Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de agosto de 2022

Histologia - Tecido Epitelial de Revestimento

VÍDEO-AULA DE TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO




Olá queridos alunos! Dúvidas serão dirimidas na caixa de comentários. Coloquem o número da questão. 



QUESTÕES DE TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO 

1. Ufsc (2013) Os tecidos epiteliais são encontrados em uma variedade de organismos animais ou vegetais  desempenhando diferentes funções. Com relação a este tecido, assinale a(s) proposição(ões) 
CORRETA(S). 

01. Os epitélios dos animais caracterizam-se por possuírem muita substância intercelular e  ausência de junções celulares. 

02. Os tecidos epiteliais têm como principal característica o fato de serem uniestratificados. 

04. As microvilosidades são especializações presentes no epitélio dos alvéolos e têm como  principal função aumentar a capacidade de trocas gasosas (hematose). 

08. A pele é o melhor exemplo de tecido epitelial de revestimento. 
16. O epitélio de revestimento das folhas é o principal responsável pela fotossíntese. 

32. Alguns epitélios são responsáveis pela produção de secreções como a adrenalina, a  tiroxina e o leite. 

64. Todos os tecidos epiteliais são originados a partir da mesoderme na embriogênese. 


Resolução: apenas a 0.1 é verdadeira (SOMA = 01)

Comentário da banca organizadora do vestibular:

A questão abordava os tecidos epiteliais, sua estrutura e funções. Prevista com grau de  dificuldade médio revelou-se uma das questões mais difíceis. Mais de 10% dos candidatos  indicaram a proposição 01 como correta, não atentando para o fato de estar indicando que este  tipo de tecido possuía muita substancia intercelular e ausência de junções celulares. Ora,  tecidos epiteliais por serem de revestimento precisam manter-se unidos. Desta forma a  ausência de substancia intercelular e a presença das junções garantem esta união.  Um número superior a 26% consideraram como verdadeira a proposição 02, o que  também surpreende, pois afirmava que os epitélios são uniestratificados.  No ensino fundamental e médio são explorados conceitos de tecidos e órgãos. A  proposição 08 foi apontada por mais de 80% dos candidatos como verdadeira demonstrando  que o conceito de tecido e órgão não esta sendo devidamente compreendido.  Menos de 25% dos candidatos souberam apontar a proposição 32 como a única correta  demonstrando conhecimento das funções dos tecidos epiteliais.  Como já enfatizado em outras questões, no ensino fundamental e notadamente no  médio prioriza-se a memorização ao invés do estabelecimento das relações entre os conteúdos  da Biologia.

2. Os efeitos dos antiinflamatórios estão associados à presença de inibidores da enzima chamada ciclooxigenase 2 (COX-2). Essa enzima degrada substâncias liberadas de tecidos lesados e as transforma em prostaglandinas pró-inflamatórias, responsáveis pelo aparecimento de dor e inchaço. Os antiinflamatórios produzem efeitos colaterais decorrentes da inibição de uma outra enzima, a COX-1, responsável pela formação de prostaglandinas, protetoras da mucosa gastrintestinal. O esquema a seguir mostra alguns antiinflamatórios (nome genérico). As setas indicam a maior ou a menor afinidade dessas substâncias pelas duas enzimas.



Com base nessas informações, é correto concluir-se que
a) o piroxicam é o antiinflamatório que mais pode interferir na formação de prostaglandinas protetoras da mucosa gastrintestinal
b) o rofecoxibe é o antiinflamatório que tem a maior afinidade pela enzima COX-1
c) a aspirina tem o mesmo grau de afinidade pelas duas enzimas
d) o diclofenaco, pela posição que ocupa no esquema, tem sua atividade antiinflamatória neutralizada pelas duas enzimas
e) o nimesulide apresenta o mesmo grau de afinidade pelas enzimas COX-1 e COX-2

3. Ufsc (2013) Os tecidos epiteliais são encontrados em uma variedade de organismos animais ou vegetais  desempenhando diferentes funções. Com relação a este tecido, assinale a(s) proposição(ões)  

CORRETA(S). 

01. Os epitélios dos animais caracterizam-se por possuírem muita substância intercelular e  ausência de junções celulares. 

