VIDEOAULA SOBRE ANEXOS EMBRIONÁRIOS
MATERIAL PARA DOWNLOAD: Clique aqui!
QUESTÕES COMENTADAS SOBRE ANEXOS EMBRIONÁRIOS
1 (UNICENTRO) Observe a figura a seguir.
Répteis, aves e mamíferos formam um grupo monofilético de vertebrados chamado de amniotas, pois seus embriões desenvolvem-se dentro de uma membrana, ou âmnion. O âmnion é um dos quatro anexos embrionários. Com base na figura e nos conhecimentos sobre anexos embrionários dos amniotas, assinale a alternativa correta.
a) A cavidade amniótica liga, física e funcionalmente, o embrião à placenta.
b) O alantoide cresce a partir da porção posterior do trato digestivo, servindo como um depósito para rejeitos metabólicos durante o desenvolvimento.
c) O âmnion funciona como “pulmão” provisório, através do qual o oxigênio e o gás carbônico são trocados livremente.
d) O córion é uma estrutura acessória que se desenvolve fora do corpo do embrião, sendo eliminado após o consumo do vitelo.
e) O saco vitelino é uma membrana cheia de fluido que envolve o embrião, fornecendo um ambiente aquoso no qual ele flutua protegido de choques mecânicos.
GABARITO: B
02. (ACAFE) Durante o desenvolvimento embrionário de répteis, aves e mamíferos, formam-se estruturas associadas ao corpo do embrião denominada anexos embrionários. A respeito desses anexos, associe as coluna abaixo.
I. Âmnio
II. Saco vitelínico
III. Alantoide
IV. Córion
A. Bolsa ligada ao sistema digestório do embrião, que fornece componentes nutritivos para os vasos sanguíneos desse.
B. Possibilita trocas de gases respiratórios entre o sangue embrionário e o ar atmosférico.
C. Bolsa cheia de líquido que envolve e protege o embrião da dessecação e de choques mecânicos.
D. Bolsa que armazena as excreções produzidas pelo embrião durante seu desenvolvimento.
Assinale a alternativa correta.
a) I-D – II-A – III-B – IV-C.
b) I-A – II-C – III-D – IV-B.
c) I-C – II-A – III-D – IV-B.
d) I-B – II-A – III-C – IV-D.
GABARITO: C
03. (UPE) O desenvolvimento embrionário do cachorro (Canis lupus familiaris) tem início quando o ovócito é fertilizado pelo espermatozoide. No corpo da cadela, o desenvolvimento desse novo ser é marcado por sucessivas etapas, transformações e profundas modificações. Nesse estágio, conhecido inicialmente como “idade da fertilização” ou “idade gestacional”, há formação dos sistemas que constituirão o futuro embrião. A estrutura__1__, formada a partir do 22º dia de gestação, será diferenciada no sistema __2__ no qual, a sua perfeita formação estará relacionada à alimentação da cadela durante o período gestacional. Assim, a deficiência de vitamina__3_ na alimentação desse animal, durante a gestação, poderá não só implicar má formação e defeitos no tubo neural do futuro ser, como também aborto espontâneo e placentação inadequada. Assinale a alternativa cujas palavras preenchem, corretamente, as lacunas do texto acima.
a) 1 – Peritônio; 2 – Digestório e 3 – Piridoxina
b) 1 – Placenta; 2 – Reprodutor e 3 – Niacina
c) 1 – Alantoide; 2 – Locomotor e 3 – Riboflavina
d) 1 – Ânion; 2 – Respiratório e 3 – Tiamina
e) 1- Tubo Neural; 2- Nervoso e 3 – Folato
GABARITO E
04. Reunidos, os cromossomos do espermatozoide e do óvulo representam o material genético do novo indivíduo, com informações necessárias e suficientes para o seu desenvolvimento. A respeito do desenvolvimento embrionário dos animais, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01. O zigoto que se forma após a fecundação normal inicia um processo de divisão celular conhecido como gastrulação.
02. Ovos telolécitos apresentam grande quantidade de vitelo, distribuída de forma heterogênea no citoplasma. Esses ovos possuem um polo vegetativo com maior concentração de vitelo e um polo animal que apresenta menos vitelo, e estão presentes em aves, répteis, peixes e moluscos.
04. O alantoide é uma membrana formada pelo crescimento conjunto do ectoderma e do mesoderma ao redor do embrião e tem por função prevenir a dessecação e amortecer choques mecânicos.
