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quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Origem da Vida

01. (UNICENTRO) Ao longo dos séculos, várias hipóteses foram formuladas por filósofos e cientistas na tentativa de explicar como teria surgido a vida em nosso planeta. Até o século XIX, imaginava-se que os seres vivos poderiam surgir não só a partir do cruzamento entre si, mas também a partir da matéria bruta, de uma forma espontânea. Essa ideia, proposta há mais de 2.000 anos por Aristóteles, era conhecida por geração espontânea ou abiogênese. Os defensores dessa hipótese supunham que determinados materiais brutos conteriam um “princípio ativo”, isto é, uma “força” capaz de comandar uma série de reações que culminariam com a súbita transformação do material inanimado em seres vivos. Desmoralizada a teoria da abiogênese, confirmou-se a ideia de Prayer: Omne vivium ex vivo, que se traduz por “todo ser vivo é proveniente de outro ser vivo”. Isso criou a seguinte pergunta: se é preciso um ser vivo para originar outro ser vivo, de onde e como apareceu o primeiro ser vivo? Tentou-se, então, explicar o aparecimento dos primeiros seres vivos na Terra a partir dos cosmozoários, que seriam microrganismos flutuantes no espaço cósmico. Mas existem provas concretas de que isso jamais poderia ter acontecido. Tais seres seriam destruídos pelos raios cósmicos e ultravioletas que varrem continuamente o espaço sideral. Em 1936, Alexander Oparin propõe uma nova explicação para a origem da vida a partir de uma grande evolução molecular.

(BIOLOGIA origem…, 2016).

Segundo o texto e com os conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirmar:

a) A partir de reações constantes, as moléculas orgânicas simples foram imediatamente formadas.

b) Os primeiros seres vivos apresentavam reprodução, que é caracterizada pela presença de gametas.

c) Uma organização interna no citoplasma, desde a gênese do primeiro ser vivo, possibilitou uma maior divisão de trabalho.

d) O surgimento de uma membrana lipoproteica viabilizou a origem de uma estrutura celular com uma composição interna específica.

GABARITO: D

02. (UPE) Para explicar os fenômenos naturais, a ciência precisa de um bom observador e de experimentos que reproduzam, em parte, tais fenômenos. E foi o que Francesco Redi (1626-1698) fez para provar a Teoria da Biogênese. Nessa mesma época, havia outros cientistas que reforçavam a Hipótese da Geração Espontânea com diferentes experimentos. Assinale a alternativa que relaciona corretamente o primeiro experimento de Redi, para provar a Biogênese, com o segundo experimento que sustentava a Abiogênese.

02


GABARITO: A

03. (UNICENTRO) A hipótese da origem por evolução química, também conhecida como teoria da evolução molecular, foi argumentada inicialmente pelo biólogo inglês Thomas Huxley, sendo que, na década de 1920, ela foi aprofundada pelos cientistas Oparin e Haldane. Os defensores dessa teoria acreditam que a vida na superfície terrestre tenha ocorrido a partir de uma evolução química, como o nome da teoria já propõe. De acordo com eles, compostos inorgânicos, como carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo, entre tantos outros, foram se combinando, originando moléculas orgânicas, como aminoácidos, açúcares etc. À medida que o tempo passou, essas moléculas orgânicas formadas também foram se combinando, originando moléculas mais complexas, como proteínas, carboidratos, entre outros. Ainda segundo essa teoria, essas moléculas adquiriram tamanha complexidade que conseguiram se duplicar originando outras moléculas.

(TEORIAS atuais, 2016).

A partir da análise das informações contidas no texto e com os conhecimentos sobre o tema, é possível afirmar que

a) a origem da vida precedeu à formação de uma membrana seletiva.

b) o primeiro ser vivo era dotado de um metabolismo aeróbico.

c) a fixação do gás carbônico pelo primeiro ser vivo caracterizava-o como fotossintetizante.

d) a evolução molecular primordial ocorreu em condições abióticas e redutora.


GABARITO: D

04. (PUCRS) Responda esta questão com base na foto abaixo, que apresenta uma réplica do experimento de Miller-Urey, exposta no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT-PUCRS).

04

Sobre a experiência conduzida por esses dois cientistas, é correto afirmar:

a) Com a experiência, tentou-se comprovar a hipótese de Francesco Redi sobre a inexistência da geração espontânea.

b) O experimento contribuiu para uma melhor compreensão da teoria da Panspermia Cósmica, pois o aparelho simula as condições iniciais do espaço sideral.

c) Como resultado do experimento, os cientistas obtiveram moléculas orgânicas complexas, sendo este produto da reação entre gás carbônico, gás oxigênio, amônia e água na forma de vapor.

d) Ao tentar reproduzir as condições da Terra primitiva, propostas por Oparin, os produtos da reação química conduzida pelo experimento foram obtidos a partir de gás metano, amônia, gás hidrogênio e água na forma de vapor.

e) Segundo as conclusões de Miller e Urey, os coacervados obtidos como produtos do experimento representam os possíveis primeiros seres vivos que habitaram o planeta, por terem metabolismo próprio, além de capacidade de autorreprodução.


GABARITO: D

05. (UFSCar) O cientista Francesco Redi (1626-1698) colocou carne e outros alimentos em vários vidros, mantendo alguns cobertos com gaze e deixando outros abertos. Após alguns dias, porém, surgiram larvas somente nos vidros abertos, o que permitiu concluir que elas se originaram de ovos depositados por moscas que atingiram os alimentos.

         (Biologia, Linhares, S. e Gewandsznajder, F. Volume Único. 2011Editora Ática. Adaptado)

Os resultados observados nesse experimento reforçaram a:

a) teoria da abiogênese.

b) teoria da biogênese.

c) lei do uso e desuso.

d) hipótese autotrófica.

e) teoria da panspermia.


GABARITO: B

06. (UFLA) A origem da vida foi possível devido a uma série de eventos que se sucederam:

I. Aumento da concentração de oxigênio na atmosfera.

II. Surgimento de organismos fermentadores.

III. Surgimento de organismos capazes de utilizar a energia luminosa.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta em que os eventos ocorreram:

a) III, II, I.

b) I, II, III.

c) II, I,III.

d) II, III, I.


GABARITO: D

07. (UFC) A definição de vida é motivo de muitos debates. Segundo a Biologia, o início da vida na Terra deu-se com:

a) O big bang, que deu origem ao universo e consequentemente à vida.

b) O aumento dos níveis de O2 atmosférico, que permitiu a proliferação dos seres aeróbios.

c) O surgimento dos coacervados, os quais, em soluções aquosas, são capazes de criar uma membrana, isolando a matéria orgânica do meio externo.

d) O surgimento de uma bicamada fosfolipídica, que envolveu moléculas com capacidade de autoduplicação e metabolismo.

e) O resfriamento da atmosfera, que propiciou uma condição favorável para a origem de moléculas precursoras de vida.


GABARITO: D

08. (UEA) No século XVII, o cientista italiano Francesco Redi questionou se organismos vivos poderiam se originar da matéria inanimada ou apenas de outros organismos vivos. Em busca de uma resposta, realizou um experimento que consistiu em colocar pedaços de carne fresca em três frascos de vidro. Um dos vidros foi imediatamente vedado com uma tampa, o outro foi imediatamente coberto com gaze, e o outro permaneceu aberto. Em pouco tempo, moscas aproximaram-se dos vidros, mas só conseguiram pousar na carne do vidro que ficou aberto. Após alguns dias, a carne deste vidro estava repleta de larvas.

08

Considerando as etapas do método científico, é correto afirmar que este experimento:

a) não permitiu resultados conclusivos, pois dois dos frascos permaneceram fechados.

b) permitiu concluir que o ar é necessário para o crescimento das larvas de moscas.

c) fortaleceu a teoria da abiogênese.

d) comprovou que pedaços de carne mantidos em frascos cobertos não se deterioram.

e) usou um dos frascos como controle para testar uma hipótese.


GABARITO: E

09. (UECE) Em relação às teorias sobre a origem da vida, é correto afirmar que a:

a) teoria da geração espontânea ou biogênese motivou Jean Baptista van Helmont a propor uma receita para produzir ratos usando camisas sujas e grãos de trigo.

b) expansão do conhecimento científico e a realização de experimentos rigorosos por Redi, Spallanzani, Pasteur e outros forneceram evidências da abiogênese.

c) panspermia afirma que a vida na Terra originou-se a partir de seres vivos ou substâncias precursoras da vida oriundas de outros locais do cosmo.

d) teoria da evolução química ou molecular admite que a vida é resultado da evolução química de compostos orgânicos em inorgânicos.


GABARITO: C

10. (FPS) Para Aristóteles, o conceito de vida estava relacionado às potencialidades da alma, de forma hierárquica, relacionadas às capacidades de nutrição (crescimento e desenvolvimento), percepção sensorial (dor, movimento) e pensamento. Tal conceito possivelmente não se aplica a todos os seres vivos. Considerando experimentos que foram realizados para demonstrar os princípios de origem da vida, analise a figura abaixo:

10

É correto afirmar que a ausência de organismos no frasco após 6 meses:

a) confirma que os seres procariontes surgiram por geração espontânea.

b) demonstra que o ar atmosférico é vital para o surgimento de organismos eucariontes.

c) refuta a hipótese da biogênese, uma vez que a presença de organismos no frasco independe da prévia existência de células vivas.

d) refuta a hipótese da abiogênese, uma vez que a presença de nutrientes ou ar atmosférico não é suficiente para a produção de células vivas.

e) confirma a hipótese da biogênese, uma vez que o surgimento de seres eucariontes depende da prévia existência de procariontes no frasco.


GABARITO: 10

11. (UNISINOS)

11

Agência espacial americana (NASA) afirma ter encontrado água corrente em Marte, o que pode possibilitar existência de vida. (Disponível em http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/ 09/150928_marte_descobertas_cc. Acesso em 29 set. 2015.)

Em 2015, através da análise de imagens do satélite Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), a NASA afirmou que pode haver, escorrendo nas encostas em algumas montanhas do planeta Marte, água salgada líquida. Com isso, seria possível existir, ou ter existido, vida microbiana no planeta. No planeta Terra, há muito se discute a origem da vida, sendo a Teoria Clássica a mais aceita, a qual afirma que a Terra primitiva teria sido um ambiente rico em compostos orgânicos. De acordo com essa teoria, os primeiros seres que habitaram nosso planeta seriam:

a) Organismos heterotróficos com respiração aeróbica.

b) Organismos heterotróficos com respiração anaeróbica.

c) Organismos fotoautotróficos.

d) Organismos quimioautotróficos.

e) Organismos foto-heterotróficos.


GABARITO: B

12. (UFLA) A primeira forma de vida no planeta Terra surgiu na água. A partir disso, diversos processos se sucederam. Indique a primeira forma de vida (I), a composição da atmosfera primitiva (II), o primeiro (III) e o segundo (IV) processo para obtenção do alimento. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta desses acontecimentos:

a) I – heterotrófica; II – sem oxigênio; III – fermentação; IV – fotossíntese.

b) I – heterotrófica; II – com oxigênio; III – fotossíntese; IV – fermentação.

c) I – fotossintetizante; II – sem oxigênio; III – heterotrófica; IV – fermentação.

d) I – fermentador; II – com oxigênio; III – fotossíntese; IV – heterotrófico.


GABARITO: A

13. (UECE) Baseado na teoria da evolução química podemos afirmar corretamente que, dentre os requisitos básicos para a formação dos seres vivos, a Terra já apresentava há mais de 3,5 bilhões de anos atmosfera:

a) Oxidante, com o oxigênio livre proveniente da atividade das cianobactérias.

b) Redutora, semelhante às de Vênus e de Marte, com mais de 90% de gás carbônico.

c) Redutora, com carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio presentes, principalmente, no metano, no vapor d’água e na amônia.

d) Oxidante, já que há indícios que comprovam que todo o ferro existente na crosta terrestre encontrava-se em estado férrico.


GABARITO: C

14. (UEPA) Leia o Texto abaixo para responder esta questão.

Há cerca de 2.500 anos, sábios gregos começaram a separar o estudo da natureza das questões religiosas, passo fundamental para o desenvolvimento da Ciência. Surgia, assim, o pensamento naturalista, que tentava explicar os fenômenos naturais com base em fatos e processos da própria natureza e não em termos místicos e sobrenaturais, como ocorria em muitas sociedades primitivas. A ideia da evolução biológica é apoiada em evidências cosmológicas, geológicas, arqueológicas e antropológicas. Além disso, ela vem resistindo a todos os testes a que tem sido submetida, sendo, por enquanto, a única explicação racional e coerente para o conjunto de fatos sobre a ORIGEM DA VIDA e a diversidade dos seres vivos no planeta Terra.

                                                                     Adaptado de Bio, Sônia Lopes & Sérgio Rosso, 2013.

Sobre a expressão destacada no Texto analise as afirmativas abaixo.

I. O fundamento da biogênese sugere que nas condições da Terra primitiva, a vida poderia ter surgido a partir de moléculas orgânicas para formar os seres vivos atuais.

II. Colocar num canto sossegado e pouco iluminado camisas sujas de suor e sobre elas se espalhar grãos de trigo, resultando em 21 dias, o surgimento de ratos, que é o princípio da biogênese.

III. Imitar as condições da Terra primitiva para verificar a possibilidade da síntese de moléculas orgânicas a partir dos gases da atmosfera, é uma proposição do experimento de Stanley Miller.

IV. Ferver caldo de carne num vidro aberto, exposto ao ar, porém com o gargalo curvado em forma de ‘S’, onde o líquido permaneceria estéril por muito tempo, se refere ao experimento de Louis Pasteur.

V. O CH4, NH3, H2 e H2O constituíam supostamente a atmosfera primitiva do planeta Terra, que aliados a fortes descargas elétricas de tempestades e raios ultravioleta, formavam moléculas orgânicas simples.

VI. Na abiogênese, a vida é resultado de um processo de evolução química em que compostos orgânicos se combinaram, originando moléculas inorgânicas simples, como aminoácidos, açúcares, bases nitrogenadas e ácidos graxos.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

a) I, II e IV.

b) I, II, e VI.

c) I, III, IV e V.

d) II, III, IV e V.

e) II, III, IV, V e VI.


GABARITO: C

15. (UFLA) Sobre a origem da vida, admitem-se os seguintes eventos:

I. Aumento gradativo de O2 na atmosfera.

II. Formação de moléculas orgânicas complexas.

III. Surgimento de organismos que utilizam a energia luminosa para produzir seu próprio alimento.

IV. Formação das primeiras células.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta dos eventos.

a) IV, II, I, III.

b) II, I, IV, III.

c) II, IV, III, I.

d) IV, II, III, I.


GABARITO: C

16. (UNICAMP) Na antiguidade, alguns cientistas e pensadores famosos tinham um conceito curioso sobre a origem da vida e em alguns casos existiam até receitas para reproduzir esse processo. Os experimentos de Pasteur foram importantes para a mudança dos conceitos e hipóteses alternativas para o surgimento da vida. Evidências sobre a origem da vida sugerem que:

a) A composição química da atmosfera influenciou o surgimento da vida.

b) Os coacervados deram origem às moléculas orgânicas.

c) A teoria da abiogênese foi provada pelos experimentos de Pasteur.

d) O vitalismo é uma das bases da biogênese.


GABARITO: A

17. (PUC-Campinas) Há muito, muito tempoquando ocorreu a origem da vida na Terra, surgiram vários processos biológicos. Tendo em vista as condições ambientais existentes então, podemos afirmar que a sequência correta do aparecimento dos processos abaixo foi a mostrada em:

17



GABARITO: C

18. (UEG-SSA) Em 1668, o médico italiano Francesco Redi questionou experimentalmente a Teoria da Geração Espontânea. Em um experimento controlado, ele colocou carne, peixe e outras matérias orgânicas em oito vidros, sendo quatro recipientes de vidros fechados com gaze e outros quatro vidros abertos. Após alguns dias, ele observou o crescimento de larvas apenas em alguns vidros. Sobre as conclusões de Redi, tem-se o seguinte:

a) O surgimento de larvas foi decorrente da postura de ovos por moscas.

b) Animais e outros diversos microrganismos surgem de ovos microscópicos.

c) A decomposição da matéria orgânica nos recipientes deu origem às larvas.

d) O crescimento de larvas seria inibido pela prévia fervura da matéria orgânica.


GABARITO: A

19. (UNICAMP) Na antiguidade, alguns cientistas e pensadores famosos tinham um conceito curioso sobre a origem da vida e em alguns casos existiam até receitas para reproduzir esse processo. Os experimentos de Pasteur foram importantes para a mudança dos conceitos e hipóteses alternativas para o surgimento da vida. Evidências sobre a origem da vida sugerem que:

a) a composição química da atmosfera influenciou o surgimento da vida.

b) os coacervados deram origem às moléculas orgânicas.

c) a teoria da abiogênese foi provada pelos experimentos de Pasteur.

d) o vitalismo é uma das bases da biogênese.


GABARITO: A

20. (UECE) Sabe-se que a hipótese heterotrófica é a mais aceita para explicar a origem da vida. Essa hipótese foi proposta com base na suposição de que tenha se formado uma sopa orgânica na terra primitiva. Dentre as condições abaixo, podemos afirmar corretamente que uma das condições presentes na atmosfera primitiva, sem a qual não haveria abundância de nutrientes nos oceanos primitivos era:

a) A presença do CO2, numa atmosfera similar à dos planetas Vênus e Marte, os quais estariam nos estágios iniciais de evolução da vida.

b) A presença de uma atmosfera redutora, onde Metano, Amônia e Vapor d’água estariam entre os principais componentes.

c) O ambiente estável, onde a energia na atmosfera se manifestava como no ambiente contemporâneo.

d) A presença abundante de oxigênio para proporcionar reações químicas mais eficazes na produção de matéria orgânica.


GABARITO: B


21. (UECE) Relacione, corretamente, as eras geológicas aos acontecimentos, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

COLUNA I

1. Pré-cambriana

2. Paleozoica

3. Mesozoica

4. Cenozoica

COLUNA II

( ) Diferenciação dos seres multicelulares e provável origem da vida na Terra e da fotossíntese.

( ) Diversificação dos mamíferos e das plantas angiospermas e dispersão do Homo sapiens.

( ) Aparecimento dos primeiros animais com esqueleto e das plantas com sementes.

( ) Aparecimento e extinção dos dinossauros; aparecimento dos mamíferos placentários e das plantas angiospermas.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) 2, 1, 4, 3.

b) 4, 3, 2, 1.

c) 3, 2, 1, 4.

d) 1, 4, 2, 3.


GABARITO: D


22. (UEL) A idade da Terra é estimada em 4,6 bilhões de anos. O tempo geológico, que compreende da origem da Terra aos dias atuais é dividido em intervalos conhecidos como eras geológicas e, estas, em períodos. A história da evolução da vida é inseparável da história geológica da Terra e foi a interação entre elas que levou às condições e às formas de vida existentes na atualidade. Com base nos conhecimentos sobre os eventos biológicos durante o tempo geológico, relacione o período geológico, na coluna da esquerda, com os eventos biológicos, na coluna da direita.

Assinale a alternativa que contém a associação correta.

a) I-A, II-C, III-D, IV-B, V-E.

b) I-B, II-A, III-E, IV-C, V-D.

c) I-B, II-E, III-D, IV-A, V-C.

d) I-C, II-A, III-B, IV-D, V-E.

e) I-C, II-B, III-E, IV-A, V-D

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Evolução: Evidências da evolução

VIDEOAULA SOBRE EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO


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QUESTÕES SOBRE EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO


01. (ACAFE)

Laboratório recria coração fóssil de peixe, traça evolução e ajuda medicina

Uma pesquisa coordenada pelo Laboratório Nacional de Biociências (LNBIo), em Campinas (SP), em parceria com 12 universidades e instituições brasileiras e estrangeiras, recriou o coração fóssil de um peixe que existiu entre 113 e 119 milhões de anos e foi encontrado na Chapada do Araripe, no ceara, um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo. A pesquisa iniciada há dez anos foi publicada na revista britânica “Elife” e pode abrir caminho para o esclarecimento da evolução cardíaca dos fósseis dos animais mais primitivos e auxiliar no futuro na cura de doenças cardíacas em humanos.

