01. (PUC-SP) Leia com atenção o texto a seguir.
Dentre as opções de cariótipo a seguir, assinale aquela que contribui para o diagnóstico preciso, mencionado no texto:
GABARITO: A

a) Síndrome de Patau, uma aneuploidia do tipo trissomia.
b) Síndrome de Patau, uma euploidia do tipo triploidia.
c) Síndrome de Edwards, uma aneuploidia do tipo trissomia.
d) Síndrome de Edwards, uma euploidia do tipo triploidia.
e) Euploidia do tipo trissomia, cuja síndrome resultante não pode ser inferida.
GABARITO: A

I. O cariótipo humano masculino normal A, apresenta os cromossomos ordenados em 22 pares de cromossomos autossomos e, adicionalmente, dois cromossomos sexuais, um X e outro Y, representado por 46, XY.
II. No exemplo B, trata-se de um cariótipo que pode ser representado por 45, XO por ser um tipo de aneuploidia, conhecido como monossomia, também apresentado clinicamente como síndrome de Turner.
III. O cariótipo C, Síndrome de Down (47, XX ou 47, XY + 21), é diferente da síndrome anterior, pelo fato de ser uma euploidia autossômica, com aumento de um cromossomo 21, resultando na trissomia do 21.
IV. O cariótipo D representa uma euploidia sexual humana, representado por 47, XXY uma trissomia, cujo nome clínico é Síndrome de Klinefelter.
V. A variação de cromossomos pode ser representada por 2n – 1 (monossomia); 2n + 1 (trissomia); 2n – 2 (nulissomia) e por fim 2n + 2 (tetrassomia).
É correto o que se afirma em:
a) II e V.
b) I, II e IV.
c) I, II e V.
d) II, III, IV e V.
e) I, II, III, IV e V.
GABARITO: C
04. (UNIMONTES) Mutações genéticas são alvo de constantes pesquisas por desencadearem inúmeras doenças. Algumas mutações afetam organelas celulares e consequentemente sua contribuição na preservação do metabolismo celular. O gene HEXA fornece instruções para síntese da enzima beta-hexosaminidase A. Essa enzima está localizada em uma organela celular que promove a degradação de substâncias tóxicas e também atua como usinas de reciclagem. Mutações no gene HEXA prejudicam a atividade da beta-hexosaminidase A, dificultando a quebra de uma substância gordurosa chamada gangliosídeo GM2. O acúmulo do gangliosídeo GM2 é tóxico particularmente nos neurônios do cérebro e medula espinhal, dessa maneira danos progressivos levam à morte neuronal e desencadeiam gradativamente os sinais e sintomas que auxiliam no diagnóstico da doença em questão. Analise as alternativas a seguir e assinale a que apresenta CORRETAMENTE a organela afetada e a doença em questão.
a) Ribossomo – Abestose.
b) Lisosssomo – Silicose.
c) Hidrogenossomo – Doença de Gaucher.
d) Lisossomo – Doença de Tay Sachs.
GABARITO: D
Nenhum comentário:
Postar um comentário