08. Para que a fecundação se concretize, é necessário que ocorra o fenômeno da anfimixia.
16. Os folhetos germinativos são diferenciados no estágio de gástrula, sendo o ectoderma responsável por originar o sistema nervoso, a epiderme e as estruturas associadas a ela.
Soma das alternativas corretas: 26
05. (UPE) Nas aves, todos os recursos necessários para o desenvolvimento embrionário precisam estar contidos dentro do ovo. Nos vivíparos, algumas dessas estruturas foram adaptadas à vida intrauterina. Sobre isso, analise as seguintes proposições:
I. Nos vivíparos, a placenta e o alantoide são estruturas responsáveis pelo processo de alimentação do embrião.
II. Com o aparecimento do cordão umbilical e da placenta, torna-se desnecessária a concentração de grande quantidade de vitelo no interior do óvulo, como o encontrado nos ovos das aves e dos répteis.
III. O âmnion está presente tanto em seres humanos como em aves e répteis, pois ele é fundamental para evitar a desidratação dos embriões.
Está correto, apenas, o que se afirma em:
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III
GABARITO: E
06. (UERN) A figura a seguir mostra o desenvolvimento embrionário de um ser humano e apresenta, numerados, os anexos embrionários que o feto necessita para o seu desenvolvimento.
Analise as afirmativas.
I. A vesícula vitelina, representada pelo número 1, não é necessária nos mamíferos, ela se atrofia gradativamente e desaparece. No parto, aparece junto com alantoide reduzida a vestígios no cordão umbilical.
II. Os números 5 e 6 representam a cavidade amniótica e o cório. A cavidade amniótica protege o feto contra choques mecânicos e o cório envolve a cavidade amniótica.
III. O número 3 indica a placenta, que é o principal contato do feto com a mãe, facilitando a entrada do oxigênio e dos nutrientes e eliminando as excretas do embrião na circulação materna.
IV. O alantoide, representado pelo número 2, é bem reduzido, se une ao cório e à mucosa uterina para formar a placenta.
V. O âmnio, representado pelo número 4, protege todo o feto e os anexos embrionários.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I, II e V.
b) III e IV.
c) II e V.
d) I, III e IV.
GABARITO: B
07. (UniTau) No decorrer do desenvolvimento embrionário de vertebrados, surgem, a partir dos folhetos germinativos, os anexos embrionários. Essas estruturas extraembrionárias desempenham funções importantes no organismo que está em formação, estando associadas ao tipo de desenvolvimento e de ovo da espécie. Com base na figura abaixo, na qual o embrião está representado pelo número 4, assinale a alternativa que apresenta informação incorreta acerca dos anexos embrionários.
a) O anexo âmnio, que está representado em 3, está presente em organismos amniotas, sendo responsável pela proteção do embrião contra choques mecânicos e contra a desidratação.
b) O alantoide, representado por 2, é revestido, em répteis e em aves, pelo folheto germinativo, mesodérmico, tendo função respiratória e de armazenamento de materiais excretados, em répteis e aves.
c) Em anfíbios, peixes, répteis e aves, o anexo 1, saco vitelínico, é bem desenvolvido e fornece nutrientes para o desenvolvimento do embrião, sendo que, em mamíferos, esse anexo persiste como uma estrutura rudimentar.
d) O anexo alantoide é bem desenvolvido em aves e répteis, apresentando, como uma de suas funções, a retirada de cálcio da casca do ovo para fornecê-lo para a construção do esqueleto do embrião.
GABARITO: C

01. A estrutura (1) é o alantoide, o qual armazena as excretas do embrião, retira oxigênio do ar, elimina gás carbônico e retira cálcio da casca do ovo.
02. O saco vitelínico (1) contém vitelo utilizado na nutrição do embrião. A estrutura (3) é o alantoide responsável pela proteção do embrião e retirada de cálcio da casca do ovo.
04. O âmnio (4) contém líquido que protege o embrião contra choques mecânicos e evita seu dessecamento. Já a estrutura (2) contém vitelo de reserva para o embrião.
08. O âmnio (1), alantoide (2) e córion (3) estão presentes apenas nos répteis, nas aves e nos mamíferos, os quais são chamados de amniotas por seu desenvolvimento fora da água.
Soma das alternativas corretas: 05
09. (UEA) Observe a figura.
Comparando-se os anexos embrionários dos mamíferos e das aves, é correto concluir que as funções das estruturas indicadas pelas setas 1 e 2 abrangem, nas aves, as mesmas funções:
a) Do âmnio e do cório.
b) Do alantoide e do saco vitelínico.
c) Do saco vitelínico e do cório.
d) Do alantoide e do âmnio.
e) Do saco vitelínico e do âmnio.