Fonte: g1.globo, 20/04/2016.Disponível em: http://g1.globo.com.br

Sobre o tema, analise as afirmações a seguir.

I. Os fósseis são uma forte evidência da evolução porque podem nos fornecer indícios de parentesco entre espécies diferentes que habitaram o planeta e os seres viventes atuais.

II. Além dos registros fósseis, a Teoria Evolucionista reúne uma série de evidências e provas da evolução das espécies, como os órgãos vestigiais, provas moleculares, embriologia comparada e as analogias e homologias. Como exemplo de homologia, podem ser citadas as asas de insetos e asas de aves.

Ill. Uma visão evolutiva das espécies estabelece que os animais do subfilo Vertebrata teriam um ancestral comum do qual derivariam as demais classes desse subfilo. Assim, o grau de complexidade dos órgãos e sistemas corporais seria progressivo com o avançar na escala evolutiva, saindo de estruturas mais simples e primitivas nos peixes até atingir estágios de maior complexidade nas aves e mamíferos.

lV. O coração dos peixes é primitivo, em forma de tubo contínuo, com duas cavidades, um átrio e um ventrículo. Assim, o sangue proveniente do corpo, rico em CO2, passa pelas brânquias, onde por difusão realiza as trocas gasosas com a água. O sangue oxigenado, portanto, arterial, sai das brânquias e vai até o coração, onde é bombeado para todo o corpo. Esse tipo de circulação é denominado simples e completa.

V. De acordo com a Teoria Sintética, a evolução pode ser elucidada por fatores evolutivos, como por exemplo, as mutações, a recombinação gênica e a seleção natural. Enquanto a mutação e a recombinação aumentam a variabilidade genética nas populações, a seleção natural age na diminuição, visto que indivíduos com genes desfavoráveis à determinada condição ambiental tendem a ser eliminados e junto com eles seus genes.

Todas as afirmações corretas estão em:

a) III – IV.

b) IV – V.

c) I – II – III.

d) I – III – V.


GABARITO: D


02. (ETEC) No decorrer do tempo geológico, apenas uma porcentagem muito pequena das espécies que um dia habitaram a biosfera terrestre preservou-se nas rochas. Muitas espécies surgiram e desapareceram sem deixar vestígios. Em rochas muito antigas, não são encontrados vestígios de animais atuais, o que sugere que eles apareceram muito depois. Porém, nessas camadas antigas, são encontrados restos de animais que não existem mais, o que poderia indicar que se extinguiram. Os vestígios de organismos que existiram no passado e se mantiveram preservados, como pedaços de troncos de árvores, conchas, ossos, dentes, cascas de ovos, esqueletos e carapaças são denominados fósseis. O modo de fossilização pode ser determinado por vários fatores como, por exemplo, a rapidez do soterramento e da decomposição bacteriológica, após a morte dos organismos; a composição química e estrutural do esqueleto e as condições químicas, que imperavam no meio ambiente durante esse processo.

Assim, quando um organismo morre e suas partes moles são decompostas, as partes duras, como os ossos, ao longo do tempo, podem ser encobertas por camadas de sedimentos, sofrendo fossilização. Como base nessas informações, e correto afirmar que:

a) os fósseis representam os restos preservados somente dos animais que viveram no passado.

b) os fósseis evidenciam que todos os organismos existentes no passado desapareceram sem deixar vestígios.

c) as camadas de rochas mais antigas apresentam fósseis dos seres vivos atuais, evidenciando que eles se extinguiram.

d) os registros fósseis se formaram apenas a partir de organismos que, depois de mortos, foram totalmente decompostos.

e) os fósseis podem ser originados a partir de organismos que, depois de mortos, sofreram decomposição, e suas partes duras foram preservadas.

GABARITO: E


03. (UFAM) A evolução é sustentada por evidências científicas que o pesquisador observa através de mudanças em pequena escala e traçando inferências para mudanças em escala maior. Dentre as observações das mudanças evolutivas, explicadas e fundamentadas em evidências científicas, podemos citar, exceto:

a) Homologias.

b) Biogeografia.

c) Registros fósseis.

d) Resistência de bactérias e vírus.

e) Origem independente das espécies.

