MATERIAL PARA DONWLOAD: Clique aqui!
QUESTÕES SOBRE SISTEMA RESPIRATÓRIO
1. (Unicamp-1998) Os fumantes causam maiores danos às suas vias e superfícies respiratórias ao introduzir nelas partículas de tabaco e substâncias como nicotina em concentrações maiores do que as existentes no ar. Essas substâncias inicialmente paralisam os cílios na traquéia e brônquios e posteriormente os destroem. Além disso, a nicotina provoca a liberação excessiva de adrenalina no sangue aumentando o risco de acidentes vasculares.
a) A que tipo de tecido estão associados os cílios?
b) Qual é a conseqüência da paralisação e destruição dos cílios das vias respiratórias?
c) Explique como os efeitos fisiológicos da liberação da adrenalina podem aumentar os riscos de acidentes vasculares.
d) Onde é produzida a adrenalina?
2) (Fuvest-2000) Em uma situação experimental, camundongos respiraram ar contendo gás oxigênio constituído pelo isótopo 18o. A análise de células desses animais deverá detectar a presença de isótopo 18o, primeiramente,
a) no ATP.
b) na glicose.
c) no NADH.
d) no gás carbônico
e) na água.
GABARITO: E
3) (Unicamp-2000) No século XVIII foram feitos experimentos simples mostrando que um camundongo colocado em um recipiente de vidro fechado morria depois de algum tempo. Posteriormente, uma planta e um camundongo foram colocados em um recipiente de vidro, fechado e iluminado, e verificou-se que o animal não morria.
a) Por que o camundongo morria no primeiro experimento?
b) Que processos interativos no segundo experimento permitem a sobrevivência do camundongo? Explique.
c) Quais as organelas celulares relacionadas a cada um dos processos mencionados na sua resposta ao item b?
3) Resposta
a) O camundongo morria por ter esgotado, pela sua respiração, o oxigênio existente na atmosfera do recipiente de vidro.
b) Os processos são a fotossíntese e a respiração.
c) Mitocôndria: respiração celular aeróbia. cloroplasto: fotossíntese.
4) (UFMG-1995) Observe os esquemas referentes a sistemas respiratórios animais.
Com base nesses esquemas e em conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar-se que:
a) 1 e 2 são comuns a vertebrados e invertebrados.
b) 3 independe do sistema circulatório.
c) 3 e 4 referem-se a animais que possuem mais disponibilidade de O‚ no ambiente.
d) 4 pode pertencer a um animal com coração tetracavitário.
e) O sistema branquial não se inclui entre os esquemas representados.
RESPOSTA : E
05) (Fuvest-2004) Na figura, as curvas mostram a variaçãoda quantidade relativa de gás oxigênio (O2) ligado à hemoglobina humana em função da pressão parcial de O2(PO2), em pH 7,2 e pH 7,4. Por exemplo, a uma PO2 de 104 mmHg em pH 7,4, como a encontrada nos pulmões, a hemoglobina está com uma saturação de O2 de cerca de 98%.
a) Qual é o efeito do abaixamento do pH, de 7,4 para 7,2, sobre a capacidade de a hemoglobina se ligar ao gás oxigênio?
b) Qual é a porcentagem de saturação da hemoglobina por O2, em um tecido com alta atividade metabólica, em que a PO2 do sangue é de 14 mmHg e o pH 7,2, devido à maior concentração de gás carbônico (CO2)?
c) Que processo celular é o principal responsável pelo abaixamento do pH do sangue nos tecidos com alta atividade metabólica?
d) Que efeito benéfico, para as células, tem o pH mais baixo do sangue que banha os tecidos com alta atividade metabólica?
RESPOSTAS
a) O abaixamento do pH reduz a capacidade de a hemoglobina ligar-se ao oxigênio.
b) Levando em consideração os dados apresentados pelo gráfico, a porcentagem de saturação da hemoglobina, nas condições propostas, será de aproximadamente 10%.
c) O processo é a respiração celular, que produz gás carbônico. A reação desse gás com a água leva ao abaixamento do pH.
d) O efeito benéfico é o de favorecer a liberação de oxigênio pela hemoglobina para os tecidos.
06) (Unicamp-2003) A utilização e manipulação de materiais produzidos com amianto foram proibidas, pois esta substância é prejudicial à saúde das pessoas que trabalham na produção de caixas de água, telhas e revestimentos. As fibras de amianto, por serem finíssimas, quando inaladas penetram, por exemplo, nos pulmões, alojando-se nas estruturas responsáveis pelas trocas gasosas.
a) Em que estrutura dos pulmões se alojam as fibras de amianto? Explique como se realizam as trocas gasosas.
b) Além do pulmão, que outras estruturas permitem trocas gasosas nos animais?
RESPOSTAS
a) As fibras de amianto alojam-se nos alvéolos pulmonares. O oxigênio que chega à cavidade alveolar difunde-se aos capilares sangüíneos, enquanto o dióxido de carbono contido nos capilares sangüíneos difunde-se à
07) (PUC-RJ-2001) A respiração é a troca de gases do organismo com o ambiente. Nela o ar entra e sai dos pulmões graças à contração do diafragma. Considere as seguintes etapas do processo respiratório no homem:
I. Durante a inspiração, o diafragma se contrai e desce aumentando o volume da caixa toráxica.
II. Quando a pressão interna na caixa toráxica diminui e se torna menor que a pressão do ar atmosférico, o ar penetra nos pulmões.
III. Durante a expiração, o volume toráxico aumenta, e a pressão interna se torna menor que a pressão do ar atmosférico.
IV. Quando o diafragma relaxa, ele reduz o volume toráxico e empurra o ar usado para fora dos pulmões.
Assinale as opções corretas:
(A) I e II.
(B) II, III e IV.
(C) I, II e III.
(D) I, II e IV.
(E) Todas.
RESPOSTA: D
08) (VUNESP-2010) Dados da Organização Mundial de Saúde indicam que crianças filhas de mães fumantes têm, ao nascer, peso médio inferior ao de crianças filhas de mães não-fumantes. Sobre esse fato, um estudante fez as seguintes afirmações:
I. O cigarro provoca maior concentração de monóxido de carbono (CO) no sangue e provoca constrição dos vasos sanguíneos da fumante.
II. O CO se associa à formando a carboxiemoglobina, um composto quimicamente estável que favorece a ligação da hemoglobina ao oxigênio.
III. O oxigênio, ligado à hemoglobina, fica indisponível para as células e desse modo o sangue materno chega à placenta com taxas reduzidas de oxigênio.
IV. A constrição dos vasos sanguíneos maternos diminui o aporte de sangue à placenta, e desse modo reduz-se a quantidade de oxigênio e nutrientes que chegam ao feto.
V. Com menos oxigênio e menos nutrientes, o desenvolvimento do feto é mais lento, e a criança chegará ao final da gestação com peso abaixo do normal. Sabendo-se que a afirmação I está correta, então podemos afirmar que
a) a afirmação II também está correta, mas esta não tem por consequência o contido na afirmação III.
b) as afirmações II e III também estão corretas, e ambas têm por consequência o contido na afirmação V.
c) a afirmação III também está correta, mas esta não tem por consequência o contido na afirmação V.
d) a afirmação IV também está correta e tem por consequência o contido na afirmação V.
e) as afirmações II, III e IV estão corretas, e têm por consequência o contido na afirmação V.
RESPOSTA: D
09 ) (Mack-2007) Assinale a alternativa correta a respeito do processo respiratório.
a) Nos indivíduos terrestres, a troca de gases com o meio ocorre por difusão simples, enquanto nos animais aquáticos essa troca é feita por transporte ativo.
b) Os pigmentos respiratórios são proteínas exclusivas de animais vertebrados, capazes de aumentar a eficiência do transporte de gases e permitir que esses animais sejam homotermos.
c) A respiração cutânea ocorre em animais aquáticos e em alguns animais terrestres como os aracnídeos.
d) Em insetos, não há um órgão específico que realize as trocas gasosas. Sendo assim, o O2 é levado diretamente a cada célula do corpo.
e) A superfície de troca de uma brânquia é pequena, sendo pouco eficiente na absorção de O2.
RESPOSTA: D
10 (UFSCar-2004) Os esquemas representam processos químicos que ocorrem nas hemácias de uma pessoa, envolvendo hemoglobina (Hb), gás oxigênio e gás carbônico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário