MATERIAL PARA DONWLOAD: clique aqui!
b) pleiotropia – serotonina
GABARITO: A
02. (PUC) A cor da íris dos olhos na espécie humana é uma HERANÇA QUANTITATIVA determinada por diferentes pares de alelos. Nesse tipo de herança, cada alelo efetivo, representado por letras maiúsculas (N e B), adiciona um mesmo grau de intensidade ao fenótipo. Alelos representados por letras minúsculas (n e b) são inefetivos.
Um outro gene alelo A com segregação independente dos outros dois alelos mencionados é necessário para a produção de melanina e consequente efetividade dos alelos N e B. Indivíduos aa são albinos e não depositam pigmentos de melanina na íris.
De acordo com as informações dadas, é INCORRETO afirmar:
GABARITO: D
03. (UECE) Sabendo-se que a altura humana é determinada por genes aditivos e supondo-se que 3 (três) pares de alelos efetivos determinam o fenótipo alto de 1,95m; que as classes de altura variam de 5 em 5cm; que o fenótipo baixo é determinado pelos mesmos 3 (três) pares de alelos não efetivos, realizando-se o cruzamento entre tri-híbridos espera-se encontrar, na classe de 1,85m uma proporção fenotípica de:
GABARITO: A
04 - (UFMS/2002/Verão - Biológicas) A cor do olho humano, ou seja, a pigmentação da íris, é dada pelo pigmento melanina. Quem apresenta menor quantidade de pigmento, tem olhos claros, ao contrário de quem tem maior quantidade do pigmento e, portanto, olhos escuros. Quanto a essa característica, é correto afirmar que :
01. por existir uma variedade de cores para os olhos humanos, acredita-se que a herança da cor do olho seja devida a dois pares especiais de genes que, conforme se combinam, podem determinar diferentes cores.
02. na verdade, a alternativa (01) está incorreta, porque essa herança é devida a vários pares de genes, isto é, à herança poligênica.
04. se for considerado que existem pelo menos nove fenótipos diferentes para a cor do olho humano, esses seriam determinados por quatro pares de genes (oito poligenes).
08. na verdade, a alternativa (04) está incorreta, porque, se forem considerados nove fenótipos diferentes, eles seriam determinados por somente três pares de genes.
16. nenhuma alternativa anterior está correta, porque a cor do olho humano é determinada por características ambientais, que levam a um fenótipo particular, e não por características genotípicas e hereditárias.
GABARITO: 06
05. (UEPG PR/2005/Janeiro) O mecanismo da herança da cor da pele na espécie humana mostra um efeito de genes cumulativos e assim chegou-se ao conceito de herança quantitativa. Sobre essa interação gênica, assinale o que for correto.
01. Os fenótipos esperados quanto a cor da pele na espécie humana são: negro, mulato escuro, mulato médio, mulato claro e branco.
02. A grande variação da cor da pele no homem deve-se não apenas à herança quantitativa, mas também à maior ou menor exposição ao Sol.
04. A cor dos olhos é determinada pela quantidade de melanina na camada mais superficial. Com pouca ou nenhuma melanina, os olhos ficam azuis. Se houver um pouco mais de melanina, os olhos aparecem esverdeados. Com mais melanina, o tom dos olhos pode variar de marrom até quase preto.
08. A cor da íris na espécie humana também é resultado de uma interação gênica semelhante à da cor da pele (poligenia).
16. A cor da pele é determinada por um único par de genes, entre os quais não há dominância. Os filhos de indivíduos de pele negra são igualmente negros e os filhos de indivíduos de pele branca são igualmente brancos. Os filhos de negros e brancos são mulatos,
GABARITO: 15
06. (UNICAMP SP/2006/2ª Fase) No ser humano, a ausência de pigmento (albinismo: dd) e a cor da pele (cor branca: aabb; cor negra: AABB) são características autossômicas. Do casamento entre um homem e uma mulher negros, nasceu um menino albino. Do casamento desse rapaz com uma mulher branca, nasceram dois filhos mulatos intermediários e uma filha albina. Com base nesses dados:
a) Indique os genótipos de todas as pessoas citadas no texto. (Use as notações indicadas no texto para identificar os alelos.)
b) Se um dos descendentes mulatos intermediários se casar com uma mulher branca albina, qual será a proporção esperada de filhos albinos?
c) A que tipo de herança se refere a característica cor de pele? Justifique.
07. (PUC MG/2008) A cor da íris dos olhos na espécie humana é uma HERANÇA QUANTITATIVA determinada por diferentes pares de alelos. Nesse tipo de herança, cada alelo efetivo, representado por letras maiúsculas (N e B), adiciona um mesmo grau de intensidade ao fenótipo. Alelos representados por letras minúsculas (n e b) são inefetivos. Um outro gene alelo A com segregação independente dos outros dois alelos mencionados é necessário para a produção de melanina e conseqüente efetividade dos alelos N e B. Indivíduos aa são albinos e não depositam pigmentos de melanina na íris.