GABARITO: E


04. (UPE) Observe a figura e o texto abaixo:

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Imagine que você precisou entreter algumas crianças com a visualização de um vídeo sobre dinossauros. O trecho a seguir despertou perguntas.

…Dinossauro

Veio muito antes do meu ta ta taravô…

…Não é fácil de achar um fóssil

Ainda mais haver um ovo intacto

Imagina ver um desses vivo

Eu corria logo pro meu quarto…

http://www.mundobita.com.br/

As crianças querem saber:

– Por que não é fácil achar um fóssil?

– Por que dinossauros deixaram de existir?

– Por que é importante conhecê-los?

Assinale a alternativa que responde, de forma correta, a uma das curiosidades das crianças.

a) Preservar restos de animais é difícil por causa da decomposição por bactérias e fungos; em geral, partes moles são mais fáceis de conservar. Os dinossauros foram extintos, há milhões de anos, pela erupção de um vulcão.

b) Partes duras e moles dos seres apresentam igual probabilidade de se fossilizarem, como é possível ver nos museus. Os dinossauros foram extensivamente caçados pelos Neandertais, o que os levou à extinção.

c) Fósseis de dinossauros são provas concretas da existência de vida na Terra, sendo uma importante ferramenta de estudo da evolução, que ocorreu nos seres vivos e no próprio planeta.

d) Se os fósseis dos dinossauros não fossem estudados, nunca saberíamos que essas aves gigantescas viveram no planeta, na mesma época da espécie humana.

e) A Terra passou por vários períodos de extinção dos seres vivos. No Cretáceo, 90% das espécies vivas do planeta desapareceram, e, durante o Permiano, os dinossauros foram extintos juntamente com os mamutes.


GABARITO: C


05. (Unitau) Os Cordados (do latim Chordata) reúnem um importante grupo de animais que, em alguma fase da vida, compartilham características morfológicas que indicam a existência de um ancestral comum. São organismos triblásticos, deuterostômios e celomados, adaptados tanto para a vida na água, doce e salgada, quanto na terra e no ar. Dividem-se em Protocordados, mais primitivos, e Eucordados, organismos mais elaborados. Os animais desse filo apresentam notocorda, tubo nervoso e uma cauda pós-anal. Todas essas características, ao contrário dos invertebrados, foram encontradas nesses animais durante a fase embrionária, podendo, portanto, algumas delas desaparecerem durante o seu desenvolvimento. Com relação à sequência da evolução dos Cordados, analise os cladogramas a seguir.

04

Com base nas informações dos cladogramas e nos conhecimentos sobre a evolução dos Cordados, assinale a alternativa que indica a figura com a sequência correta do surgimento das estruturas que caracterizam os grupos desse filo.

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.


GABARITO: C


06. (UEPG) Pesquisas em diferentes áreas da biologia têm fornecido evidências de que o processo evolutivo é o responsável pela diversidade da vida. Segundo a teoria evolucionista, à medida que a Terra era colonizada pelos primeiros seres vivos, as espécies se diversificavam, originando outras. Com base nos mecanismos da teoria evolucionista e suas evidências, assinale o que for correto.

01. A adaptação evolutiva pode levar organismos pouco aparentados a desenvolver estruturas e formas corporais semelhantes, o que é denominado convergência evolutiva.

02. As funções diferentes que órgãos homólogos apresentam são explicadas pelo fato de as espécies terem se diversificado ao longo da evolução, ou seja, cada uma se adaptou a um modo de vida particular. Essa diversificação de órgãos homólogos, decorrente da adaptação a modos de vida diferentes é denominada de divergência evolutiva.

04. As evidências anatômicas da evolução afirmam que estruturas que se desenvolvem de formas semelhantes entre organismos próximos, a partir de um ancestral comum, podem ser considerados órgãos análogos.

08. Os órgãos homólogos são estruturas que apareceram de forma independente em diferentes grupos de organismos não relacionados filogeneticamente, constituindo adaptações a modos de vida semelhantes.