GABARITO: B
10. (FCM-PB) Em répteis, aves e mamíferos, paralelamente ao desenvolvimento dos tecidos embrionários, desenvolvem-se membranas celulares extraembrionárias denominadas anexos embrionários. Essas membranas são:
a) Celoma, âmnio, alantoide.
b) Âmnio, alantoide, celoma e cório.
c) Placenta, vesícula vitelínica, alantoide e cório.
d) Saco vitelínico, âmnio, alantoide e cório.
e) Alantoide, cório e mórula.
GABARITO: D
11. (UPE) Os répteis foram os primeiros vertebrados a conquistar o ambiente terrestre, exigindo grandes adaptações relativas à reprodução – apresentam fecundação interna e ovo terrestre, como casca impermeável e resistente. A presença da casca no ovo trouxe uma serie de “problemas” ao desenvolvimento embrionário tais como, o destino das excretas nitrogenadas produzidas durante o desenvolvimento e a efetuação de trocas gasosas respiratórias da casca. Nas aves e nos répteis, quais os anexos embrionários que solucionaram esses problemas?
a) Cório.
b) Vesícula vitelina.
c) Alantoide.
d) Âmnio.
e) Calaza.
GABARITO: C
12. (UNICENTRO) Na lista a seguir estão indicados todos os anexos embrionários que se formam durante a embriogênese da maioria dos mamíferos.
I. Saco Vitelino.
II. Âmnio.
III. Córion.=
IV. Placenta.
V. Alantoide.
O(s) anexo(s) embrionário(s) exclusivo(s) dos mamíferos e que possibilita(m) um período mais longo de desenvolvimento do embrião no interior do corpo da mãe está(ão) indicado(s) por:
a) Apenas I.
b) Apenas II e III.
c) Apenas III.
d) Apenas IV.
e) Apenas IV e V.
GABARITO: D
13. (UEPG) Com relação aos anexos embrionários, assinale a que for correto.
01. A placenta pode ser encontrada em todos os mamíferos e tem por função a nutrição.
02. Nas aves, o alantoide é bem desenvolvido e realiza a excreção e trocas gasosas.
04. O saco vitelínico garante a nutrição do embrião, já que armazena substâncias nutritivas, com exceção dos mamíferos.
08. O cório, o anexo embrionário mais intimamente ligado ao embrião, realiza trocas gasosas.
16. O âmnio recolhe as excretas do embrião, liberando-as ao meio externo, por meio da casca.
Soma das alternativas corretas: 2
14. (UFMS) Quanto aos anexos embrionários placenta, cordão umbilical, âmnio (ou bolsa aminiótica) e alantoide, écorretoafirmar que:
Soma das proposições corretas: 38
15. (UFMA) Em relação aos anexos embrionários, assinale a única afirmação correta:
a) O surgimento do âmnio no ovo dos anfíbios, primeiros vertebrados com fase adulta terrestre, favoreceu a transição dos vertebrados do ambiente aquático para o terrestre.
b) O córion, presente nos embriões dos répteis e aves, possui uma importante função excretora, acumulando ácido úrico.
c) Uma das funções do âmnio é a respiração, permitindo as trocas gasosas entre o embrião e o meio.
d) A vesícula vitelínica armazena substâncias nutritivas para o embrião durante o seu desenvolvimento, sendo especialmente desenvolvida em espécies de aves e mamíferos de grande porte.
e) O alantoide é mais desenvolvido nas espécies ovíparas (répteis e aves) do que nos mamíferos placentários.
GABARITO: E
16. (UFSC) A figura a seguir mostra o corte transversal de um embrião e anexos embrionários.
Em relação à figura, é correto afirmar que:
a) A seta 1 indica o principal local de produção da gonadotrofina coriônica, hormônio que quando está presente na urina é sinal inequívoco de gravidez.
b) A seta 2 indica a bolsa amniótica, que tem por função hidratar e proteger o feto contra eventuais choques mecânicos.
c) A figura representa o embrião de uma ave.
d) A placenta (indicada pela seta 3) é responsável pela intensa troca de substâncias entre mãe e filho. Esta troca ocorre porque há passagem do sangue da mãe para o filho e vice-versa.
e) A figura difere da representação de um embrião de répteis por possuir âmnio e cório, anexos inexistentes nesses animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário