VIDEOAULA SOBRE TEORIAS DA EVOLUÇÃO
MATERIAL PARA DOWNLOAD: Clique aqui
QUESTÕES SOBRE TEORIAS DA EVOLUÇÃO
01. (UNIPAR) Charles Darwin forneceu uma explicação para as origens e adaptação das espécies por meio da seleção natural. A adaptação aumenta a capacidade de um organismo utilizar-se dos recursos ambientais para sobreviver e se reproduzir. Com base na série de observações e conclusões de Darwin, analise as afirmações abaixo:
I. O tamanho das populações naturais permanece constante ao longo do tempo, sendo limitado por fatores ambientais, como a disponibilidade de alimento, locais e procriação e presença de inimigos naturais.
II. Uma luta contínua pela existência ocorre entre indivíduos de uma população e cada geração muitos deles morrem sem deixar descendentes; os que sobrevivem apresentam determinadas características relacionadas à adaptação.
III. Os indivíduos de uma população possuem as mesmas características, o que influencia sua capacidade de explorar com sucesso os recursos naturais e de deixar descendentes.
Podemos afirmar que:
a) As afirmativas I, II e III são corretas.
b) Somente as afirmativas I e II são corretas.
c) Somente as afirmativas I e III são corretas.
d) Somente as afirmativas II e III são corretas.
e) Somente a afirmativa II está correta.
Comentário: Darwin dizia que existem variações de características entre indivíduos da mesma espécie. Ele só não sabia explicar o por quê dessas difereças! GABARITO: B
02. (UEPG) O pensamento evolutivo predominante, até meados do século XVIII, preconizava que cada espécie teria surgido de maneira independente e permaneceria sempre com as mesmas características. No início do século XIX, a hipótese de uma transformação de espécies passou a ser defendida por alguns cientistas para explicar a diversidade das espécies. Assinale o que for correto sobre as teorias evolutivas.
01. Segundo o Lamarckismo, a evolução das espécies era guiada pelas mudanças ambientais. Ou seja, os seres vivos reagem às mudanças utilizando alguns órgãos mais do que outros e transmitem as mudanças em seu corpo às gerações seguintes.
02. O neodarwinismo ou teoria sintética da evolução considera que um órgão se desenvolvia com o seu uso e atrofiava-se com o seu desuso. Por exemplo, a girafa atual poderia ter adquirido um pescoço comprido como resultado do uso constante e do esforço de um ancestral, de pescoço menor, para alcançar as folhas do alto das árvores.
04. Segundo o mecanismo de evolução proposto por Darwin, os indivíduos com mais oportunidades de sobrevivência seriam aqueles com características apropriadas para enfrentar as condições ambientais, os quais teriam maior probabilidade de se reproduzir e deixar descendentes férteis – Seleção Natural.
08. De acordo com o darwinismo, o próprio ambiente selecionava as espécies mais bem adaptadas. Como exemplo atual, podemos citar a ação de certos antibióticos que induzem mutações em cepas de bactérias ultra resistentes.
Soma das alternativas corretas: 05
03. (UEL) Mimetismo é um termo utilizado em biologia, a partir da metade do século XIX, para designar um tipo de adaptação em que uma espécie possui características que evoluíram para se assemelhar com as de outra espécie. As observações do naturalista Henry Walter Bates, estudando borboletas na Amazônia, levaram ao desenvolvimento do conceito de mimetismo batesiano. É correto afirmar que o mimetismo batesiano é uma adaptação em que:
a) a fêmea de algumas espécies de inseto é imitada por flores que se beneficiam da tentativa de cópula do macho para sua polinização.
b) uma espécie apresenta características que a assemelham ao ambiente, dificultando sua localização por outras espécies com as quais interage.
c) um modelo inofensivo é imitado por um predador para se aproximar o suficiente de sua presa a ponto de capturá-la.
d) um modelo tóxico ou perigoso é imitado por espécies igualmente tóxicas ou perigosas.
e) um modelo tóxico ou perigoso é imitado por espécies palatáveis ou inofensivas.
GABARITO: E
04. (UFJF) Em relação às teorias evolutivas, qual é a alternativa incorreta?
a) O surgimento da teoria sintética da evolução relaciona-se com a incorporação de conhecimentos genéticos às ideias darwinianas.
b) A frequência de determinados alelos em uma população, obtida pela equação proposta no teorema de Hardy-Weinberg, não se manterá em equilíbrio ao longo das gerações seguintes, devido à fatores evolutivos, tais como a mutação e seleção natural.
c) Darwin explicava que as mudanças nos seres vivos ocorrem ao acaso e são causadas pela reprodução sexuada e pelas mutações gênicas.
d) Para os estudos sobre seleção natural, Darwin considerou a seleção artificial, que é promovida pelo ser humano para selecionar certas variedades de animais e plantas.
e) O lamarckismo se baseia na ideia de que certos órgãos se desenvolvem nos seres vivos de acordo com as suas necessidades e seu uso.
GABARITO: C
05. (UERJ) Os primeiros artrópodes eram animais marinhos. Ao longo do processo evolutivo, alguns membros desse grupo sofreram transformações que possibilitaram a eles a conquista do meio terrestre. Uma transformação que contribuiu para a permanência destes artrópodes nesse ambiente seco foi:
a) circulação aberta.
b) respiração traqueal.
c) fecundação externa.
d) digestão extracorpórea.
GABARITO: B
06. (Unitau) Jean-Baptiste Lamarck, naturalista francês, foi o primeiro cientista a apresentar formalmente uma teoria da evolução. Entretanto, foi o inglês Charles Darwin quem, no século XIX, provocou as discussões que geraram profundas dúvidas acerca dos conceitos vigentes à época, fazendo com que, afinal, se admitissem as transformações ocorridas nos seres vivos como resultantes das alterações do meio ambiente. Assim, questões como “Os seres vivos teriam surgido já com a complexidade que apresentam hoje ou, alternativamente, teriam sofrido uma sequência de modificações ao longo do tempo?” são respondidas. Com relação à evolução dos seres vivos e à teoria de Lamarck, analise as afirmativas.
I. O mundo natural é uma criação imutável e permanente, e as espécies vivas já existiam desde a origem do planeta. A extinção de muitas delas deveu-se a eventos catastróficos, que teriam exterminado grupos inteiros de seres vivos.
II. O modo pelo qual os diferentes órgãos são utilizados altera características do indivíduo, e essas características são transmitidas para seus descendentes. Por exemplo, um órgão muito utilizado se desenvolve mais; um órgão subutilizado se atrofia. Assim, ao longo do tempo, os organismos se modificam, podendo dar origem a novas espécies.
III. Os indivíduos não nascem todos iguais, ainda que descendam dos mesmos pais. Essas diferenças entre os indivíduos influenciam suas chances de sobrevivência, considerando que, dentre as variações, podem estar presentes habilidades que tornem o indivíduo mais apto a sobreviver.
IV. Por meio da reprodução, indivíduos melhores adaptados para sobreviver no ambiente transmitem aos seus descendentes suas características vantajosas para a sobrevivência. Com o passar das gerações, todos os indivíduos dessa espécie devem apresentar essas características.
V. É característica dos seres vivos evoluírem para um nível de complexidade e perfeição cada vez maiores, como aquele em que os seres evoluíram a partir de microrganismos simples, originados de matéria não viva.
Está correto o que se apresenta em:
a) I e IV, apenas.
b) II e V, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) III e V, apenas.
e) II, IV e V, apenas.
GABARITO: B
07. (FUVEST) Assinale a alternativa que ordena corretamente três novidades evolutivas, de acordo com o seu surgimento no processo de evolução das plantas terrestres.
a) Sistema vascular, semente, flor.
b) Sistema vascular, flor, semente.
c) Semente, sistema vascular, flor.
d) Semente, flor, sistema vascular.
e) Flor, sistema vascular, semente.
GABARITO: A
08. (UFPA) Guerra evolutiva. As salamandras-de-pele-rugosa desenvolveram a habilidade de secretar pela epiderme um veneno paralisante (TTX – tetrodotoxina) que detém ou mata a maioria dos predadores devido ao bloqueio de canais de sódio dependentes de voltagem, cuja ativação é necessária para a condução dos impulsos nervosos. Algumas serpentes do gênero Thamnophis desenvolveram resistência ao veneno. Há, no entanto, um preço a pagar: estas serpentes movimentam-se lentamente por várias horas após ingerir essas salamandras, tornando-se vulneráveis aos seus próprios predadores.
(in: Life: The Science of Biology, 8th edition).
Sobre o processo de adaptação de que trata o texto acima, a única alternativa correta é:
a) Seleção natural foi o elemento causador das características que tornaram as serpentes resistentes ao veneno.
b) Serpentes com mutações nos canais de sódio foram selecionadas entre as populações de serpentes que existem no ambiente.
c) Essa adaptação é completamente lucrativa para a população de serpentes resistentes, uma vez que as impede de serem afetadas pelo veneno da presa.
d) A adaptação a que se refere o texto é um exemplo da teoria de Lamarck para a existência e variabilidade genética entre os seres vivos.
e) De tanto serem expostas ao veneno, essas serpentes desenvolveram uma adaptação em seus canais de sódio que os tornou resistentes ao efeito do TTX.
GABARITO: B
09. (UEA) Em 1858, Darwin e Wallace apresentaram o mecanismo evolutivo: seleção sobre a variabilidade existente a cada geração de seres vivos. Contudo, não apresentaram uma explicação plausível para a origem dessa variabilidade. Essa explicação começou a ser delineada no início dos anos 1990, com:
a) a Lei do uso e desuso e a descoberta do mecanismo de ação dos genes.
b) a Teoria cromossômica da herança e a compreensão das Leis de Mendel.
c) a descoberta dos íntrons e o mecanismo de reprodução assexuada.
d) o Teorema de Hardy-Weinberg e a compreensão do mecanismo de propagação vegetativa.
e) a Lei da transmissão dos caracteres adquiridos e a descoberta do código genético
GABARITO: B
10. (IFMT)
SUPERBACTÉRIA PODE CAUSAR DOENÇAS INTRATÁVEIS – E ASSUSTA OS MÉDICOS
Uma superbactéria mutante pode ser o fim da era dos antibióticos e criar as primeiras infecções impossíveis de tratar. O Departamento de Defesa dos EUA encontrou uma bactéria resistente à colistina, um dos antibióticos usados como “último recurso” em infecções que resistem a outros remédios.
(Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/superbacteria-pode-causar-doencas-intrataveis-e-assusta-os-medicos. Acessado em ago. 2016).
O surgimento das superbactérias pode ser explicado pelo fato de as bactérias:
a) apresentarem genes de resistência aos antibióticos e serem selecionadas positivamente.
b) apresentarem plasmídeos em grande número, o que confere resistência aos antibióticos.
c) terem seu material genético modificado pelo uso dos antibióticos.
d) serem constantemente submetidas a antibióticos os quais as tornam resistentes.
e) possuírem tendência de se acostumar com os antibióticos e serem selecionadas naturalmente.
GABARITO: A
11. (UEL) Leia o texto a seguir.
A sociedade contemporânea convive com os riscos produzidos por ela mesma e com a frustração de, muitas vezes, não saber distinguir entre catástrofes que possuem causas essencialmente naturais e aquelas ocasionadas a partir da relação que o homem trava com a natureza. Os custos ambientais e humanos do desenvolvimento da técnica, da ciência e da indústria passam a ser questionados a partir de desastres contemporâneos como AIDS, Chernobyl, aquecimento global, contaminação da água e de alimentos pelos agrotóxicos, entre outros.
(Adaptado de: LIMA, M. L. M. A ciência, a crise ambiental e a sociedade de risco. Senatus. v.4. n.1. nov. 2005. p.42-47.)
O uso indiscriminado e abusivo de agrotóxicos, como os herbicidas, pode acarretar a necessidade da utilização de concentrações cada vez mais frequentes e maiores de substâncias presentes nesses produtos, para obter os efeitos esperados. Depois de um longo período de tempo, esse agrotóxico não surtirá mais os efeitos desejados, ou seja, exterminar as ervas daninhas, que competem pelos nutrientes do solo em plantações de soja. Acerca da explicação para esse fenômeno, assinale a alternativa correta.
a) As pequenas doses do agrotóxico desenvolveram resistência nas ervas daninhas.
b) As ervas daninhas resistentes foram selecionadas pelo uso do agrotóxico.
c) As ervas daninhas se acostumaram e se adaptaram ao agrotóxico.
d) As ervas daninhas submetidas ao agrotóxico tornaram-se dependentes da substância.
e) O agrotóxico modificou as ervas daninhas, induzindo mutações.
GABARITO: B
12. (PUC-PR) Em outubro de 2010, a Anvisa, após alguns hospitais brasileiros sofrerem com um surto da bactéria “KPC”, resolveu proibir a venda de antibióticos sem receita médica pelas farmácias. Com a nova regra, a receita médica para antibióticos ficará retida na farmácia junto com os dados do comprador. A validade da receita é de 10 dias, o que obriga o paciente a procurar novamente o médico em casos de persistência da doença. Um dos objetivos da regra é mudar o hábito do brasileiro de se automedicar, uma vez que o uso indiscriminado de antibióticos pode provocar:
a) A resistência microbiana, a qual pode tornar a bactéria resistente ao medicamento, uma vez que o uso indiscriminado de antibióticos pode induzir novas formas de bactérias.
b) A aquisição de resistência por indução de componentes antimicrobianos; com isso, as bactérias geram cepas capazes de suportar os antibióticos.
c) A resistência microbiana desencadeada pela indução de formas genéticas modificadas pela troca de pequenos plasmídeos (plasmídeo R) encarregados de levarem consigo genes que permitem a resistência antimicrobiana.
d) A necessidade de mudança por parte da população bacteriana, que se torna resistente por alterações genéticas impostas pelo uso dos antibióticos.
e) A redução da eficácia dos antibióticos devido à seleção de organismos resistentes.
GABARITO: E
13. (PUC-Campinas) Por suas características, a taxonomia zoológica classifica o homem entre os primatas. Considere o esquema abaixo, que representa uma das hipóteses sobre a filogenia desse grupo durante os últimos 60 milhões de anos.
Analisando-se esse esquema, é correto afirmar que:
a) O chimpanzé e o homem têm um ancestral comum.
b) O homem surgiu aproximadamente há 50 milhões de anos.
c) O gibão e o orangotango são parentes próximos dos prossímios atuais.
d) Os macacos do Novo Mundo são mais evoluídos do que os do Velho Mundo.
e) O gorila é o parente mais próximo do homem.
GABARITO: A
14. (UECE) Charles Darwin (1809-1882) e Gregor Mendel (1822–1884) viveram na mesma época, mas não se conheceram. No entanto, a compreensão atual da evolução deriva das teorias propostas por esses importantes pesquisadores. Sobre a teoria elementar da evolução, é correto afirmar que:
a) o surgimento de novas espécies, denominado especiação, ocorreu em um período e a partir de espécies ancestrais.
b) para explicar a evolução, Charles Darwin utilizou fenômenos e processos subjetivos: por isso a evolução é considerada uma teoria.
c) os conhecimentos sobre mutações e recombinação gênica, sem influência da seleção natural, podem explicar a evolução.
d) características hereditárias que influenciam a capacidade de sobrevivência e reprodução promovem variação na espécie.
GABARITO: D
15. (UFTM) Um estudante do ensino médio, ao ler sobre o tegumento humano, fez a seguinte afirmação ao seu professor: o homem moderno não apresenta tantos pelos como os seus ancestrais, pois deixou de usar esses anexos como isolante térmico. Isso só foi possível porque o homem adquiriu uma inteligência que permitiu a confecção de roupas, protegendo-o do frio.
Diante dessa informação dada pelo aluno, o professor explicou que isso:
a) Não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Lamarck, que pressupõe que estruturas do corpo que não são solicitadas desaparecem e essas características adquiridas são transmitidas aos descendentes.
b) Não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Lamarck, que pressupõe que existe variação genotípica entre indivíduos, sendo que aqueles portadores de características adaptativas conseguem sobreviver e deixar descendentes.
c) Não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Stephen Jay Gould, que pressupõe que os seres vivos não se modificam por interferência ambiental, mas sim por alterações genéticas intrínsecas.
d) Ocorreu de fato e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Darwin, que pressupõe que os seres vivos com características adaptativas favoráveis têm maiores chances de viver.
e) Ocorreu de fato e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Darwin, que pressupõe que os seres vivos por necessidade vão se modificando ao longo do tempo.
