Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de agosto de 2022

Embriologia - Exercícios de revisão

01. (UEM) A união de dois gametas forma o zigoto, que se multiplica e origina um animal multicelular com milhões de células de muitos tipos diferentes. Esse processo é o desenvolvimento embrionário. Sobre o assunto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. A gástrula é a fase embrionária que apresenta arquêntero e blastóporo.

02. O ovo tipo telolécito é rico em vitelo, apresenta o citoplasma (contendo o núcleo) resumido a um pequeno disco. A segmentação desse ovo ocorre apenas no polo animal, enquanto o polo vegetativo permanece indiviso.

04. A cavidade embrionária delimitada pelo terceiro folheto, o mesoderma, é denominada blastocele.

08. O saco vitelínico é o único anexo embrionário que existe em todas as classes de vertebrados.

02. O embrião que, na fase de blástula, apresenta um folheto embrionário, evolui para dois folhetos embrionários (ectoderma e endoderma) através da proliferação e do movimento dos grupos celulares, passando para a fase de gastrulação.

Soma das alternativas corretas: 3


03. (UENP) Com relação aos anexos e ao local onde o embrião se desenvolve, os diversos grupos de animais apresentam desenvolvimentos embrionários bastante distintos. Com base nos conhecimentos sobre desenvolvimentos embrionários dos animais, considere as afirmativas a seguir.

I. O ovo do tipo oligolécito, presente nos anfíbios, répteis e aves, caracteriza-se pelo vitelo ocupar a região central da célula e não se dividir, enquanto o núcleo se divide várias vezes no seu interior.

II. Nos animais ovovivíparos, representados pelos répteis e aves, o embrião absorve diretamente do sangue materno o alimento e o oxigênio necessários e elimina suas excretas através da placenta, que se forma no útero da mãe.

III. Atribui-se ao âmnio um fator muito importante para a conquista do ambiente terrestre pelos répteis, aves e mamíferos, porque, com ele, foi possível o desenvolvimento embrionário desses grupos de animais fora do ambiente aquático.

IV. A fase que compreende da terceira à oitava semana do desenvolvimento embrionário humano é denominada organogênese, porque nela a maior parte dos principais órgãos são formados, e, a partir da nona semana, muda-se sua designação para feto.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.


GABARITO: C


04. (UNIOESTE) Organismos pluricelulares, ao longo de seu desenvolvimento, passam por um processo relativamente lento de mudanças progressivas, as quais chamamos de desenvolvimento. No reino animal existe uma variedade considerável de tipos embrionários, mas a maioria dos padrões de embriogênese compreende variações em três etapas principais que se iniciam após o processo de fertilização e a consequente formação do zigoto. Considerando essas etapas ou fases da embriogênese animal, a gastrulação é caracterizada:

a) por sucessivas divisões mitóticas do zigoto, que se iniciam após a fertilização e dão origem a inúmeras células denominadas blastômeros.

b) por intensa movimentação e reorganização celular, as quais originam os três folhetos germinativos: ectoderma, mesoderma e endoderma.

c) pela formação do blastocisto, o qual, na espécie humana, estará totalmente implantado no útero materno ao final da segunda semana de gestação.

d) pela formação do tubo neural, a partir da mesoderme, e migração de células da crista neural.

e) por ser um processo evolutivamente conservado que acontece por um único mecanismo de migração celular denominado embolia ou invaginação.


GABARITO: B


05. (UEPG) Com relação à embriogênese, assinale o que for correto.

01. Em abelhas, pode-se observar o fenômeno de partenogênese, que leva à formação dos zangões, resultantes do desenvolvimento de óvulos não fecundados.

02. Nos protostômios, o blastóporo origina o ânus e pode-se citar como representantes desse grupo os equinodermos.

04. O blastocisto dos mamíferos é revestido por uma camada de células, o trofoblasto, que originará a placenta posteriormente.

08. Ovos oligolécitos apresentam segmentação holoblástica igual, onde todos os blastômeros apresentam aproximadamente o mesmo tamanho.

16. A mórula é resultante de sucessivas divisões celulares dos blastômeros.

SOMA: 29


06. (UFAL) As afirmações a seguir referem-se à embriologia dos animais pluricelulares. Classifique-as em verdadeiras ou falsas.

I  II

0 0 – Um certo invertebrado produz óvulos com pouco vitelo uniformemente distribuído. Esse dado é suficiente para concluir que, após a fecundação, as primeiras clivagens ocorrem em toda a extensão do ovo, formando blastômeros aproximadamente do mesmo tamanho.

1  1 – A blastulação é o fenômeno que transforma o zigoto em um embrião formado por duas camadas de células, contendo uma abertura chamada blastóporo.

2   2 – Nos animais deuterostômios, o blastóporo origina a boca.

3   3 – O endoderma da gástrula dos vertebrados origina o sistema nervoso.

