1) Ao realizar uma experiência em um animal vivo e anestesiado, um pesquisador cortou, sem querer, um nervo que inervava um grupo de fibras musculares. Das conseqüências citadas abaixo:
I) Se as fibras musculares inervadas forem do tipo liso, não haverá interferência na sua atividade contrátil, pois os músculos lisos são de contração involuntária, o que significa que não estão submetidos a qualquer controle por parte do sistema nervoso.
II) Se as fibras musculares inervadas pelo nervo seccionado forem do tipo muscular estriado esquelético, ocorrerá uma paralisia, pois estas fibras musculares estriadas necessitam, para se contrair, do estímulo que lhes é fornecido (impulso nervoso) através de fibras nervosas.
III) Se as fibras nervosas seccionadas pertencem ao sistema nervoso autônomo ou vegetativo, não ocorrerá nenhuma modificação na contratilidade, sejam quais forem os tipos de fibras musculares inervadas, pois o sistema nervoso autônomo não tem ação motora sobre nenhum tipo de fibra muscular.
Assinale:
(cód:.3107)
2) "Só uma pessoa com bom condicionamento cardiovascular terá energia suficiente para suportar uma carga de exercícios de musculação", diz o professor Ney Pereira, coordenador do Curso de Pós-Graduação em Educação Física e Fisioterapia da Universidade Gama Filho - RJ." (A Nova Estética Muscular, VEJA 16/06/99) Sobre o assunto, é correto afirmar:
01) No adulto, o músculo estriado cardíaco, quando lesado, é regenerado a partir do tecido epitelial adjacente, o qual tem grande capacidade de regeneração.
02) O oxigênio que o organismo recebe durante a realização de atividade física é distribuído pelo sangue através do plasma sangüíneo.
04) A contração do músculo estriado cardíaco é importante para que o sangue circule no interior dos vasos.
08) O músculo estriado esquelético, muito trabalhado nas academias para a obtenção de um melhor resultado estético, depende do sistema nervoso para se contrair.
16) No caso de um atleta, além da atividade física, uma alimentação equilibrada se faz necessária. Os nutrientes encontrados nos alimentos ingeridos são absorvidos pelos vasos sangüíneos do tecido epitelial de revestimento do intestino.
32) Para que um indivíduo consiga realizar exercícios de musculação, a estrutura óssea é muito importante, pois o esqueleto é um conjunto de estruturas rígidas em que se ligam as fibras do músculo estriado cardíaco.
64) As glândulas sudoríparas, responsáveis pela excreção do suor, são importantes durante a atividade física, pois eliminam do organismo resíduos metabólicos e ajudam a manter constante a temperatura corpórea.
SOMA ( )
(cód:.9796)
5) Os animais utilizam-se dos músculos para movimentar o corpo ou partes dele. É graças à atividade muscular que conseguem andar, nadar, correr, etc. Sobre este assunto, observe a figura adiante e analise as proposições a seguir.
1) As fibras musculares esqueléticas apresentam em seu citoplasma finíssimas fibras contrácteis, as miofibrilas (1).
2) Cada miofibrila é formada por uma seqüência linear de sarcômeros (2).
3) Cada sarcômero é constituído por filamentos protéicos de actina (4) e miosina (3).
4) A presença de íons cálcio (Ca++) no líquido intracelular é uma condição necessária para que ocorra a contração dos sarcômeros (6).
5) No relaxamento dos sarcômeros (5), não há gasto de ATP.
Está(ão) correta(s) apenas:
(cód:.8493)
6) (UFMG) Todas as alternativas apresentam componentes do corpo humano que possuem tecido muscular na sua estrutura fundamental, exceto:
(cód:.12220)
7) Considere os seguintes músculos:
I. lisos, responsáveis pelo peristaltismo
II. estriados, responsáveis pelos movimentos do esqueleto
III. cardíaco, responsável pelos movimentos de sístole e diástole
Precisam estar dispostos em pares antagônicos para serem eficientes em sua função,
(cód:.3344)
8) Coração de sapo, removido do animal e colocado em solução fisiológica adequada, continua a pulsar. Estimulando-se o nervo vago desse coração com uma corrente elétrica, os batimentos tornam-se mais lentos. Banhando-se outro coração, desprovido de nervo vago, com a mesma solução fisiológica, seus batimentos também tornam-se mais lentos. Isto mostra que a diminuição do ritmo dos batimentos cardíacos resulta:
(cód:.3100)
9) Ao microscópio eletrônico verificou-se que as miofibrilas são formadas por miofilamentos, de dois diferentes tipos.
Preencha, com as palavras abaixo, os espaços vazios para completar a afirmação seguinte:
Os filamentos grossos são formados por .................... e os mais finos, por ................ duas proteínas importantes para o processo da contração muscular. A energia usada na contração origina-se da decomposição da molécula de .................................... Na catalisação desse processo são importantes o ................e o ..................
(cód:.3112)
10) Durante o período de relativa inatividade muscular (assinalar a afirmação errada):
(cód:.3105)
12) Que tipo de músculo é responsável pela peristalse ao longo do trato digestório?
(cód:.3355)
13) A força de contração da fibra muscular estriada é definida pela tensão desenvolvida pelos filamentos de miosina e actina do sarcômero e sofre influência do grau de superposição desses filamentos.
(GUYTON, A. C. & HALL, J. E. "Tratado de Fisiologia Médica" Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.)
De acordo com o gráfico, podemos dizer que a molécula de miosina apresenta uma interação mais eficiente com a actina entre os seguintes segmentos:
(cód:.8492)
14) As afirmações a seguir, referem-se aos três tipos de tecido muscular humano.
I - Todos apresentam as miofibrilas, que são estruturas protéicas com capacidade de contração.
II - Como conseqüência da contratilidade, esses tecidos apresentam células com grande quantidade de mitocôndrias.
III - Actina e miosina são as proteínas responsáveis pela contração desses tecidos, num processo que necessita da presença de íons cálcio e magnésio.
Assinale:
(cód:.3331)
16) A função da fosforilcreatina é:
(cód:.3109)
17) O ATP gasto durante a contração muscular é rapidamente reposto graças a uma substância que transfere seu grupo fosfato energético para o ADP, transformando-o em ATP. Essa substância é denominada:
(cód:.3356)
18) Sobre a contração das células musculares estriadas, emitem-se as frases seguintes:
I) Os filamentos de actina não modificam o seu comprimento, mantendo tamanho uniforme.
II) Os filamentos de miosina modificam o seu comprimento, encurtando.
III) Os filamentos grossos deslizam e os filamentos finos permanecem imóveis.
Está(ão,) correta(s):
(cód:.3111)
19) As várias partes do corpo divergem quanto às necessidades dos tipos de músculos que utilizam. Por exemplo, o tipo de músculo requisitado por um jogador de tênis para correr e bater na bola com força e precisão não é o mesmo tipo usado para movimentar a comida ao longo do trato digestório, para que o alimento possa ser digerido.
Os dois tipos de músculos anteriormente mencionados diferem em várias características, mas assemelham-se por possuírem
(cód:.3338)
20) Responda a esta questão de acordo com o seguinte código:
I) Na digestão humana, os alimentos entram em contato sucessivamente com a ptialina, pepsina e tripsina.
II) "A fadiga muscular" é devida ao acúmulo de ácido lático.
III) A função da fosforilcreatina é atuar como reservatório de energia química para a atividade muscular.
(cód:.3104)
21) Analise as afirmações:
I. Nos sistemas de Havers, os osteócitos estão dispostos em camadas concêntricas, ao redor de um vaso sangüíneo.
II. Nos sarcômeros, a actina e a miosina estão dispostas em hélice, sem formar o padrão estriado.
III. Nas sinapses, os axônios de dois neurônios estão em contato direto, através de suas membranas.
Está(ão) correta(s)
(cód:.3348)
22) A energia imediata que supre o processo de contração muscular é derivada de ligações ricas em energia proveniente de:
(cód:.3103)
Eu amo o Luan
ResponderExcluirPena que ele não vai pagar sua faculdade.
Excluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirDÚVIDA: Na questão 2, alternativa 16, é dito como correto "Os nutrientes encontrados nos alimentos ingeridos são absorvidos pelos vasos sanguíneos do tecido epitelial de revestimento do intestino", mas o tecido epitelial não é vascularizado. Não sei se interpretei corretamente, mas não consigo entender esse ponto. Grata.
ResponderExcluirNÃO ENTENDI AQUELA ALTERNATIVA TAMBÉM!
ExcluirSE TECIDO EPITELIAL É AVASCULAR, COMO PODE TER VASOS SANGUÍNEOS