GABARITO: A
16. (UNCISAL) A evolução rege todas as dimensões do universo vivo. É impossível entender qualquer fenômeno da vida sem a perspectiva evolutiva.
PINNA, MÁRIO DE. Darwin: Impactos no conhecimento e na cultura. Revista Pesquisa FAPESP, mar. 2009.
A partir desse entendimento, dadas as afirmativas:
I. A hereditariedade é baseada nas informações genéticas que podem sofrer mutações.
II. A evolução atua sobre um indivíduo.
III. Seleção natural é um dos mecanismos básicos da evolução.
IV. As populações evoluem por mudanças nas frequências gênicas trazidas pela deriva genética aleatória, pelo fluxo gênico e, especialmente, pela seleção natural.
Verifica-se que está(ão) de acordo com a Teoria Sintética da Evolução:
a) II, apenas.
b) I e IV, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
GABARITO: D
17. (IFSuldeMinas) O filme de ficção científica X-men, aborda a discriminação sofrida por mutantes. No final do filme é apresentado o texto que se segue: “Mutação: a chave para nossa evolução”. Desta maneira, mutações vantajosas devem ser incorporadas e mantidas na população, sendo um fator crucial para a evolução. Considerando os fatores genéticos e evolutivos, assinale a alternativa correta:
a) A proposta de seleção natural de Darwin contempla a recombinação gênica e a mutação.
b) O equilíbrio de Hardy-Weinberg é potencializado com os aspectos vantajosos oriundos da mutação.
c) A mutação é um fator que favorece a evolução, essa teoria é a do neodarwinismo.
d) Os fatores ambientais, como radiação e produtos químicos, são os únicos responsáveis pelas mudanças no DNA dos indivíduos.
GABARITO: C
18. (UEA) Observe os esquemas abaixo.
Os processos 1 e 2 representam, respectivamente:
a) Darwinismo e lamarckismo.
b) Lamarckismo e criacionismo.
c) Criacionismo e fixismo.
d) Fixismo e evolucionismo.
e) Evolucionismo e darwinismo.
GABARITO: D
19. (UPE) As figuras abaixo apresentam três tipos de seleção natural, nas quais os besouros claros e escuros se proliferaram e desenvolveram, ao longo das gerações, certas características. Com base nos conhecimentos sobre seleção natural e nas figuras, analise os tipos de seleção a seguir:
As figuras 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, aos seguintes tipos de seleção natural:
a) 1 – estabilizadora 2 – direcional 3 – disruptiva.
b) 1 – conservadora 2 – disruptiva 3 – reprodutiva.
c) 1 – reprodutiva 2 – estabilizadora 3 – direcional.
d) 1 – conservadora 2 – reprodutiva 3 – direcional.
e) 1 – reprodutiva 2 – disruptiva 3 – direcional.
GABARITO: A
20. (UFC) Em um estudo realizado nas ilhas Galápagos, um casal de pesquisadores observou que indivíduos de uma espécie de tentilhão (espécie A) comumente se alimentavam de sementes de vários tamanhos. A ilha onde a espécie A ocorria foi colonizada por outra espécie de tentilhão (espécie B). Indivíduos de B se alimentavam de sementes grandes e eram mais eficientes que A na aquisição deste recurso. Com o passar dos anos, os dois pesquisadores observaram que o tamanho médio do bico dos indivíduos de A estava reduzindo gradualmente. Considerando que pássaros com bicos maiores conseguem se alimentar de sementes maiores, o processo de redução de bico observado em A é um exemplo de seleção:
a) Direcional: o estabelecimento de indivíduos da espécie B representou uma pressão seletiva que favoreceu indivíduos da espécie A com bicos pequenos.
b) Disruptiva: o estabelecimento de indivíduos da espécie B representou uma pressão seletiva que favoreceu indivíduos da espécie A com bicos muito pequenos ou muito grandes.
c) Estabilizadora: o estabelecimento de indivíduos da espécie B representou uma pressão seletiva que favoreceu indivíduos da espécie A com bicos de tamanho intermediário.
d) Sexual: o estabelecimento de indivíduos da espécie B aumentou a competição entre machos da espécie A por acesso às fêmeas.
e) Direcional: o estabelecimento de indivíduos da espécie B induziu mutações em indivíduos da espécie A.
