem modificações em relação às gerações anteriores podendo levar à formação de novas espécies, este processo é chamado de seleção natural.
GABARITO: A
06. (UFPR) Uma grande população de insetos de uma determinada espécie é submetida a um dado inseticida por um período prolongado de tempo. Como consequência, os indivíduos sensíveis ao inseticida morrem e os resistentes a ele sobrevivem. A respeito da seleção natural atuante nessa população, considere as seguintes afirmativas:
1. Por promover o aumento da ocorrência de mutações de resistência ao inseticida, a seleção natural direcional ajustou a frequência dos insetos resistentes.
2. Geração após geração, a seleção natural estabilizadora promove o aumento da ocorrência de mutações de resistência ao inseticida.
3. Insetos resistentes ao inseticida aumentam de frequência, geração após geração, pela ação da seleção natural estabilizadora.
4. A seleção natural direcional favorece os insetos resistentes ao inseticida, que irão aumentar de frequência geração após geração.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
GABARITO: A

A partir da interpretação das figuras anteriores, é correto afirmar que:
a) o gráfico A se refere à seleção estabilizadora, que ocorre quando indivíduos de fenótipo intermediário (por exemplo, indivíduos com nariz intermediário) são favorecidos em relação aos demais indivíduos com outros fenótipos.
b) o gráfico B se refere à seleção direcional, que ocorre quando indivíduos com fenótipos de ambos os extremos (por exemplo, indivíduos de nariz grande e pequeno) são favorecidos em relação aos indivíduos de fenótipo intermediário.
c) o gráfico C se refere à seleção disruptiva, que ocorre quando indivíduos com um extremo de certa característica fenotípica hereditária (por exemplo, indivíduos com nariz grande) são favorecidos sobre outros indivíduos (indivíduos de nariz pequeno ou médio).
d) em todos os três tipos de seleção natural, o processo fundamental é que alguns indivíduos têm características hereditárias que lhes dão uma vantagem de sobrevivência e reprodução.
e) em todos os três tipos de seleção natural, há a desvantagem de um tipo de fenótipo deixar mais descendentes do que indivíduos com outro fenótipo.
GABARITO: D
08. (UEPG) A formação de novas espécies de seres vivos é denominada de especiação e é considerada uma etapa fundamental do processo evolutivo. Sobre o assunto, assinale o que for correto.
01. Segundo Ernst Mayr, espécie é um grupo de populações cujos indivíduos são capazes de se cruzar e produzir descendentes férteis, em condições naturais, estando reprodutivamente isolados de indivíduos de outras espécies.
02. Na biologia evolutiva há o conceito de subespécies ou raças. São populações da mesma espécie que diferem entre si quanto a determinadas características. Na natureza, a dificuldade de cruzamento é, geralmente, imposta pelo fato de as subespécies estarem geograficamente isoladas, mas o cruzamento pode ocorrer caso haja contato entre as mesmas.
04. O isolamento de habitat pode levar a especiação simpátrica. Neste caso, novas espécies diferenciam-se em ambientes distintos, cada uma como nichos ecológicos particulares e, neste caso, háo favorecimento de indivíduos com fenótipos intermediários, ou seja, os heterozigotos.
08. A especiação alopátrica considera que o primeiro passo para a formação de duas novas espécies é a separação geográfica. Uma vez isoladas, o cruzamento entre os membros deixa de ocorrer e a seleção natural atua diferencialmente sobre os membros de cada população, podendo levar cada uma delas a uma adaptação particular.
Soma das alternativas corretas: 11
09. (UNICESUMAR) A figura abaixo esquematiza o processo de adaptação de uma população ao longo do tempo.
Os números I, II e III correspondem, respectivamente, aos mecanismos de:
a) expansão populacional, competição e especiação.
b) competição, mutação e hibridação.
c) seleção natural, recombinação e especiação.
d) competição, expansão populacional e hibridação.
e) recombinação, mutação e seleção natural.
GABARITO: E
Nenhum comentário:
Postar um comentário