De acordo com as informações dadas, é INCORRETO afirmar:
a) Todos os descendentes de pais homozigotos para todos os genes deverão apresentar o mesmo genótipo, mesmo que este seja diferente daquele apresentado pelos pais.
b) Considerando-se apenas os dois pares de alelos aditivos, são possíveis vários genótipos, mas apenas cinco fenótipos.
c) A não-ocorrência de cruzamentos preferenciais em uma população não albina, cuja freqüência de alelos N e B seja igual, favorece um maior percentual de descendentes com fenótipo intermediário.
d) O cruzamento de indivíduos NnBbAa com nnbbaa pode produzir oito fenótipos diferentes.
08. (UFU MG/2017/Julho) Numa determinada espécie de milho, a altura da planta varia de 150cm a 300cm. Cruzando-se linhagens homozigóticas que produzem plantas com altura de 150cm e linhagens homozigóticas que produzem plantas com altura de 300cm, obteve-se uma geração F1 que, autofecundada, originou sete fenótipos. Com base nos dados apresentados, responda:
a) Quantos genes efetivos estão atuando na herança da altura do milho?
b) Quantos centímetros cada gene efetivo adiciona ao fenótipo mínimo? Qual a altura dos descendentes da geração F1?
c) A geração F2 resultou em 384 plantas. Quantas dessas possuem uma altura de 250cm?
GABARITO:
a) 6 genes.
b) Cada gene efetivo adiciona 25 cm ao fenótipo mínimo. Espera-se que os descendentes da geração F1 possuam: 150 cm, 175 cm, 200 com, 225 cm, 250 cm, 275 cm e 300 cm.
c) 90 indivíduos.
09. (Unievangélica GO/2014/Janeiro) Leia o texto a seguir. Hoje são conhecidos alguns casos de herança em que um caráter é condicionado por dois ou mais genes. Nesses casos, os vários genes colaboram para determinar a característica; diz-se, portanto, que eles interagem. Um caso especial de interação gênica produz características de variação contínua, como a estatura na espécie humana. Existem muitos fenótipos intermediários entre os fenótipos extremos. TURNPENNY, Peter D.; ELLARD, Sian. Genética Médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. p. 137. Os casos que envolvem uma gradação entre os fenótipos extremos caracterizam a
a) epistasia
b) pleiotropia
c) herança quantitativa
d) segregação independente
GABARITO: C
10. (UEM PR/2014/Julho) Com base nos conhecimentos de Genética, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01. Segundo a Primeira Lei de Mendel ou Lei da Segregação, a separação dos alelos de um gene na meiose não interfere na separação dos alelos de genes localizados em outros pares de cromossomos homólogos.
02. A eritroblastose fetal é causada pela reação entre os anticorpos do plasma sanguíneo da criança Rh negativo com os antígenos das hemácias da mãe Rh positivo.
04. Na determinação da cor do olho humano estão envolvidos 10 genes, cada um com dois alelos. Tratase de um caso de pleitropia.
08. O ambiente e os genes interagem no desenvolvimento e na expressão das características morfológicas, fisiológicas ou comportamentais de um indivíduo.
16. Herança quantitativa é o fenômeno de diversos genes atuarem sobre uma mesma característica, cada um deles produzindo um pequeno efeito aditivo no fenótipo.
GABARITO: 24
11. (UFSC/2015) Para explicar a herança da cor da pele nos humanos, existem dois modelos poligênicos. O primeiro se baseia na existência de dois genes com dois alelos cada um. O segundo admite a existência de três genes, cada um deles também com dois alelos. No primeiro modelo, indivíduos AABB seriam negros e aabb seriam brancos. No segundo modelo, AABBCC seriam negros e aabbcc seriam brancos. Em ambos os modelos, a ação dos genes e seus alelos seria aditiva, não existindo uma relação de dominância entre os alelos envolvidos. A cor da pele dependeria então da presença de alelos mais ou menos ativos na produção da melanina, sendo este um modelo típico de herança quantitativa. Com relação à herança da cor da pele humana, é CORRETO afirmar que:
01. em ambos os modelos, o padrão de herança é autossômico recessivo.
02. no primeiro modelo, a chance de um casal duplo heterozigoto ter um descendente negro é de 6,25%.
04. no segundo modelo, a chance de um casal triplo heterozigoto ter um descendente branco é de 3,12%. 08. no primeiro modelo, há a possibilidade de existirem quatro classes fenotípicas diferentes.
16. no segundo modelo, pode-se prever a existência de sete classes fenotípicas diferentes.
32. na herança de padrão quantitativo, as condições ambientais têm pouca influência nos fenótipos.
64. o gráfico de distribuição das classes fenotípicas de uma herança quantitativa tende a apresentar uma distribuição contínua de suas classes.
GABARITO: 82
Nenhum comentário:
Postar um comentário