Soma das alternativas corretas:: 03


07. (PUC-RIO) O cladograma abaixo representa as relações filogenéticas dos vertebrados e os algarismos romanos, os caracteres derivados compartilhados pelos diferentes grupos representados.

01

Nesse cladograma, o surgimento das mandíbulas está representado por:

a) I.

b) II.

c) III.

d) IV.

e) V.


GABARITO: C

08. (UEA) Observe os membros locomotores do tubarão, do golfinho, do morcego e da ave representados na figura.

02

No que se refere aos conceitos de homologia e analogia, é correto afirmar que os membros anteriores de:

a) tubarões e golfinhos são homólogos, têm a mesma função, o nado, e origem embrionária diferente.

b) tubarões e morcegos são análogos, têm diferentes funções, o nado e o voo, e mesma origem embrionária.

c) golfinhos e morcegos são homólogos, têm diferentes funções, o nado e o voo, e mesma origem embrionária.

d) golfinhos e aves são análogos, têm diferentes funções, o nado e o voo, e mesma origem embrionária.

e) morcegos e aves são homólogos, têm a mesma função, o voo, e origem embrionária diferente.


GABARITO: C


09. (UNIFOR)

13

As formas do corpo do golfinho, dos peixes, especialmente tubarões, e de um réptil fóssil chamado ictiossauro são bastante semelhantes, adaptadas à natação. Neste caso, a semelhança não é sinal de parentesco, mas resultado da adaptação desses organismos ao ambiente aquático. Portanto, características que evoluíram independentemente, mas que foram submetidas a pressões seletivas semelhantes, podem tornar-se superficialmente similares. Esse processo é resultado de:

a) Evolução divergente.

b) Reversões evolutivas.

c) Evolução convergente.

d) Irradiação adaptativa.

e) Lamarckismo.


GABARITO: C


10. (UEPG) A figura abaixo mostra o membro anterior de diferentes mamíferos. Com base em seus conhecimentos sobre evidências da evolução, assinale o que for correto.

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01. A figura mostra casos de convergência evolutiva (ou adaptativa) para as diferentes espécies de mamíferos.

02. As estruturas mostradas são consideradas homólogas, pois apresentam a mesma origem embrionária, semelhanças anatômicas e ancestralidade comum.

04. Ao comparar a asa do morcego mostrada na figura a uma asa de inseto, ambas adaptadas ao voo, verifica-se origem embrionária e estruturas anatômicas diferentes, portanto, são consideradas análogas.

08. As evidências evolutivas mostram que as asas dos morcegos e os membros dianteiros (nadadeiras) das baleias possuem origem embrionária e estrutura anatômica diferentes, sendo considerados órgãos análogos.

16. Entre as diferentes espécies, mudanças no número, no comprimento dos dedos ou em outras características funcionam como adaptações a diversas funções.

Soma das alternativas corretas: 22


11. (UEG) A figura a seguir apresenta a árvore filogenética indicando que o hipopótamo é o parente evolutivo mais próximo da baleia. Entretanto, outros animais como crocodilos e rãs, que possuem ancestrais diferentes dos hipopótamos e demais apresentados na árvore, possuem a característica comum de que, quando estão com seus corpos submersos na água, mantêm os olhos e as narinas alinhados, rentes à superfície da água.

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A semelhança indicada no texto resulta de:

a) Convergência adaptativa.

b) Irradiação adaptativa.

c) Deriva genética adaptativa.

d) Mimetismo adaptativo.


GABARITO: A


13. (UEFS) As figuras mostram uma tartaruga-marinha e um jabuti, répteis que apresentam características semelhantes e vivem em ambientes diferentes.

As características do formato do casco e das patas da tartaruga-marinha e do jabuti confirmam a ocorrência de:

a) mutações que modificaram estruturas e direcionaram esses animais para um ambiente específico.

b) adaptações às mudanças ambientais por meio do uso frequente dessas estruturas.

c) evolução divergente entre animais que são filogeneticamente muito próximos.

d) analogia anatômica entre estruturas de espécies diferentes que pertencem ao mesmo filo.

e) evolução convergente entre animais de espécies diferentes oriundos de um ancestral comum.


GABARITO: C