4   4 – O anexo embrionário das aves, que protege o embrião de choques mecânicos, é o âmnio.


RESPOSTA: VFFFV


07. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA) Logo após a fecundação, a célula-ovo ou zigoto, recém formada, inicia um processo de sucessivas divisões denominadas clivagem ou segmentação. A respeito desta temática, assinale o que for correto.

01. De acordo com a natureza do óvulo que deu origem ao zigoto, essa segmentação poderá transcorrer de uma das seguintes maneiras: holoblástica ou total e meroblástica ou parcial.

02. A segmentação parcial discoidal pode ser vista com zigotos que surgiram a partir de óvulos centrolécitos, como os ovos das aves, e a segmentação parcial superficial sucede com os zigotos resultantes de óvulos telolécitos, como os ovos dos répteis.

04. A segmentação total igual ocorre em zigotos provenientes de óvulos nos quais o vitelo é inexistente, ou reduzido a uma quantidade mínima, homogeneamente distribuída por toda a célula.

08. A segmentação parcial ocorre nos zigotos em que observamos áreas de vitelo puro. E isso explica porque o vitelo, quando puro, não sofre segmentação. Então, somente a parte da célula que contém o “protoplasma” (citoplasma e núcleo) é que entra em clivagem. Por isso a segmentação é parcial.

Soma das alternativas corretas: 13


08. (UEM) Considerando o esquema a seguir e outros conhecimentos embriológicos, assinale o que for correto.

01. O esquema apresenta falhas. Sendo os platelmintos triblásticos, não podem ser acelomados e sim pseudocelomados.

02. O terceiro folheto embrionário, ou seja, o endoderma, possibilitou a formação do celoma.

04. O blastóporo, ou abertura do arquêntero, sempre originará a boca.

08. Os deuterostômios são classificados em enterocelomados, ou seja, têm o celoma originado de evaginações do arquêntero.

16. O aparecimento do terceiro folheto germinativo foi um fato importantíssimo na história evolutiva dos animais. É a partir dele que se originam os músculos e os tecidos esqueléticos do corpo.

32. Na organogênese, o ectoderma, presente inclusive nos diblásticos, é responsável também pela formação do sistema nervoso e da epiderme.

64. A presença da cavidade digestiva é uma adaptação fundamental ao modo de vida heterotrófico. Em todos os diblásticos, não foi possível a formação de tal cavidade, pela ausência do terceiro folheto germinativo.

Soma das alternativas corretas: 56


09. (COVEST) Tivemos no Recife um acontecimento que se tornou notícia nacional, despertando grande emoção e debate: a avó que deu à luz os gêmeos da filha. Fato possível a partir de muita pesquisa sobre o desenvolvimento embrionário humano. Assinale corretamente:

I   II

0  0 – A ovogênese é finalizada apenas quando ocorre a penetração do espermatozoide no ovócito II, liberado pelo ovário quando está iniciando a segunda divisão meiótica.

1   1 – Por volta de 6 a 7 dias após a fecundação, a blástula implanta-se no endométrio uterino, o qual deve encontrar-se com características da fase secretora, que é rica em nutrientes.

2  2 – Devido à ausência de vitelo nos mamíferos, o desenvolvimento dos anexos embrionários ocorre precocemente a partir da gástrula, para garantir a nutrição do embrião.

3  3 – A vesícula vitelínica, responsável pela nutrição dos embriões de aves, peixes e anfíbios, junta-se ao cório e à parede uterina. Tal junção, nos mamíferos, dá origem à placenta.

4  4 –  O folheto embrionário mais externo, o ectoderma, que dá origem à epiderme e seus anexos e ao sistema nervoso, já se caracteriza como camada celular bem definida no momento da implantação do embrião.

GABARITO: VVFFF


10. (UEPG) O esquema representativo a seguir descreve etapas do desenvolvimento do anfioxo. Sobre o assunto, assinale o que for correto.

Adaptado de: Linhares, S.; Gewandsznajder, F. Biologia hoje.

15a ed. Volume 1. Editora Ática. São Paulo, 2010.

01. A segmentação do anfioxo é holoblástica e igual. A mórula (A) transforma-se em blástula (B), que sofre invaginação e origina a gástrula (C), resultando em duas camadas de células, a ectoderme (1) e a endoderme (3).

02. A partir da endoderme (7), formam-se as glândulas, o sistema nervoso e os músculos.

04. Nos protostômios, o blastóporo (2) origina a boca e, nos deuterostômios, origina o ânus.

08. D = gástrula; 5 = tubo neural; 6 = notocorda; 7 = pulmões; 8 = boca.

16. O tubo neural (6) e a notocorda (5) formam-se apenas nos cordados. Nos vertebrados, a notocorda é substituída pela coluna vertebral e o tubo neural origina o sistema nervoso.

Soma das alternativas corretas: 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário