VIDEOAULA SOBRE TIPOS DE GÊMEOS
MATERIAL PARA DOWNLOAD: Clique aqui!
QUESTÕES COMENTADAS SOBRE GÊMEOS
x
1. (UFT) Gêmeos monozigóticos podem compartilhar um único cório, um único âmnio e uma única placenta quando durante o desenvolvimento embrionário ocorrer:
a) A divisão de uma gástrula em dois blastocistos.
b) A divisão de um blastômero em duas mórulas.
c) A divisão de uma mórula em duas blástulas.
d) A divisão do disco embrionário.
e) A divisão do embrioblasto.
GABARITO: D
02. (UEM) Sobre o crescimento e o desenvolvimento de embriões humanos, assinale o que for correto.
01. Os gêmeos univitelinos são formados após a fertilização, com a entrada de dois espermatozoides no ovócito I.
02. Experimentalmente, as células-tronco embrionárias são obtidas de blastocistos, os quais possuem células totipotentes.
04. A gravidez ectópica é a implantação anormal da placenta na parede uterina, resultante da saída precoce do embrião do saco vitelínico.
08. As doenças mitocondriais de origem materna são resultantes da mutação do DNA mitocondrial.
16. A gonadotrofina coriônica, produzida pelo cório embrionário, é responsável pela implantação do embrião na parede uterina.
Soma das alternativas corretas: 26
03. (UNIFOR) Uma gestante da cidade de São Domingos (SE) está esperando gêmeos siameses, que de acordo com o médico ginecologista e obstetra, Luiz Alberto de Pádua, estão ligados pelo tórax e abdômen. Segundo ele, as crianças dividem o mesmo coração e o fígado, e uma cirurgia para a separação seria considerada de alta complexidade.
Disponível em: https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2019/02/06/gemeos-siameses-de-simao-dias-estaoligados-pelo-coracao-e-o-figado.ghtml Acesso em 30 mar. 2019 (com adaptações).
Os gêmeos xifópagos (siameses) podem resultar da separação parcial do nó e da linha primitivos, em estágios mais tardios do desenvolvimento. A fase pré-embrionária caracterizada por essas estruturas, juntamente com o disco embrionário trilaminar, é mais conhecida como:
a) zigoto.
b) mórula.
c) gástrula.
d) nêurula.
e) blástula.
GABARITO: C
04. (UNICENTRO) Considere que um casal impossibilitado de ter filhos em condições normais tiveram gêmeos, sendo um do sexo masculino e outro do sexo feminino. Isso só foi possível depois que um especialista em reprodução humana sugeriu que, para o caso, o método mais indicado seria o da fertilização in vitro. A técnica consiste na estimulação ovariana para aumentar a produção de óvulos. Em seguida, os óvulos são coletados e levados ao laboratório onde são colocados em meio artificial juntamente com espermatozoides para que ocorra a fecundação. Se a fertilização for bem sucedida, no terceiro dia após a fecundação, os embriões são transferidos para o útero da mãe.
Os embriões viáveis, ao serem introduzidos no útero materno, estão no estágio de:
a) mórula.
b) gástrula.
c) trofoblasto.
d) célula-ovo.
e) embrioblato.
GABARITO: A
05. (UENP) Com base nos conhecimentos sobre embriologia, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) No estágio de gástrula, na maioria das espécies, os blastômeros reorganizam-se em três conjuntos de células: ectoderma, mesoderma e endoderma.
( ) A placenta é um anexo embrionário que elimina gás carbônico e excreções do embrião.
( ) A gestação de gêmeos ocorre quando um ovócito é fecundado por dois espermatozoides.
( ) Nidação é o processo de implantação do embrião no útero.
( ) A ação da gonadotrofina coriônica no corpo-amarelo ovariano mantém elevadas as taxas de estrógeno e progesterona no sangue da gestante.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
a) V, V, F, F, F.
b) V, F, V, F, F.
c) V, F, F, V, V.
d) F, V, V, F, V.
e) F, F, V, V, F.
GABARITO: C
Nenhum comentário:
Postar um comentário