02. Os tecidos epiteliais têm como principal característica o fato de serem uniestratificados. 

04. As microvilosidades são especializações presentes no epitélio dos alvéolos e têm como  principal função aumentar a capacidade de trocas gasosas (hematose). 

08. A pele é o melhor exemplo de tecido epitelial de revestimento. 
16. O epitélio de revestimento das folhas é o principal responsável pela fotossíntese. 

32. Alguns epitélios são responsáveis pela produção de secreções como a adrenalina, a  tiroxina e o leite. 

64. Todos os tecidos epiteliais são originados a partir da mesoderme na embriogênese.   


4. OBESIDADE
Proteína facilita a absorção de gorduras 

A proteína FATP4, que tem um papel importante na absorção da gordura pelo organismo, se presente em nível elevado nas células que revestem pequenas saliências vasculares do intestino delgado e responsáveis pelo transporte dos ácidos graxos dentro do corpo, leva à obesidade, um problema de saúde... 

 ("Jornal do Brasil", 24/09/99) 

As pequenas saliências vasculares no intestino delgado mencionadas acima consistem na seguinte estrutura e respectiva constituição:
a) glândulas - epitélio e membrana basal
b) vilosidades - epitélio e tecido conjuntivo
c) evaginações - paredes de vasos sangüíneos e linfáticos
d) microvilosidades - membrana plasmática e microtúbulos
e) N D A 

5. A doença celíaca consiste em um distúrbio inflamatório do intestino delgado, que ocorre em indivíduos com sensibilidade ao glúten e à ingestão de trigo, centeio ou cevada. Analise estas duas figuras, em que está representada uma região do intestino delgado em um indivíduo normal - I - e em um indivíduo com doença celíaca - II:



Considerando-se a alteração estrutural representada na Figura II, é INCORRETO afirmar que indivíduos portadores de doença celíaca podem apresentar

a) baixa produção de hemoglobina
b) diminuição da densidade mineral óssea 
c) aumento da absorção de água 
d) retardo do crescimento corporal 
e) n d a


GABARITO: C

COMENTÁRIO: A doença celíaca é uma condição crônica que afeta principalmente o intestino delgado. Portadores desta doença têm intolerância permanente ao glúten. A ingestão desta substância causa danos às vilosidades da parede intestinal, causando REDUÇÃO na absorção de água e nutrientes pelo intestino.

6. Quando um epitélio se apresenta constituído por uma única camada de células, de formato cilíndrico, está bem adaptado à função de:

a) proteção
b) absorção
c) transporte
d) sustentação
e) revestimento externo 

5. A propósito dos tecidos epiteliais, é correto afirmar:

a) Na pele, nas mucosas e nas membranas que envolvem os órgãos do sistema nervoso, encontramos epitélios de revestimento
b) O tecido epitelial de revestimento caracteriza-se por apresentar células separadas entre si por grande quantidade de material intercelular
c) As principais funções dos tecidos epiteliais são: revestimento, absorção e secreção
d) A camada de revestimento mais interna dos vasos sangüíneos é chamada de mesotélio
e) Os epitélios são ricamente vascularizados no meio da substância intercelular 

6. O epitélio que forma a bexiga urinária é denominado:

a) epitélio simples pavimentoso
b) epitélio estratificado cilíndrico
c) epitélio simples cúbico
d) epitélio pseudoestratificado
e) epitélio de transição

7. São afirmativas válidas a respeito de alguns tecidos, EXCETO: 

a) Os epitélios não são vascularizados, sendo nutridos por difusão a partir do conjuntivo subjacente
b) Os capilares sangüíneos são constituídos apenas por tecido epitelial pavimentoso chamado endotélio, de origem mesodérmica
c) )Enquanto nos tecidos epiteliais de revestimento as células são justapostas, no conjuntivo elas são separadas por grande quantidades de substâncias intercelulares
d) O sangue é um tecido líquido com grande variedade de células e proteínas solúveis
e) Todos os tecidos conjuntivos são de origem mesodérmica e vascularizados, exceto o ósseo e o cartilaginoso

8.  ESTRUTURA: formado por uma ou por várias camadas de células, com pouca substância intercelular e ausência de vasos sangüíneos. 

