Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Genética: Segunda Lei de Mendel - Di-hibridismo - Poli-hibridismo

VIDEOAULA



MATERIAL PARA DONWLOAD: clique aqui!


QUESTÕES COMENTADAS

01 . (IFPE) Leia os TEXTOS 8 e 9 abaixo para responder esta questão.

TEXTO 8

O aspecto do lóbulo ou lobo da orelha (região inferior do pavilhão auditivo externo, desprovido de cartilagem) é determinado por um par de genes, podendo essa característica manifestar-se da seguinte forma: não aderida ao rosto, desta forma com fenótipo apresentando lóbulo livre, situação condicionada por um alelo dominante; ou aderida ao rosto, aspecto conferido pelo alelo recessivo.

Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/domonancia-recessividade.htm >. Acesso em: 03 out. 2018.

TEXTO 9

O albinismo é uma característica hereditária, na qual ocorre uma diferença na produção de melanina (pigmento), e essa característica é a causa da ausência total ou parcial de pigmentação da pele, dos olhos e dos cabelos. O albinismo é hereditário e aparece com a combinação dos dois pais portadores do gene recessivo. O albinismo, também conhecido como hipopigmentação, recebe seu nome da palavra latina “albus” e significa branco. Esta característica pode afetar todas as raças.

Disponível em: <https://www.infoescola.com/doencas/albinismo/&gt;. Acesso em: 03 out. 2018 (adaptado).

Os TEXTOS 8 e 9 descrevem duas características hereditárias: o aspecto do lóbulo da orelha e a capacidade de produção da melanina. A característica lóbulo livre (B) é dominante sobre a característica lóbulo aderente (b), assim como a capacidade de produção de melanina (A) é dominante sobre o albinismo (a). Baseando-se nessas informações, responda qual a probabilidade de um casal heterozigoto (AaBb), normal para a produção de melanina e com lóbulos livres, ter um filho (independente de sexo) homozigoto dominante para ambas as características (AABB).

a) 3/8.

b) 3/16.

c) 1/32.

d) 3/4.

e) 1/16.


GABARITO: E


02. (UEM) A Lei da Segregação Independente estabelece que os fatores para duas ou mais características se separam independentemente na formação dos gametas. Com base nessa Lei, assinale o que for correto.

01. Não é válida quando os pares de alelos estão presentes no mesmo par de homólogos.

02. Também é denominada “Segunda Lei de Mendel”.

04. Conforme essa Lei, a segregação durante a formação dos gametas ocorre na anáfase I da meiose.

08. Espera-se que um organismo duplo homozigoto, dominante ou recessivo, produza 100% de gametas com o mesmo genótipo.

16. Espera-se que, dos gametas formados em um organismo homozigoto dominante para um fator e heterozigoto para outro fator, 50% deles sejam dominantes para os dois fatores.

Soma das alternativas corretas: 31

03. (MACKENZIE) Em cães labradores, a cor da pelagem é determinada por dois pares de alelos de segregação independente. O gene dominante B condiciona pelagem preta, enquanto que seu alelo recessivo, b, condiciona pelagem marrom. Localizados em outro par de cromossomos, o gene E permite a produção de pigmentos, enquanto que seu alelo e (quando em homozigose) tem efeito epistático sobre B e b, não permitindo a produção correta de pigmentos, o que determina a cor “dourada” da pelagem. Um macho de cor marrom e uma fêmea de cor dourada, ao serem cruzados por um tratador, produziram ao longo de suas vidas um total de 32 filhotes, sendo alguns pretos, outros marrons e outros, ainda, dourados. Dentre os 32 filhotes gerados a partir do casal de labradores, o número esperado de machos de coloração preta é:

a) 4.

b) 5.

c) 8.

d) 16.

e) 20.


GABARITO: A


04. (FCMCSP) No tomateiro, o alelo G determina flor amarela e o alelo g, flor branca. O alelo M determina fruto vermelho e o alelo m, fruto amarelo. Uma planta que produz flores brancas e frutos amarelos foi cruzada com uma planta duplo-heterozigótica. As s ementes obtidas foram cultivadas e deram origem a tomateiros com a proporção fenotípica mostrada na tabela:

O arranjo dos genes ligados e a distância entre eles no tomateiro duplo-heterozigótico são:

a) Gm/gM e 16 UR.

b) GM/gm e 42 UR.

c) GM/gm e 8 UR.

d) GM/gm e 16 UR.

e) Gm/gM e 8 UR.


GABARITO: A


05. (UNICENTRO) Na espécie humana, mecha branca nos cabelos e sardas são manifestações associadas a genes dominantes. Um indivíduo com mecha branca e sardento, cujo pai não tinha mecha branca, nem sardas, casou-se com uma mulher de fenótipo igual ao do sogro, originando F1 em proporções genotípica e fenotípica iguais a de experimentos mendelianos. Considerando-se essas informações, é correto afirmar, em relação à herança de sardas e de mecha branca nos cabelos, que:

a) a mulher da geração parental forma dois tipos de gametas.

b) os alelos associados à manifestação das duas características situam-se no mesmo par de homólogos.

c) a avó paterna apresenta, seguramente, genótipo duplamente homozigoto dominante.

d) os indivíduos da F1 estão distribuídos em quatro classes fenotípicas.


GABARITO: D


06. (UNITINS) A citogenética trata das bases cromossômicas e moleculares da hereditariedade e ajuda a solucionar questões importantes nos campos da medicina, da pecuária e da agricultura. Os princípios que regem a transmissão das características hereditárias se fun­damentam no comportamento dos cromossomos durante a meiose e nas repercussões genéticas desse tipo de divisão. No ano de 1865, Gregor J. Mendel descobriu os princípios fundamentais da hereditariedade e suas descobertas foram decorrentes de cruzamentos de plantas analisadas quantitativamente. Mendel realizou cruzamentos entre vagens de Pisum sativum (popularmente conhecida como ervilha) com características diferentes e contrastantes. Ele utilizou plantas com ervilhas amarelas e verdes, com ervilhas lisas e rugosas, com flores brancas e vermelhas, com caules compridos e curtos etc. Depois do primeiro cruzamento, ele passou a observar os híbridos da primeira geração filial (F1), cruzou os híbridos F1 entre si e estudou os resultados da segunda geração filial (F2). O experimento de Mendel pode ser ilustrado pela figura a seguir.

                   De Robertis, E.M.F. Biologia celular e molecular. 16.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017 (adaptado).

Avalie as afirmações sobre a Lei de Segregação dos Genes:

I. No cruzamento realizado entre os progenitores com ervilhas amarelas (gene dominante) e verdes (gene recessivo), constata-se que todos os híbridos da primeira geração (F1) são ervilhas amarelas, ou seja, apenas a coloração de um dos progenitores se ma­nifestou.

II. O cruzamento entre os híbridos da primeira geração (F1) resultaram na segunda geração (F2), onde as ervilhas apresentavam as características dos seus antepassados em uma proporção de 75% de ervilhas amarelas e 25% de ervilhas verdes (uma razão 3:1).

III. Mendel afirmou que a coloração das ervilhas era controlada por um “fator” que era transmitido para a descendência pelos game­tas, de modo que esse “fator” se separava nos híbridos F1, penetrava em gametas diferentes e se distribuía nos híbridos F2.

Estão corretas.

A) Apenas I e III.   

B) Apenas I e II. 

C) Apenas II e III.  

D) Apenas I. 

E) I, II e III.


GABARITO: E

Nenhum comentário:

Postar um comentário