GABARITO: A

a) Os camundongos se camuflam em seus respectivos ambientes, embora isso não interfira em processos de seleção natural, nesse caso.
b) A cor dos camundongos é um importante fator adaptativo ao ambiente, seja ele de praia ou de terra.
c) O fato de terem sido borrifados garantiu uma nova proteção contra predadores nos ambientes considerados.
d) Não é possível fazer uma correlação clara entre a cor do ambiente considerado e a cor apresentada pelos camundongos nativos.
GABARITO: B
22. “Quando se fala em evolução, temos que utilizar um ponto de partida. Para entender como ela ela funciona, precisamos estar bem familiarizados com os mecanismos que fazem com que ela aconteça. Existem basicamente dois tipos de mecanismos evolutivos. Aqueles que criam variação, e aqueles que são responsáveis pela distribuição dessas variações nas populações. Sendo assim, podemos dizer que os mecanismos que geram variação são o substrato de ação para os mecanismos que são responsáveis por determinar a frequência das variações.”
Fonte: http://diariodomacacu.blogspot.com.br/2013/05/mecanismos-evolutivos.html. Acesso em: 10.ago.2017.
Sobre os mecanismos evolutivos podemos citar a(s):
a) seleção natural, que está relacionada com o favorecimento reprodutivo de indivíduos com características vantajosas e herdáveis, ou seja, com o destino das variações.
b) deriva genética, que influencia de forma mais significativa populações pequenas e está relacionada com alterações não aleatórias nas frequências alélicas, produzindo variabilidade genética.
c) mutações, representadas por uma alteração na sequência de aminoácidos de uma molécula de DNA que introduzem variações novas na população.
d) a herança de caracteres adquiridos, quando indivíduos transmitem aos filhos características desenvolvidas ao longo de suas vidas, afetando a variação existente na próxima geração.
e) o fluxo gênico, capaz de introduzir ou remover alelos de uma determinada população, sendo o principal mecanismo que explica a existência de adaptações.
GABARITO: B
23. (CEDERJ) A cientista americana Lynn Margulis ficou conhecida por sua teoria da endossimbiose, que desafia as teorias neodarwinistas com o argumento de que as variações herdadas não se devem a mutações ao acaso, mas à interação entre os organismos a longo prazo. Segundo Margulis, a origem das primeiras células com núcleo se deu a partir da fusão de bactérias primitivas, há bilhões de anos, e essa associação seria um fator a ser levado em conta na evolução das células eucarióticas. Segundo essa teoria:
a) os cloroplastos originaram-se a partir de um procarionte que viveu em simbiose com uma célula eucarionte ancestral.
b) as mitocôndrias originaram-se a partir de invaginações da membrana citoplasmática de um procarionte ancestral que segregou enzimas responsáveis pelas funções exercidas por essas organelas.
c) o núcleo originou-se a partir de uma associação simbiótica entre procariontes ancestrais contribuindo para a evolução da célula eucariótica.
d) organelas como o Complexo de Golgi e Retículo Endoplasmático originaram-se a partir de uma associação simbiótica entre procariontes ancestrais contribuindo para a evolução da célula eucariótica.
GABARITO:A

Como se percebe, o uso do inseticida pode provocar:
a) diminuição considerável da densidade populacional dos mosquitos.
b) sobrevivência dos insetos mais resistentes, por um mecanismo de seleção natural.
c) mutações nos insetos, favorecendo a sobrevivência daqueles mais resistentes.
d) aumento aleatório das formas de mosquitos menos resistentes ao inseticida.
GABARITO: B
25. (UECE) De acordo com a teoria sintética da evolução ou neodarwinismo, a unidade evolutiva é:
a) o indivíduo, pois seu genótipo se altera ao longo da vida e a seleção natural atua sobre genes ou características genéticas de forma isolada.
b) a população, pois seu conjunto gênico pode mudar em sucessivas gerações e tais mudanças podem ocorrer por fatores como mutação e recombinação gênica.
c) a comunidade, pois engloba conjuntos gênicos de diferentes populações e incorpora o conceito de seleção natural à teoria darwinista.
d) o ecossistema, pois engloba conjuntos gênicos de diferentes comunidades e incorpora o conceito de recombinação gênica à teoria darwinista.
GABARITO: B
26. (FIT) O desenvolvimento de raças de animais domésticos pode ser considerado um processo evolutivo artificial, pois apresenta certas particularidades que o diferem substancialmente do desenvolvimento dos grupos taxonômicos, tais como as espécies, pelos processos evolutivos naturais. A principal diferença observada entre os processos citados é:
a) o cruzamento direcionado, em função de características fenotípicas, para o desenvolvimento das raças domésticas.
b) a seleção natural, de características mais adaptadas, para o desenvolvimento das raças domésticas.
c) a fecundação in vitro, realizada em laboratório, como procedimento mais utilizado para gerar as diferentes raças domésticas.
d) as mutações controladas no genótipo dos animais domésticos, que proporcionam maior variabilidade genética.
e) a criação diferenciada, em ambientes não selvagens, responsável por induzir as mutações genotípicas nas populações originais.
GABARITO: A
27. (UEA) O esquema ilustra, de maneira simplificada, os processos biológicos que promovem a adaptação e, consequentemente, a evolução das espécies.
Com relação aos processos esquematizados, pode-se afirmar que:
a) a variabilidade depende essencialmente da seleção natural.
b) a recombinação gênica foi estudada inicialmente por Charles Darwin.
c) a seleção natural ocorre em função da ação do ambiente.
d) as mutações foram estudadas inicialmente por Gregor Mendel.
e) a adaptação independe da variabilidade.
GABARITO: C
28. (UNICENTRO) “O inseto é verde por que vive na grama”. Essa frase reflete uma ideia:
a) Lamarckista.
b) Darwinista.
c) Neodarwinista.
d) Lamarckista e Darwinista.
29. (UEPG) A seleção natural atua permanentemente sobre todas as populações. Mesmo em ambientes estáveis, a seleção natural age de modo a manter a estrutura genética das populações. Analise os exemplos relacionados à seleção natural e assinale o que for correto.
01. O mimetismo pode ser exemplificado por animais que têm a capacidade de apresentar características que os tornam parecidos com o ambiente em que habitam, permitindo que passem despercebidos por seus predadores. Podemos citar, como exemplo clássico, o camaleão.
02. A borboleta-monarca apresenta uma coloração vistosa (laranja e preta), sendo facilmente visível no ambiente, porém produz substâncias não palatáveis ao seu predador, que evita capturá-la. Em regiões onde as borboletas-monarca são frequentes, outras borboletas com este mesmo padrão de cor têm maiores chances de sobrevivência e de deixar descendentes.
04. Certos animais são menos predados, pois a coloração ou a forma de seu corpo os tornam imperceptíveis no meio em que vivem. Estes casos são chamados de camuflagem e temos como exemplo um inseto que se assemelha a gravetos (o popular “bichopau”).
08. Ao introduzirmos certa quantidade de antibiótico em um meio com bactérias adaptadas à determinada condição ambiental, podemos observar uma grande mortalidade inicial, mas algumas, que já apresentavam mutações que lhes conferiam resistência a essa substância, sobreviverão.
16. O uso indevido de inseticidas pode criar insetos mais bem adaptados ao meio ambiente, visto que estes seres apresentam a capacidade de desenvolver mutações que impedem a eficácia do veneno, além de transmitirem esta característica à prole.
Soma das alternativas corretas: 14
30. (UNISINOS) Mutações genéticas podem ocorrer devido a diversos fatores e provocam variações no conjunto de genes de uma população. Assinale V nas afirmações verdadeiras ou F nas falsas, sobre as mutações genéticas.
( ) Mutações resultam da tentativa de os seres vivos se adaptarem-se às mudanças do ambiente onde vivem.
( ) As mutações podem ser favoráveis ou desfavoráveis às espécies.
( ) As mutações podem ocorrer tanto em células somáticas quanto em células germinativas.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) F – F – V.
b) V – F – V.
c) V – F – F.
d) F – V – F.
e) F – V – V.
GABARITO: E
Nenhum comentário:
Postar um comentário