ORIGEM EMBRIONÁRIA: diversa, dependente de sua localização no corpo. As informações apresentadas anteriormente referem-se ao tecido: 

a) epitelial
b) conjuntivo
c) muscular
d) nervoso
e) cartilaginoso

9. Tecido formado por uma ou mais camadas celulares, sem vascularização, com pouquíssima substância intercelular, muitas estruturas de adesão das células, podendo ter função de absorção ou secreção.

A descrição se refere ao tecido:

a) cartilaginoso 
b) muscular 
c) nervoso 
d) epitelial 
e) adiposo

10. Os tecidos epiteliais de revestimento, assim como os tecidos musculares estriados, têm suas células unidas umas às outras. Tal característica lhes confere resistência como um todo, impedindo que forças mecânicas provoquem sua separação. Esses dois tecidos têm em comum a
a) presença de junções celulares que se associam ao citoesqueleto protéico para uni-las firmemente
b) ocorrência de especializações que se projetam na superfície livre das células, coordenando os movimentos em uma só direção
c) organização de vasos linfáticos que se entremeiam nas células, promovendo reconhecimento e adesão
d) capacidade de eliminarem partículas estranhas para produzirem substâncias intercelulares de integração
e) formação de uma rede intracelular esponjosa em que elementos sangüíneos liberam fibrinas para conectar suas células

11. Suponha que após se encontrar o corpo de um ser extraterrestre (E.T.), em uma cidade brasileira, seus órgãos tenham sido encaminhados para análise. Realizou-se, então, um estudo histológico que revelou a existência de certo tecido caracterizado por células prismáticas organizadas em pseudo-estratificação com cílios na região apical.

Considere a hipótese de terem sido utilizados os conhecimentos sobre a classificação e localização dos tecidos nos seres humanos para se interpretar o resultado do estudo histológico mencionado. Neste caso, o tecido analisado poderia ser:

a) o tecido epitelial da traquéia 
b) o tecido conjuntivo do oviduto 
c) o tecido conjuntivo da trompa de Falópio 
d) o tecido epitelial dos túbulos renais 
e) N D A

12. Analise a figura a seguir. 




Com base na figura e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta:
a) A pele negra, representada pela figura de número III, não tem necessidade de produzir melanócitos quando em contato com os raios ultravioleta
b) Os indivíduos de pele albina estão representados pela figura II, pois, em contato com os raios ultravioleta produzem uma quantidade intermediária de melanócitos como conseqüência de problemas enzimáticos
c) Os indivíduos de pele clara estão representados pela figura I, o que justifica o fato da pele destas pessoas, quando em contato com os raios ultravioleta, ficarem vermelhas
d) As células epiteliais da epiderme contêm quantidade variável do pigmento melanina, colocado como um capuz sobre o lado do núcleo celular que está voltado para o exterior, de onde vêm os raios ultravioleta
e) Tumores malignos originados de células epiteliais de revestimento podem ser causados pela falta de exposição ao sol

13. A seguir, são dados três exemplos de alguns invertebrados:

1 - hidra (celenterado)
2 - lombriga (asquelminte)
3 - minhoca (anelídeo)

Apresenta(m) tecido epitelial de revestimento simples de origem ectodérmica:
a) 1, 2 e 3
b) 1 e 2, apenas
c) 1 e 3, apenas
d) 2 e 3, apenas
e) 3, apenas




14. (CEFET-MG) Referindo-se ao tecido epitelial, podemos afirmar:

  I- Os órgãos são revestidos internamente através das mucosas.
 II- Na epiderme, encontram-se, numerosamente, fibras colágenas, elásticas e reticulares.
III- Na superfície de contato de um epitélio com o tecido conjuntivo subjacente, encontra-se uma película protéica acelular denominada lâmina basal.
É correto afirmar que apenas:


a) o item I é verdadeiro    
b) o item II é verdadeiro        
d) os itens I e II são verdadeiros.
c) o item III é verdadeiro.
e) os itens I e III são verdadeiros.

























 

Nenhum comentário:

Postar um comentário